O terço do Papa e a carta diplomática do Vaticano

Agora temos as Fake News a desmontar supostas Fake News.

As redes sociais de Lula poderiam ter sido mais discretas em relação ao terço doado a Lula, para evitar constranger politicamente o Vaticano, forçando-o a soltar uma nota diplomática de “esclarecimento”.

Poderiam ter publicado que Lula recebeu um terço doado por uma agência do Vaticano, vinculada diretamente ao Papa.

Seria tecnicamente mais preciso e politicamente mais prudente.

Mas a informação de que o terço veio do Papa não foi desmentida pelo Vaticano. Isso é Fake News. O que o Vaticano disse é que o “consultor não declarou isso”.

A Veja foi mais longe e transformou o consultor em “ex-consultor”.

Juan Grabois consultor, ativo, do Pontifício Conselho Justiça e Paz.

Ou seja, é consultor do Papa.

O texto do Vaticano traz um tom diplomático. O Vaticano é um Estado e não tem interesse em se imiscuir nas questões judiciais de outro país.

Observe que, ao final, o texto diz:

Na entrevista, ele nunca declarou que foi o Papa a enviar o Terço, mas simplesmente que se tratava de um Terço que tinha sido “abençoado” pelo Papa. Terços como esse são levados, como o Santo Padre deseja, a tantos prisioneiros do mundo sem entrar no mérito de realidades particulares.

Ou seja, ao mesmo tempo em que diz que o consultor “não declarou que foi o Papa a enviar o Terço”, o texto do órgão oficial do Vaticano afirma que “terços como esse são levados, como o Santo Padre DESEJA“, a tantos prisioneiros do mundo.

Ora, se o desejo vem do Papa, e se o tal argentino é consultor do Papa, então o terço pode ser considerado, sim, um presente do Papa.

Observe ainda que o texto do Vaticano não nega, em momento algum que o terço tenha vindo diretamente do Papa. O texto apenas afirma que o consultou “nunca declarou” isso.

Se eu fosse um cínico, por exemplo, poderia apelar para o exemplo da Folha de São Paulo, que, confrontada pela publicação de uma ficha falsa da presidenta Dilma, respondeu que a autenticidade da referida ficha, “pelas informações hoje disponíveis, não pode ser assegurada – bem como não pode ser descartada”.

A frase caberia perfeitamente nesta situação, sobre se o terço é ou não é presente do Papa.

Como não sou cínico, lamento que as redes sociais de Lula tenham tropeçado nessa armadilha…

***

No Vaticano News

Esclarecimento sobre a notícia da entrega de Terço do Papa ao ex-presidente Lula

Vários meios de comunicação brasileiros deram a notícia sobre a entrega de um Terço do Papa ao ex-presidente Lula.

Esclarecemos:
Cidade do Vaticano

Esclarecimento sobre a notícia da entrega de Terço do Papa ao ex-presidente Lula.

O advogado argentino Juan Gabrois, fundador do Movimento dos trabalhadores excluídos e consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz, deu uma entrevista em sua tentativa de visitar o ex-presidente Lula na prisão de Curitiba, onde está detido há mais de dois anos meses. Grabois disse que a visita era pessoal e não em nome do Santo Padre. Ele não teve a permissão para se encontrar com Lula.

Na entrevista, ele nunca declarou que foi o Papa a enviar o Terço, mas simplesmente que se tratava de um Terço que tinha sido “abençoado” pelo Papa. Terços como esse são levados, como o Santo Padre deseja, a tantos prisioneiros do mundo sem entrar no mérito de realidades particulares.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.