Bolsonaro não se cria em Pernambuco. Lula tem 60% no estado

A pesquisa eleitoral em Pernambuco, feita pelo instituto Datamétrica entre os dias 8 e 9 de junho, mostra que Lula é o candidato todo-poderoso no estado, com 59% das intenções de voto. No cenário com sua presença, apenas um concorrente, Bolsonaro, tem pontuação expressiva: 11%.

Segundo o quadro estratificado, Lula domina todos os segmentos sociais de Pernambuco, com uma força impressionante entre pessoas com mais de 60 anos, onde tem 74% e com instrução até o ensino fundamental, onde tem 68%.

A força de Bolsonaro, por sua vez,  concentra-se no eleitorado masculino, onde tem 14% (contra 8% entre mulheres) e entre eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos, onde tem sua melhor pontuação: 17 pontos.

O  mesmo quadro mostra Ciro pontuando à frente de Marina Silva em alguns segmentos: entre homens, Ciro tem 4 pontos (contra 3 de Marina); entre eleitores com ensino médio, tem 4 pontos (contra 2 de Marina); entre eleitores na faixa etária de 35 a 44 anos, Ciro tem 5 pontos (contra 2 de Marina).

Marina se destaca entre jovens com idade de 25 a 34 anos, onde tem 6 pontos e entre eleitores que não passaram do ensino fundamental, onde tem 4 pontos.

Geraldo Alckmin fica em segundo lugar no ranking das pessoas com mais de 60 anos: 3 pontos.

Sem Lula no páreo, os votos nulos sobem para 45% e sobram apenas 3 candidatos, Marina à frente, com 15%; seguida de Bolsonaro, com 12%, e Ciro Gomes, com 6%.

Marina Silva herda 21% dos votos lulistas, Ciro herda 6%. Esta situação, todavia, tende a se inverter, na medida em que o eleitor for informado/lembrado que Marina apoiou Aécio em 2014, o golpe em 2016, e a condenação de Lula. Ciro Gomes, por sua vez, participou da campanha de Dilma, liderou uma cruzada contra o golpe em 2016, e se posicionou de maneira firme, nos últimos anos, em defesa do ex-presidente.

Bolsonaro e Alckmin levam 2%, cada um, dos votos lulistas.

Uma observação curiosa é que as intenções de voto de Bolsonaro nos cenários de segundo turno são muito parecidas com seu tamanho no primeiro turno.

Bolsonaro tem um teto de 14% em Pernambuco.

No segundo turno, Bolsonaro perde de todos os candidatos. Com Lula, nem tem graça: 69 X 14.

Mas Bolsonaro também perde feio de Marina (34X16) e Ciro (22X14), no segundo turno.

O eleitor pernambucano ainda acredita, em sua maioria, que Lula será candidato. Mas 35% já acham que não, que Lula não será candidato.

***

No Diário de Pernambuco

Lula lidera com folga em Pernambuco

Força do ex-presidente no estado é ratificada junto a perfis diferentes de eleitores, mas em disputa sem o petista quem ganha é Marina Silva (Rede)

Publicado em: 13/06/2018 09:44 Atualizado em: 13/06/2018 10:29

As intenções de voto espontâneas para presidente sinalizam a força do ex-presidente Lula em Pernambuco. Lula aparece em primeiro lugar, com 41% das intenções de votos, seguido distantemente por Jair Bolsonaro com 9%, Ciro Gomes, com 2%, e os demais com 1% ou menos. Os resultados são da pesquisa Datamétrica, realizada nos dias 8 e 9 de junho.

Nas intenções de voto estimuladas, foram feitos dois exercícios: com Lula e sem Lula. Na simulação com Lula (PT), o ex-presidente aparece com 59%, Jair Bolsonaro (PSL) com 11%, Marina Silva (Rede) com 3%, Ciro Gomes (PDT) com 3%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 2% e o restante com 1% ou menos. Avaliando os estratos da pesquisa, vê-se que Lula é forte em todos os cortes. Na camada até o ensino fundamental, ele aparece com 68% das intenções. Entre os que têm 60 anos ou mais, ele atinge 74%.

E, por outro lado, no segmento de menor frequência de intenções de voto, que é de eleitores com até o ensino médio, ainda assim as intenções de voto no ex-presidente são elevadas: 46%. Do ponto de vista da distribuição geográfica, sua força é bem distribuída: 59% das intenções de voto da Região Metropolitana do Recife e 58% dos votos das demais mesorregiões agrupadas.

Na simulação sem a opção de Lula, branco/nulo/ninguém cresce de 16% para 45%. Marina, dentre os pré-candidatos, é quem mais se beneficia, crescendo de 3% para 15%. Ciro Gomes sobe de 3% para 6%. Os demais crescem 1% ou menos.

Observada a migração dos votos em Lula na estimulada de primeiro turno, entre o cenário com ele e sem ele, 21% dos que apontaram Lula como opção migraram para Marina Silva e 6% escolheram Ciro Gomes. São os pré-candidatos percebidos hoje como de maior capacidade de substituí-lo. Metade dos eleitores de Lula, exatos 50% dos entrevistados, afirmam que, na falta de opção com Lula, votam branco/nulo/ninguém.

SEGUNDO TURNO

Nas simulações de segundo turno, os resultados mostram um pré-candidato sem concorrentes, praticamente. Entre o pré-candidato do PT, Lula, e o pré-candidato do PSL, Jair Bolsonaro, Lula aparece com 69% e Bolsonaro com 14%. Na simulação entre Lula e Geraldo Alckmin, o ex-presidente apareceu com 71% o ex-governador de São Paulo com 7%.

O cenário entre Marina Silva e Jair Bolsonaro mostra Marina com 34% e Bolsonaro com 16%. Quando se substitui Bolsonaro por Alckmin nesta simulação, Marina permanece com 34% e Alckmin mostra ainda menos força, 10%. Na possibilidade de Ciro Gomes enfrentar Jair Bolsonaro ou Geraldo Alckmin, os resultados hoje não seriam mais expressivos. No primeiro caso, Ciro Gomes aparece com 22% e Jair Bolsonaro com 16%; entre Ciro Gomes e Geraldo Alckmin, temos 20% a 12%.

A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais. Foi realizada com 600 pessoas e registrada no TRE-PE sob a numeração BR-03658-2018.

EXPECTATIVA

Hoje, 49% dos pernambucanos acreditam que Lula será eleito presidente nestas eleições, outros 16% acreditam que Bolsonaro vencerá. Os demais pré-candidatos são citados em 1% ou menos dos casos. Esta expectativa de vitória é um indicador curioso. Quando os entrevistados são perguntados se acham que Lula será realmente candidato, 58% disseram que sim e 35% disseram que não. Dos 58% que acreditam na candidatura dele, 67% acham que ele se elegerá. Entre os 35% que acreditam que ele não será candidato, ainda assim, 18% afirmaram que ele será eleito presidente. Dentre esses mesmos 35% que não acreditam na viabilidade da candidatura de Lula, 32% disseram que não sabem quem será eleito presidente.

O eleitor de Lula, ao ser perguntado sobre a intenção de voto para governador, não apresenta até o momento um viés de favorecimento à pré-candidata do PT, Marília Arraes. Na pesquisa publicada ontem pelo Diario, viu-se que Paulo Câmara teria 20%, Marília Arraes 17% e Armando 14%. Demais votos somam 49%.

Dentre os 59% dos eleitores entrevistados que revelaram intenção de voto a presidente em Lula, os votos para governador se distribuiriam da seguinte forma: 24%, 22% e 16%, para Paulo Câmara, Marília Arraes e Armando Monteiro, respectivamente. Não há, dentre os três, um que seja particularmente preferido do eleitor de Lula neste momento.

“O que parece ser um erro de pesquisa, é na verdade uma contradição real que demonstra que muitos eleitores ainda não internalizaram a possibilidade de Lula não ser candidato. Ele (o eleitor entrevistado) cai em contradição ao reconhecer que é improvável a candidatura do ex-presidente mas, ao mesmo tempo, diz que acredita que ele será eleito”, afirma Analice Amazonas, sócia-diretora da Datamétrica Pesquisa e Consultoria Econômica.

Cenários

Intenção de voto espontânea para Presidente da República (% em relação ao total de cada coluna)

Pergunta: Neste ano vai haver eleições para Presidente do Brasil. Se as eleições fossem hoje, em quem o(a) sr(a) votaria?

Lula 41
Jair Bolsonaro 9
Ciro Gomes 2
Marina Silva 1
Geraldo Alckmin 1
Álvaro Dias 1
Manuela D´Ávila 0
Flávio Rocha 0
Branco/Nulo/Ninguém 23
Não sabe/Indeciso 21
Não opinou 2

Intenção de voto estimulada para Presidente da República – Cenário 1 (% em relação ao total de cada coluna)

Pergunta: Se as eleições para Presidente fossem hoje, e os candidatos fossem estes, em qual deles o(a) sr(a). votaria?

Lula 59
Jair Bolsonaro 11
Marina Silva 3
Ciro Gomes 3
Geraldo Alckmin 2
Álvaro Dias 1
Manuela D´Ávila 1
Henrique Meirelles 0
Flávio Rocha 0
Guilherme Boulos 0
Branco/Nulo/Ninguém 16
Não sabe/Indeciso 5
Não opinou 1

Intenção de voto estimulada para Presidente da República – Cenário 2 (sem Lula)

Pergunta: Se as eleições para Presidente fossem hoje, e os candidatos fossem estes, em qual deles o(a) sr(a). votaria?

Marina Silva 15
Jair Bolsonaro 12
Ciro Gomes 6
Geraldo Alckmin 3
Álvaro Dias 1
Manuela D´Ávila 1
Flávio Rocha 1
Guilherme Boulos 0
Henrique Meirelles 0
Rodrigo Maia 0
João Amoêdo 0
Branco/Nulo/Ninguém 45
Não sabe/Indeciso 15
Não opinou 2

Migração dos votos de Lula – cenário de primeiro turno (% em relação ao total de cada coluna)

Pergunta: Se as eleições para Presidente fossem hoje, e os candidatos fossem estes, em qual deles o(a) sr(a). votaria?

Marina Silva 21
Ciro Gomes 6
Geraldo Alckmin 2
Jair Bolsonaro 2
Flávio Rocha 1
Rodrigo Maia 0
Manuela D´Ávila 0
João Amoêdo 0
Guilherme Boulos 0
Branco/Nulo/Ninguém 50
Não sabe/Indeciso 16
Não opinou 2

Cenário 5

Intenção de voto segundo turno: Jair Bolsonaro x Lula (% em relação ao total de cada coluna)

Lula 69
Jair Bolsonaro 14
Branco/Nulo/Ninguém 15
Não sabe/Indeciso 1
Não opinou 1

Cenário 6

Intenção de voto segundo turno: Geraldo Alckmin x Lula (% em relação ao total de cada coluna)

Lula 71
Geraldo Alckmin 7
Branco/Nulo/Ninguém 20
Não sabe/Indeciso 2
Não opinou 1

Cenário 7

Intenção de voto segundo turno: Jair Bolsonaro x Marina Silva (% em relação ao total de cada coluna)

Marina Silva 34
Jair Bolsonaro 16
Branco/Nulo/Ninguém 41
Não sabe/Indeciso 7
Não opinou 2

Cenário 8

Intenção de voto segundo turno: Geraldo Alckmin x Marina Silva (% em relação ao total de cada coluna)

Marina Silva 34
Geraldo Alckmin 10
Branco/Nulo/Ninguém 46
Não sabe/Indeciso 7
Não opinou 2

Cenário 9

Intenção de voto segundo turno: Ciro Gomes x Jair Bolsonaro (% em relação ao total de cada coluna)

Ciro Gomes 22
Jair Bolsonaro 14
Branco/Nulo/Ninguém 51
Não sabe/Indeciso 8
Não opinou 2

Cenário 10

Intenção de voto segundo turno: Ciro Gomes x Geraldo Alckmin (% em relação ao total de cada coluna)

Ciro Gomes 20
Geraldo Alckmin 12
Branco/Nulo/Ninguém 56
Não sabe/Indeciso 10
Não opinou 2

Expectativa de vitória para Presidente da República (% em relação ao total de cada coluna)

Pergunta: Quem o(a) sr(a) acha que vai ganhar as eleições para Presidente este ano?

Lula 49
Jair Bolsonaro 16
Ciro Gomes 1
Marina Silva 1
Geraldo Alckmin 1
Álvaro Dias 0
Flávio Rocha 0
Henrique Meirelles 0
Branco/Nulo/Ninguém 8
Não sabe/Indeciso 22
Não opinou 2

Expectativa em relação à candidatura de Lula (% em relação ao total de cada coluna)

Pergunta: Pelo o que o(a) sr(a) tem ouvido ou lido, o(a) sr(a) acha que Lula será candidato a Presidente?

Sim 58
Não 35
Não sabe/Não Respondeu 7
Não opinou 0

 

 

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.