O depoimento de Lula à juíza Gabriela Hardt

Crédito: Portal Vermelho.

A força eleitoral de Manuela

Por Miguel do Rosário

15 de junho de 2018 : 23h06

 

Em cenário sem Lula no último Datafolha, Manuela tem 4% no Sul.  Considerando que a região Sul tem 21,4 milhões de votos, esses 4% correspondem a cerca de 860 mil eleitores.

Num cenário com a presença do presidente Lula, Manuela se mantém firme no Sul, com 3% das intenções de voto, o que mostra que ela conquistou, ao menos no Sul, um eleitor próprio.

No Brasil todo, em cenário sem Lula, Manuela pontua 2%, o que pode significar mais de 3 milhões de eleitores.

Na estratificação por idade, Manoela tem um bom desempenho de 4% entre jovens até 24 anos, empatando com Ciro e Alckmin, que tem 5% nessa faixa etária.

Como deputada, Manoela tem um histórico de votação admirável: em 2014, foi a deputada estadual mais votada no estado, com 222,4 mil votos.  Para efeito de comparação, Rui Costa Pimenta, presidente do PCO, e um dos maiores críticos à candidatura de Manuela D’Ávila, obteve, no mesmo ano, 12 mil votos nacionalmente.

Boulos

Como nunca passou pelo crivo eleitoral, o potencial de votos de Boulos tem de ser medido exclusivamente por seu desempenho nas pesquisas. O pré-candidato do PSOL pontua 1% nas pesquisas. Os segmentos onde Boulos tem destaque são o eleitorado com ensino superior, onde ele pontua 3%, e eleitores com renda famíliar média entre 5 e 10 salários, onde também marcou 3%.

Haddad

Na última eleição de que participou, onde disputou a reeleição para prefeito de São Paulo, Haddad obteve 16,7% dos votos, ou 967.190 votos. João Dória ganhou a eleição no 1º turno.

Na última pesquisa Datafolha, Haddad pontua 1% nos cenários – obviamente – sem Lula. Este 1% se repete monotonamente em todas as regiões/segmentos, com exceção de dois, onde o petista tem um desempenho melhor: entre eleitores com curso superior, Haddad marca 3%; entre os que tem renda familiar acima de 10 salários, Haddad atingiu 7%.

***

A força dos candidatos do campo progressista, porém, não pode ser medida apenas por seu tamanho nas pesquisas. Muito maior que seu tamanho momentâneo, é o peso simbólico e político de cada candidatura.

 

 

 

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

ciro nao

18 de junho de 2018 às 15h43

POR QUE MOTIVOS ALGUM POLITICO ABRIRIA MÃO DE SEUS EMPREGOS POLITICOS VULGO MANDATOS, PARA SE CANDIDATAR A ALGO INEXISTENTE ??

R: SIMPLES, AS DOAÇÃOES DE CAMPANHA PODEM VALER MAIS QUE VARIOS MANDATOS..
CAPANHA A PRESIDENTE QQUER UM AMEALHA UNS 5 A MILHOES FACIL FACIL..

RESPOSTA CONCLUIDA.

CIRO
BOULOS
MANUELA

SO ESTAO AI P FUNDO DA CAMPANHA..
ARRECADAM 10 GASTAM 2 NA CAMPANHA. O RESTO VAI P ALGUMA LAVANDERIA .

Responder

Sergio Sete

18 de junho de 2018 às 10h46

Vou resumir toda a força eleitoral da gostosinha Manu: —

Responder

João Lucas Trevisan

16 de junho de 2018 às 07h22

Qual o sentido da “alfinetada” no pco e seu presidente? Não ter votos lhe tira a capacidade de crítica? O próprio pco sabe que não tem votos e que seu apoio a Lula não é eleitoral é parte da luta contra o golpe e defesa da população que quer ver o Lula presidente. Não sou do pco sou petista. Manuela, Boulos não são nada e Ciro – que está em campanha há dois anos quando vislumbrou a possibilidade de ser presidente com a qual tanto sonhou na sua trajetória politica – só é alguma coisa sem o Lula e fica claro que é isso que ele deseja, resumindo, o povo quer Lula

Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com