Segundo a Folha, Lula não sai da prisão este ano

A cúpula do judiciário não faz nenhuma questão de esconder que trabalha para manter Lula fora da disputa eleitoral.

O “Painel”, principal coluna política da Folha, diz hoje que “ministros do STF” que antes eram favoráveis à concessão de prisão domiciliar para Lula, mudaram de ideia.

A razão seria, segundo a Folha, o temor de que a concessão do benefício antes das eleições seria “avaliada como gesto para colocá-lo na disputa”. Se for concedida depois das eleições, seria considerada “manobra para deixá-lo fora do páreo”.

Questões propriamente constitucionais – como o direito à liberdade antes da condenação em última instância – não parecem entrar nos cálculos dos ministros que sussurram nos ouvidos da colunista.

As mesmas fontes do STF (quem serão?) dizem que a repercussão do prende-solta do dia 8 assustou ministros do STJ, que analisarão em breve um novo recurso especial do ex-presidente.

A Folha e suas fontes no Supremo concluem que…

(…) o enredo indica que Lula tem poucas chances de deixar a carceragem da PF neste ano pelas mãos de tribunais superiores. O caso dele “precisa decantar” e o ideal seria deixar a discussão para meados de 2019, dizem os ministros do STF.

Nem aí Programada para começar dia 31, a greve de fome de militantes pela libertação de Lula não deve impactar o Supremo. Integrantes da corte apostam que a manifestação não terá apelo.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.