Menu

Ciro ultrapassa Bolsonaro no eleitorado feminino

O DataPoder360, divisão de pesquisa do site Poder360, divulgou hoje os dados estratificados da sondagem, que é feita por telefone fixo e celular. O ex-presidente não é incluído na pesquisa que mede as intenções de voto, mas aparece em primeiro lugar no gráfico de potencial de voto, muito à frente de qualquer candidato. Os dados […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O DataPoder360, divisão de pesquisa do site Poder360, divulgou hoje os dados estratificados da sondagem, que é feita por telefone fixo e celular.

O ex-presidente não é incluído na pesquisa que mede as intenções de voto, mas aparece em primeiro lugar no gráfico de potencial de voto, muito à frente de qualquer candidato.

Os dados acima confirmam que Lula mantém mais de 30% das intenções de voto, em linha com outras pesquisas.

No cenário sem a presença do ex-presidente Lula, o primeiro lugar vai para a Bolsonaro, que lidera com 20% das intenções de voto. Ciro Gomes está em segundo lugar, com 13%.

Os dados estratificados, todavia, trazem alguns pontos bem interessantes para nossa análise.  Por exemplo, na divisão por gênero, a vantagem de Bolsonaro se dá apenas entre eleitores homens, onde ele pontuou 31%, contra 10% de Ciro e 12% de Alckmin.

Entre mulheres, porém, o primeiro  lugar ficou com Ciro Gomes, que atingiu 15% das eleitoras.

Observe ainda a diferença entre os gêneros na coluna de votos brancos/nulos.

 

Na estratificação por região, os números do Datapoder360 repetem o que já vimos em outras pesquisas: Ciro Gomes tem sua melhor pontuação no nordeste, com 17%, o mesmo número de Jair Bolsonaro. O candidato do PDT também apresenta bom desempenho no Sudeste, onde ficou apenas 4 pontos atrás de Bolsonaro: 17% X 13%.

Alckmin tem apenas 5 pontos no Nordeste, mas cresce para 12 no Sudeste.

A força de Bolsonaro está muito concentrada no Sul, onde ele tem 30% dos votos, contra 7% de Ciro e Alckmin.

Na estratificação por idade, observa-se que o eleitorado de Bolsonaro é predominantemente jovem. Entre eleitores com menos de 44 anos, ele lidera de maneira isolada, com 24% a 25%. Entre eleitores com idade entre 45 e 59 anos, todavia, Ciro Gomes lidera com uma vantagem substancial: 17%, contra 12% de Bolsonaro.

 

O voto em Marina Silva está totalmente concentrada em brasileiros que não foram a escola, onde ela tem 20%.

Entre pessoas com ensino médio e superior, Marina tem 6% e 9%, respectivamente. Nessas faixas mais instruídas, os candidatos mais fortes são Bolsonaro e Ciro.

Os dados abaixo mostram que Bolsonaro empata tecnicamente com Ciro entre trabalhadores que ganham até 2 salários (21% x 19%), e entre quem ganha acima de 10 salários (13% X 13%).

É interessante, por fim, notar a forte rejeição a Bolsonaro (76%) entre eleitores que já o conhecem.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Thiago Melo Teixeira

03/08/2018 - 08h47

O que me saltou os olhos são os números de votos nulos femininos. As mulheres literalmente não se sentem representadas por nenhuma candidatura caso Lula seja covardemente impedido de participar.

Alan Cepile

03/08/2018 - 08h34

Ciro só cresce e isso irrita a “hegemonia” mofada.

Cláudio Márcio

02/08/2018 - 23h53

Na próxima pesquisa o Ciro ultrapassará quem? O Rubinho Barrichello?

Justiceiro

02/08/2018 - 18h14

Não é isso o que diz a pesquisa CNI/Ibope.

Segundo o Ibope:

Veja o resultado das intenções de voto entre as mulheres:

Marina Silva: 15%
Jair Bolsonaro: 10%
Ciro Gomes: 7%
Geraldo Alckmin: 6%
Alvaro Dias: 4%
Manuela D’Ávila: 2%

Pacheco

02/08/2018 - 14h55

Algumas pesquisas voce bate o olho , enxerga um “gato” enorme nos numeros nela e voce ja desconsidera todo o trabalho contido nela por inconsistencia.
E quando vc ve dois gatos nela a coisa piora
Ver que o Ciro Gomes esta na frente do Alckimim na regiao Sudeste é piada.
Ver que o Bolsonaro esta empatado com o Ciro na regiao nordeste e outra piada.
Caso o Bolsonaro realmente estiver com esse desempenho no nordeste, pode parar por ai e dar a faixa de presidente para ele.

Pacheco

02/08/2018 - 14h44

Ate que enfim começamos ver pesquisas para presidente sem o nome do Lula.
Pensei que iriamos chegar em 6 de outubro e vendo pesquisa que o Lula tem X%
A ficha começou a cair (os mais antigos sabem o que essa expressão quer dizer)

Foo

02/08/2018 - 13h29

O copo está quase vazio.

Mas dá-lhe recorte de dados para dizer que “meio copo está 15% cheio”.

Buscar ângulos em um candidato aparece bem é papel de marqueteiro, não de jornalista.

Olhe para os dados totais, considere que Ciro não terá o apoio do Lula nem o tempo de televisão de Alckmin.

Estes exercícios de recortes de dados são de uma futilidade atroz diante dos grandes movimentos da política.

marcelo

02/08/2018 - 12h17

Bolsonaro presidente 2018

Luis Castro

02/08/2018 - 11h48

A primeira grande dificuldade de Ciro é convencer o eleitorado de esquerda que ele é de esquerda. Segundo convencer o eleitorado do maior partido de esquerda, que é o PT, a votar no Ciro. Missão quase impossível. Na direita, Ciro não se cria porque o espaço já esta tomado por Bolsonaro, Alckmin, Álvaro Dias. No máximo Ciro é usado como a traíra Marina para dividir a esquerda, se essa tática vai vingar só o pleito dirá. Portanto pobre Ciro e seu destempero verbal que não soma só subtrai.

    JC

    02/08/2018 - 12h00

    Tirando os que tem admiração pela figura do ex presidente, o campo intelectual da esquerda está se distanciando cada vez mais do PT, o que tira uma perspectiva otimista de futuro para o partido.

    Não adianta o Lula vender que ele é uma ideia se ele ainda apela à sua imagem e figura pra segurar o eleitor preso ao seu nome, pra depois apontar um dedo pra alguém e falar: “agora votem nesse!”

    Isso não é ser uma ideia. Isso é ser caudilho. Uma boa parte do campo intelectual e uma fração mais instruída, que tem acesso à informação e tem interesse em saber da vida e da linha de pensamento do Ciro enxerga ele como esquerda. Até uma recente pesquisa de uma instituição que monitora o pensamento do dito “mercado” enxerga o Ciro mais à esquerda que o PT. Quem não aceita isso são os que justamente se apegam à imagem que o PT constrói de Ciro.

    Essa manobra pra tirar o PSB do Ciro é uma tentativa de impedir que ele leve a discussão política para o campo das ideias. O PT tenta se vender como único quadro de esquerda quando na verdade ninguém sabe exatamente o que é esquerda no Brasil porque não tem oportunidade de experimentar algo diferente do que o PT determina.

    JR

    03/08/2018 - 18h27

    Os petistas têm que entender que não tem candidato pra ganhar a eleição. O Lula é ” carta fora do baralho”. A alternativa mais sensata é compor uma chapa com Ciro como candidato a presidente, fortalecendo a esquerda e salvando o que ainda resta do partido. Só assim a direita não sai vitoriosa nessas eleições.


Leia mais

Recentes

Recentes