Menu

O alerta de Janio ao PT

Segundo Janio, uma aliança entre Lula e Ciro seria “fortíssima”. O jornalista observa ainda que se o PT não vencer as eleições de 2018, será “dado como responsável pela entrega do país à direita mais retrógrada”. *** Na Folha Mais um risco Ou o PT vence a eleição presidencial ou Lula dependerá de Ciro Gomes […]

43 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasi

Segundo Janio, uma aliança entre Lula e Ciro seria “fortíssima”.

O jornalista observa ainda que se o PT não vencer as eleições de 2018, será “dado como responsável pela entrega do país à direita mais retrógrada”.

***

Na Folha

Mais um risco

Ou o PT vence a eleição presidencial ou Lula dependerá de Ciro Gomes

9.ago.2018 às 2h00

Ou o PT vence a eleição presidencial ou Lula dependerá de Ciro Gomes —por ele rejeitado na hipótese de uma aliança fortíssima— para não ser dado como responsável pela entrega do país à direita mais do que retrógrada. Tal risco está perceptível na perplexidade dos possíveis eleitores anticonservadorismo e, mais ainda, na dos petistas.

Se Lula e o PT cedo se convenceram de um difuso propósito de impedir-lhes a volta ao poder, faltou que se preparassem para essa adversidade. Não faz diferença se assim foi porque Lula não imaginasse a dureza do obstáculo judicial ante seus recursos.

Ou tenha usado a ideia de candidatura como possível razão para tirá-lo da cadeia. Ou que outro motivo o fez bloquear caminhos diferentes. O resultado é a confusa divisão da hierarquia do PT em obedientes passivos e diferentes linhagens de insatisfação. Na ocasião mais inconveniente.

A proposta de ter Ciro Gomes como vice de Lula e o plano frustrado de Jaques Wagner, desejoso de ser o vice de Ciro, são dois dos vários exemplos das alternativas surgidas na cúpula do PT e recusadas por Lula.

Em torno desses insucessos esteve sempre o desconhecimento do que seria, ou deveria ser, a tática formulada por Lula para levar o PT ao êxito eleitoral. As várias sugestões abortadas comprovam o desconhecimento.

A situação dramática que Lula vive na Lava Jato faz com que as insatisfações e apreensões fiquem guardadas em seu território no partido. Mas os reflexos, sob formas que começam no pasmo e não se sabe onde terminam, estão bem à vista. Ao que levam ou não levam, e aonde levam Lula, têm 60 dias para mostrar.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ângela Davis

27/09/2018 - 17h00

Vamos falar sobre dívida pública.

Pagamento do seu “serviço” consumiu 30% de toda arrecadação federal (quase 50% se entrar na conta rolagem de juros), 70% da verba da educação e 50% da verba da saúde religiosamente nos últimos 20 anos de governo, FHC/Lula/Dilma/Temer. São 20 anos de pelo menos 30% dos impostos indo para a dívida e em nenhum destes anos o governo emitiu mais títulos do que pagou de juros e serviço e mesmo assim a dívida cresceu de maneira absurda!

Bolsonaro/Guedes: Vender todo patrimônio da união para acabar com a dívida.

Resposta do eleitor do Bolsonaro: Bolsonaro 2018!

Haddad/PT: O TCU fiscaliza a emissão de títulos, auditoria seria um gasto desnecessário.

Resposta do eleitor do PT: Haddad no governo Lula no poder!

Ciro Gomes: assumiu publicamente o “compromisso com a auditoria da dívida brasileira”. A declaração foi dada diante da principal defensora da questão, a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli.

Resposta do eleitor do Bolsonaro: Fora comunista! Bolsonaro 2018!

Resposta do eleitor do PT: Essa Maria Lúcia vive criticando o PT então é de direita! Haddad no governo Lula no poder!

A polarização do PT e Bolsonaro é a do discurso raso e da ignorância, entre o neoliberalismo a vista ou a prazo.

Vladimir

13/08/2018 - 04h28

A atual geração de petista não tem noção do que é ser perseguido numa ditadura militar pelos fascistas.
Deveriam ouvir mestre Janio de Freitas. O perigo da direita existe, está aumentando. Ou a esquerda se une ou nos próximos 20 anos será o caos.

jaco

10/08/2018 - 15h50

LULA éum DEUS na POLITICA está acima deTODOS os outros.

joão barbosa

09/08/2018 - 23h51

É meu caro,á coisa tá feia este negócio de ficar com ciro pra lá e LULA pra cá
é perda de tempo enfim nem vale a pena ficar discutindo . O negócio é mais sério
se voçê pensar bem este golpe ele está sendo feito pelo mercado,rentista especuladores do mundo,é só olhar o que esta acontecendo na argentina,equador o peru já tá abrindo caminho e parece que já estão de olho no méxico inclusive já para desestabilizar o lopes obrador eu acho que os EUA nem estão com os 2 pés no
golpe tá mais para os mercados,conclusão o PT e as esquerdas parem de acreditar em papai noel,assim que eles impugnar a candidatura do lula abandonem a candidatura para presidente, não legitime esta eleição e vai denunciar ao mundo,porque a tendência deste tipo de golpe é se alastrar pela américa latina,é a judicialização da politica e detalhe eles estão gostando e estão sendo bem pagos para isto, acaba com a esquerda e faz a direita de cachorrinho .
JÁ FALEI SE O PT GANHAR NÃO VAI GOVERNAR O STF E O PIG E Á ELITE RENTISTA NÃO VÃO DEIXAR,eles sabem que é só com o lula que eles não aguenta.ACORDA PESSOAL É SÓ NOTAR QUE A LAVA JATO NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA O TEMER, DEIXA ELE A VONTADE PARA ENTREGAR O PAÍS PARA O MERCADO. E AINDA É MASSOM, E PGR QUE SÓ VAI PEDINDO ADIAMENTO DO PROCESSO DELE.
CHEGA DE SER INGENUO PESSOAL.ACORDA MIGUEL.ABRAÇOS

Patrice L

09/08/2018 - 20h46

Miguel,

Meus respeitos.

Mas falta um dado aí da videoconferência da qual ontem vc participou com o Renato Rovai e seguidores.

Nela o Rovai disse que:

– pelo que sabe, em janeiro emissários do PT tentaram com que ele, Ciro, considerasse ser vice do Lula e até mesmo cabeça de chapa caso o petista fosse impedido

– mas Ciro, por achar-se um Macron à beira de ser inevitavelmente eleito, não aceitou de jeito nenhum

No mais, respeito muito o Jânio.

Mas fico melhor com as seguintes leituras, com as quais concordo e critico o Ciro e ciristas por usarem a vitimização (o Rovai também apontou isso) e a culpabilização como armas e estratégias. Feio e errado.

Espero que repensem e possamos ver de seguir juntos, e em outro nível, a próxima etapa.

    Miguel do Rosário

    09/08/2018 - 20h50

    Patrice, a ideia de Ciro ser vice de Lula não tem sentido. A troco de que Ciro aceitaria uma coisa dessa? Nem Lula nem Ciro concordariam. Primeiro porque Lula quer alguém para obedecer a ele, papel a que Ciro jamais se submeteria. Segundo, Ciro tem projetos diferentes. Se houvesse aliança, seria uma aliança entre iguais. Se Ciro fosse vice, teríamos os dois presos juntos, porque Ciro não poderia participar, nem seria chamado, para nenhum debate, sabatina, entrevista, etc.

      helio

      11/08/2018 - 01h40

      Esse jornalista não para esse chororô. Ciro foi incapaz de faz a análise correta do cenário político e virou as costas para o Lula. Ser vice de Lula deveria ser uma honra para ele. Se não quer que fique com os seus 2% e o voto certo do Miguel, ora bolas!

        Sandro

        11/08/2018 - 04h55

        Esse Helio ainda vive nos anos 80 onde o PT tinha alguma moral e ética.
        Isso que dá a falta de autocritica do PT, transformou seus eleitores em religiosos fanaticos, sectários e completamente cegos.
        O PT só está preocupado com sua hegemonia, deixou o país em segundo plano, e enquanto houver pessoas cegas pelo fanatismo, só irá afundar cada vez mais

          JOSE BATISTA NETO

          14/08/2018 - 11h12

          Eh! To vendo! Ele está afundando mesmo!! Cinquenta porcento do eleitorado votante, afunda todo mundo, mesmo!! Cada um que pegue uma boia para não se afogar.

    Alan Cepile

    09/08/2018 - 21h41

    O 247 é um puxadinho do PT, não é uma opinião imparcial.
    Ciro e PT sempre tiveram mais diferenças que semelhanças, o fato do Ciro ter sido ministro do Lula não foi por ideologias parecidas, tanto que logo após houve uma ruptura nas relações.
    É importante lembrar que Ciro foi traído por Lula em 2010 e todo mundo viu no que deu.
    Somente um milagre irá tirar essa eleição da direita, basta somar a intenção de votos que o lado de lá já tem.

    luiz-sc

    12/08/2018 - 19h21

    247 é bancado pelo Daniel Dantas.

Patrice L

09/08/2018 - 20h40

Miguel,

Meus respeitos.

Mas falta um dado aí da videoconferência da qual ontem vc participou com o Renato Rovai e seguidores.

Nela o Rovai disse que:

– pelo que sabe, em janeiro emissários do PT tentaram com que ele, Ciro, considerasse ser vice do Lula e até mesmo cabeça de chapa caso o petista fosse impedido

– mas Ciro, por achar-se um Macron à beira de ser inevitavelmente eleito, não aceitou de jeito nenhum

No mais, respeito muito o Jânio.

Mas fico melhor com as seguintes leituras, com as quais concordo e critico o Ciro e ciristas por usarem a vitimização (o Rovai também apontou isso) e a culpabilização como armas e estratégias. Feio e errado.

Espero que repensem e possamos ver de seguir juntos, e em outro patamar, a próxima etapa.

Guilherme

09/08/2018 - 19h06

Vendo os comentários eu consigo enxergar o porquê do fenômeno bolsonaro existir. Boa parte dos petistas são iguaizinhos. Não se permitem pensar, não se permitem questionar. São prisioneiros de suas convicções cegas. Montariam um powerpoint a lah dalagnol pra explicar todo esse malabarismo esdrúxulo que o PT fez para não largar um poder que não terá tão cedo, mesmo que elejam Haddad e Manuela. Essa irresponsabilidade do PT vai rifar os dois melhores quadros que nossa esquerda produziu nos últimos anos. A falta de humildade em apoiar um salvador da pátria ao invés de um candidato de centro com potencial de pacificar o país (tão típico dos eleitores do outro extremo da política) vai certamente nos por na merda. Dessa vez é diferente das outras eleições. Não estamos falando de um governo neo-liberal como possibilidade apenas, estamos falando em referendar o golpe que tanto lutamos contra. De dar quase que uma carta branca na mão caquética e mofada da direita, com poderes para destruir todos os avanços que tivemos, com enormes consequências de longo prazo. Estamos falando do fim da ciência, do fim dos programas sociais, do aumento gigantesco das desigualdades sociais, da perseguição aos movimentos sociais e diversos outros retrocessos abissais que tivemos amostras claras nos dois últimos anos. Não se iludam, o PT será responsabilizado, por boa parte do seu próprio campo, por todas essas consequências.

cunha e silva

09/08/2018 - 17h19

Leio o mestre Jânio desde 1980 , e o não deixarei de ler , porém hoje como algumas vezes bateu uma discordância na minha parca e também pouca capacidade de escrever alguns pontos precisam ser esclarecidos para muitos .Procurar bode expiatórios para um resultado que não se tem , independe do tamanho do inimigo ( mídia , sistema financeiro , judiciário ); União das esquerdas que nunca existiram no país , principalmente em primeiro turno ; Quem deve capitular para se unir ,quem tem maioria do povo a seu favor ou quem tem minoria , quem está na liderança das pesquisas ou quem está em quarto ou quinto colocado ? ; Pode se colocar outras questões seguindo o mesmo raciocínio , mais é bom parar por aí.
Faltou entendimento , reconhecimento , e principalmente posicionamento de uma das partes . Tal qual o artigo que escreveu dezenas de anos atrás . onde em um dos anúncios dos classificados da Folha , continha o nome de uma empresa ganhado de uma licitação do Estado de São Paulo que iria se realizar cinco dias depois . Espero que o mestre já não saiba o resultado das eleições de Outubro de 2018 .

    ari

    09/08/2018 - 18h09

    Receio que já estejam sendo escritas matérias culpando o PT por uma eventual derrota (no que não acredito), esquecendo-se que teremos um dos embates mais duros dos últimos anos, com toda a nossa burguesia, incluindo o peso da mídia, visando derrotar a esquerda. Aqui mesmo no sertão nordestino já começam a aparecer nas rádios – virtualmente todas de direita – quase diariamente notas, comentários e “entrevistas” crucificando Lula e o PT. Creio que o momento é de superar esse impasse, inclusive desse tipo de matéria do grande jornalista que não agrega nada, devendo cada um lutar por seu candidato focando no inimigo, que certamente não é o PT. Isso inclui o sr. Ciro Gomes, que deveria costurar a boca

Redson Mello

09/08/2018 - 16h50

Ciro não tem capital eleitoral para competir com Marina, que é do mesmo campo dele, que dirá com os outros estoques de direita. Desta vez Jânio se equivocou

Nilson Moura Messias

09/08/2018 - 16h36

A mídia golpista não conseguiu tirar o Lula/PT, do processo eleitoral, não vai ser um blog progressista? – que vai tirar.
Lula/Manu ou Haddad/Manu, registrados e segundo turno.
O editor deveria aceitar, doí menos e canalizar as energias para trabalhar para Ciro Gomes, e parar de picuinhas.

Nelson

09/08/2018 - 16h27

Incrível. Até mentes perspicazes como a do mestre Janio estão raciocinando com base na naturalização do golpe! Como assim “se não ganhar as eleições o PT poderá ser culpado de ENTREGAR o país para a direita retrógrada”? ENTREGAR por quê? Por acaso está na nossa mão do PT? Esqueceu do golpe? Raciocínio eleitoralista apenas. O principal é derrubar o golpe, retomar a democracia. Eleições são, neste caso, somente um instrumento.

Nilson Moura Messias

09/08/2018 - 16h07

O blog e editor tem lado e deve trabalhar para candidatura de origem de direita: Ciro Gomes! O que já está fazendo. Não adianta e não tem mais jeito. É Lula/Manu ou Haddad/Manu, será registrados e, estarão no segundo turno.
As golpistas globo, veja, estão e folha não conseguiram tirar Lula/PT do processo eleitoral, não vai ser um blog progressista? Que fazer.

Justiceiro

09/08/2018 - 16h04

A cegueira dos petistas é uma coisa a ser estudada no futuro não tão distante.

Ninguém, absolutamente ninguém pode sequer dizer que a barba de Lula tá mal feita que já é acusado de golpista, de traíra, de vendilhão…Jânio de Freitas é um dos mais fervorosos defensores de Lula. Mas bastou esse comentário meia boca, pra que a petezada cega lhe caísse matando.
Bem feito ao Jânio.

Alan Cepile

09/08/2018 - 15h24

Hoje não há a menor chance de Ciro e Lula estarem juntos, cada um na sua e vamos pra eleição.

Cristina Fernandes

09/08/2018 - 14h40

Não basta a mídia tradicional para culpar o pt e lula de td. Agora a mídia alternativa segue a mesma toada.

    Alan Cepile

    09/08/2018 - 15h33

    Tem que contextualizar, este blog, por exemplo, tem diversos colunistas, e eles tem liberdade de dizer o que pensam, e nem todos pensam de forma igual, aliás, aqui é um espaço bem democrático, talvez o mais democrático da mídia alternativa, pois blogs como GGN, Brasil247 e Duplo Expresso, se vc não rezar a cartilha pró-Lula vc é sumariamente expulso e bloqueado de todas as mídias deles.

Moura Santos

09/08/2018 - 13h26

Chega de dizer que o PT é culpado de tudo, a chapa é essa e vamos pra luta

    ari

    09/08/2018 - 18h11

    Vcs petistas…Pelo amor de Deus, vai me dizer que o PT não é culpado pela tragédia na Indonésia?

    Harry Hart

    09/08/2018 - 18h54

    Vamos para a luta ???
    Melhor dizer vamos para a derrota !!!!
    O risco que o PT, por mero egocentrismo, está submetendo a esquerda brasileira é enorme…
    Se falhar, tem mais é que ser responsabilizado mesmo, pois poderia muito bem ter noção de que está massacrado e tem um índice de rejeição altíssimo perante o eleitorado !!! Poderia, muito bem, ter deixado o orgulho de lado e dado a cabeça de chapa para Ciro, resgatando a traição praticada lá nos idos de 2010 quando um tal “Lula” havia prometido a Ciro o apoio para ser seu sucessor, apunhalando-o pelas costas ao escolher um POSTE (Dilma) e um Judas (Temer) para a chapa PT/PMDB !!!

Alberto Jorge

09/08/2018 - 13h21

A responsvilidade será daquele que não aceitou ser o vice.

Ninguém iria ceder a cabeça de chapa para alguém com menor capital político.

Realmente vivemos tempos estranhos…
A palavra de ordem é a culpa é do PT!

Perdendo ou ganhando.

Lamentável

    Gustavo

    09/08/2018 - 13h43

    Essa lógica seria aplicável se Lula estivesse solto. Mas dadas as incertezas que rondam a candidatura de Lula, me parece arriscado demais para Ciro (que é potencialmente competitivo, segundo as pesquisas) abrir mão de sua candidatura para ser vice em uma chapa sem garatias. Nas atuais circunstâncias, o PT ter apoiado Ciro me parece uma estratégia mais sólida. Daqui dois meses saberemos!

      Khaunker

      09/08/2018 - 14h09

      Perfeito. Sempre me considerei PTista mas fui me frustrando a cada “pisada na bola ” . Lula foi sim um Presidente como nenhum outro, mas cometeu vários equívocos. Primeiro erro :O plano de poder do PT exigia que este fosse o unico partido de esquerda a ter capital politico. Assim não deu espaço nem ao PSB nem ao PDT quando escolheu Dilma.
      Errou na escolha de Dilma. Ela não conseguiu ser politica e deu no que deu.
      Errou se afastando de reformas estruturais. Achou que num futuro as faria.
      Errou com Haddad em SP, Errou com muuuuito com Marilia Arraes e este erro causou abalos em sua base, passando a mensagem que o importante são os lideres.
      Vamos ver o que vai acontecer com a chapa Haddad. Se der errado a culpa será sim unica e exclusivamente do PT.

Nilo Ricar

09/08/2018 - 13h02

Certo ou errado Lula está preso e apelando a justiça. Preso será barrado, então ideal ou não ele precisará passar a bola como grande jogador uma Copa…..resta saber se o lance será bom ou ruim….Com Ciro Lula se prevaleceria e garantiria com certeza a vitória do seu time…Mas não seria o cara diretamente…..Luz e escuridão eis a questão. .

Mário Cesar Serafim

09/08/2018 - 12h58

O Miguel, em seu tresloucado apoio ao Ciro, já esta passando dos limites. Ciro tem se mostrado reticente com relação à prisão ilegal e arbitrária do Lula. Demonstra mesmo que prefere Lula na cadeia, para vê-lo afastado das eleições que sem dúvida alguma venceria. Isso caracteriza ambição desmedida e total desapego dos interesses do Brasil e do povo brasileiro. Esta colocando seus próprios interesses acima dos anseios do povo e do estado de direito. Se ele houvesse defendido o Lula desde o início, teria obtido a simpatia das esquerdas. Mas preferiu acenar para a direita…

    Miguel do Rosário

    09/08/2018 - 13h40

    Mario, a matéria é do Janio de Freitas. Como assim EU estou passando dos limites?

    Gustavo

    09/08/2018 - 13h47

    Ciro vive dizendo que a condenação de Lula é injusta, vide a entrevista com Reinaldo Azevedo, para ficar em um exemplo recente.

      Jandui Tupinambás

      14/08/2018 - 14h16

      Aí que reside a hipocrisia e covardia de Ciro – o que fez que a esquerda de verdade desistisse de vez de apoiar um projeto com ele.
      Ao dizer que ele CONSIDERA injusta, ele não confirma que é ilegal ou inconstitucional. Logo, afirma para a direita nas entre-linhas que Lula não é um preso político.
      E, é claro: para quem diz que vai continuar apoiando a operação fascista da Lava-Jato, sobra mesmo só
      a hipocrisia e a cretinice ao fazer declarações sobre este assunto tão caro à democracia brasileira.

    Khaunker

    09/08/2018 - 14h16

    Como é que é ?? Ambição desmedida do CIRO ?????? Coloque sua paixão de lado meu amigo. Não tenho paixão nem por este nem por aquele, mas na atual conjuntura que demonstra ambição desmedida é Lula. Lula não que vender as eleições, ele que vingança.
    Minha paixão é pelo país que corre sério risco de ter nas eleições Direita X Extrema direita.
    penso que estão minimizando a massa de eleitores de Bolsonaro como minimizando o poder de 6 minutos na campanha do xuxu.
    Pior é dizer que Ciro acenou para a direita. Incrivel isso. Me responda o que LULA fez ao chamar Temer para vice ?? Acordo com Renan ??? Postergar as reformas ????
    Vc está no “modo paixão ” e por isso não pensa com a razão. Abraço.

Pedro Cândido Aguarrara

09/08/2018 - 12h49

Basta Miguel!!!

Já está definida a chapa da esquerda!!! Lula e Manuela ou Haddad e Manuela!!!

CHEGA!!!

Ciro e Boulos se são realmente de esquerda têm que desistir e apoiar!!!

Não vai ter nenhuma aliança no primeiro turno. Quem tem mais de 40% das intenções de voto é que tem que comandar o processo eleitoral.

Agora decida-se!!! Apoie a chapa de esquerda que está definida ou mostre sua verdadeira cara continuando essa campanha RIDÍCULA de aliança com Ciro Gomes.

E não venha com esse papo furado de “se o PT perder a eleição”. Não cola!!!

    Lima

    09/08/2018 - 13h46

    Se tivesse mesmo 40% não haveria razão nem pra você comentar aqui. Estaria com a vitória garantida. O que tem mesmo é 60% de brasileiros que dizem não votar no candidato petista no segundo turno, de forma alguma. O anti-petismo é mais forte que nunca.

      Pedro Cândido Aguarrara

      09/08/2018 - 17h11

      Estou cansado de discutir com idiotas.

      Quem diz que Lula tem 41% das intenções de voto são as pesquisas e não eu.

      Mas isso, para você, não vem ao caso, né?

      O que vem ao caso é o que você quer!!!

      Antipetismo sempre existiu e sempre vai existir, mormente num país repleto de fascistas como você.

      Mas isso não preocupa pois o fascismo NUNCA irá eleger um presidente no Brasil.

      E quem garante essa impossibilidade é EXATAMENTE o PT!!!

      Depois das urnas volte aqui para conferir suas besteiras.

      Este é um blog de esquerda, ou seja, de gente inteligente. Vá procurar sua turma!!

        Alan Cepile

        09/08/2018 - 17h22

        Companheiro, desnecessário xingar os outros só pq pensam diferente, temos que ter a maturidade de conviver com o contraditório.

        Não vi 41% pra Lula em nenhuma pesquisa, posso estar enganado, mas o máximo que eu vi foi 35% lá atrás, hoje Lula gira em torno de 31 a 29% (me refiro ao Ibope e ao Datafolha).

        Isso quer dizer que num possível 2º turno os não-petistas podem fazer a diferença. Isso não é torcida, é real, basta analisar os números com calma.

    CezaR

    09/08/2018 - 17h13

    Quem é você pra dizer chega? Xiliquento!


Leia mais

Recentes

Recentes