Menu
,

Será Lula maior que as eleições?

Primeiramente, destaco que tenho certa percepção que “fulanizar” processos sociais tão complexos é bem perigoso. Além disso, comparar uma pessoa com o pleito mais importante de uma democracia pode parecer descabido. Contudo, nesse momento, penso que são assuntos tão interligados que permitem a comparação. Até mesmo por isso, o título é uma reflexão e não […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert

Primeiramente, destaco que tenho certa percepção que “fulanizar” processos sociais tão complexos é bem perigoso. Além disso, comparar uma pessoa com o pleito mais importante de uma democracia pode parecer descabido. Contudo, nesse momento, penso que são assuntos tão interligados que permitem a comparação.

Até mesmo por isso, o título é uma reflexão e não uma afirmação. Confesso que gostaria de afirmar que Lula é maior, mas, obviamente, seria apostar alto demais num assunto que levará anos e anos de estudo.

Mas vamos ao assunto.

Começo argumentando que Lula não é maior que o país ou que a própria conjuntura. O presidente é uma grande figura política, de fato, mas que ainda está em formação na história. Penso, por exemplo, que ainda demanda tempo para que sabermos se Lula será, ou não, maior que Vargas.

Mas fato é que as eleições se apequenaram de tal forma depois do Golpe que a população parece ter desacreditado efetivamente que algo vai mudar com as urnas e, por isso, abandona o interesse pelo pleito.

E, claro, interesse é crucial para importância de determinado tema.

Soma-se isso ao fato de as campanhas experimentarem o menor valor de recursos financeiros dos últimos anos e uma legislação cheia de dúvidas. Essa dificuldade, certamente, atrapalha na publicidade e no alcance das eleições. É notório que o Brasil vive o clima eleitoral mais “morno” dos últimos anos.

Bom, se o assunto eleições estão em baixa, o tema Lula está em alta, há muito tempo.

Lula tem grande destaque na grande mídia, na história recente, desde 2005 com o escândalo do mensalão que assombrou o PT até março de 2014, quando Barbosa finalizou a AP 470. No mesmo ano, começou a Lava Jato e o pesadelo golpista começou a tomar forma, de novo, surfando no antipetismo ensandecido. Ou seja, mais de uma década de ataques incessantes de uma das mídias mais concentradas do mundo.

Portanto, para o bem ou  para o mal, Lula e o PT foram os personagens centrais por anos e anos da política brasileira. Todo mundo, amando-os ou odiando-os, sabe quem eles são e o que eles fizeram.

Considerando que, atualmente, o antipetismo se concentra no antilulismo (ataques concentrados no candidato), veremos que a disputa que o país vive gira, na verdade, em torno de uma polarização entre Lula e um anti-Lula (hoje, Bolsonaro).

Enfim, as centenas de capas da Veja contra o presidente, os milhares de minutos no Jornal Nacional fez o Brasil inteiro debater, durante anos, o presidente. Quando o assunto é Lula todo mundo tem algo a dizer com alguma (boa) dose de paixão.

Por isso o assunto Lula faz tanto sucesso e é difícil de silenciar, como quis fazer parte da mídia.

Vejam que, faltando cinco semanas para a eleição, por exemplo, tema ONU foi amplamente debatido e parece gerar mais atenção que temas tradicionalmente polêmicos em época de eleição. Um julgamento do TSE pelo Facebook parece ganhar mais destaque que entrevista de presidenciável na TV em horário nobre.

Bom, a história nos dará, algum dia, essa resposta. Mas uma pista muito boa poderá vir já no resultado do primeiro turno: se Lula conseguir transferir voto para seu candidato, hoje o Haddad, terá sacramentado sua grandeza.

 

Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

mike

03/09/2018 - 22h23

LULAAA. NA CADEIAAA..

LULA É SIM O MAIOR..
PILANTRA DA FACE DA TERRA..
O AL CAPONE LATINO…

FOI PEGO.. NAO SAI NUNCA MAIS … ESSE ANO AINDA TOMA MAIS 12 ANOS D CADEIA..

BANDIDO VAGABUNDO
QUERO VE LO NO PRESIDIO.
UMA SUITE NA POLICIA É MUITO P ESSE RATO NOJENTO.

    Batista Neto

    05/09/2018 - 14h01

    Nossa!! Que tanta paixão é essa??

Serg1o Se7e

03/09/2018 - 10h41

Eleições: obrigação do nosso estado democrático para eleger representantes saídos do povo para o povo.

Lula: presidiário por ter cometido dois crimes. E ainda há mais por vir….

É séria a pergunta do título?

    zazul

    03/09/2018 - 16h02

    Dois crimes? Sério? Como a reforma que não houve ou o apartamento que não era dele? A Lavajato provou a inocência de Lula. Pena que ela não irá investigar ninguém do PSDB.

      Serg1o Se7e

      04/09/2018 - 13h35

      Zazul, se atualiza, amigo(a).
      Esse discurso de que não é dele já está velho: está no processo, está no IR dele, há gravações dele… arruma outra desculpa para defender o indefensável e inelegível presidiário.

degas

03/09/2018 - 08h12

Seria Lampião maior que o Nordeste? Ou Hitler que a Alemanha? Não, mas em sua época eles chamaram muita atenção e causaram apaixonadas discussões. Grandes criminosos às vezes conseguem isso.

baltazar pedrosa

02/09/2018 - 23h14

O enigma Lula,qualquer teoria que queira definir o tamanho do estadista e,a perspicácia do Lula
sociopolítico,poderá incorrer em erros, e simplesmente em definições apressadas,Lula é um Titã,talvez seja o último desse milênio,possui todas as característica de alguém superior,inteligente,tranquilo,perspicaz,resistente,convicto do que quer,afável e generoso,essas bestas que formaram um consorcio para derrota-lo,estão perdendo tempo,porque o lula sabe controlar o tempo a seu favor, e seu anemômetro biológico o direciona e indica qual é a velocidade dos ventos,não é qualquer vendavalzinho que lhe mete medo,precisa ser um encontro dos contra-alísios para ele redimensionar o seu plano de voo, ou a sua carta náutica.As essas bestas aconselho que esperem mais pouquinho,porque será como efeito dominó,cairá um por um,quero estar vivo nesse dia,só para fazer a contagem,não é mesmo barroso e seus asseclas.

Alan Cepile

02/09/2018 - 22h08

Lula maior que as eleições?
Mandela é maior que a África do Sul?
Pelé é maior que a seleção brasileira?
Elvis é maior que o rock?

    Jandui Tupinambás

    03/09/2018 - 09h12

    Desculpe, Tadeu, mas a comparação é pífia!

    Até minha netinha de 2 aninhos é maior que esta eleição.

    Esta eleição tem a marca da exceção, do golpe. É forjada, feita para a direita perpetuar o golpe.

    Lula maior que esta eleição????

    Risco a dizer que até Almoedo é 2 centímetros maior que esta eleição de araque!
    .

    Jandui Tupinambás

    03/09/2018 - 09h14

    Alan,

    foi mal. Coloquei meu comentário como resposta ao seu por engano.

    O comentário seria direto para o articulista.

      Alan Cepile

      03/09/2018 - 10h19

      Sem problemas!

Genaro

02/09/2018 - 20h44

O voto no candidato apoiado pelo Lula, seja ele quem for, será como um tsunami. Ninguém está fazendo a leitura deste certa deste momento. Estão subestimando o sentimento do povo. Se cassarem o Haddad terão que cassar o PT junto (creio que TERÃO que fazer isso). Não importa. Lula elegerá quem ele quiser, Manuela, até o Boulos. Escrevam e me cobrem! Acho que Ciro Gomes tem que rever urgentemente sua estratégia. Um tsunami vem aí!

    Brasileiro da Silva

    02/09/2018 - 21h07

    Então vc apoia presos? Se Beira Mar pedir para vc votar no Bolso vc vota?

      Leopoldo Pereira

      02/09/2018 - 22h13

      Um patinho paneleiro dando palpites. Para quem votou no Aébrio, matador de primos delatadores, nem deveria perder seu tempo por aqui. Vá assistir o Fantástico, patinho paneleiro!

      Batista Neto

      05/09/2018 - 14h08

      Se quem manda prender são os bandidos, o povo tem que votar em quem está preso. Essa é uma elaboração da regra Brizola. Que falava que o povo deve seguir para a direção oposta a que a GLOBO apontar. E sempre estará próximo da escolha correta. Se a banana está comendo o macaco, o povo entende muito bem e rapidamente, como mostram as pesquisas.

    Serg1o Se7e

    03/09/2018 - 11h33

    Anotado está, cobrado será.

    Serg1o Se7e

    29/10/2018 - 09h08

    Oi Genaro.
    Estou vindo aqui cobrar, conforme seu pedido.
    Então… explica aí pra nós o tsunami de o presidiário ser maior do que as eleições.

Brasileiro da Silva

02/09/2018 - 20h29

Depende. Se os ptminions acharem que um corrupto condenado é Deus….

    Zé dos Bagos

    03/09/2018 - 09h01

    Patinho paneleiro ! kakakakakakakaka bucica !


Leia mais

Recentes

Recentes