Menu

MPF eleitoral pede e TSE censura propaganda eleitoral do PT

Para registro histórico. No site do MPF MP Eleitoral requer e relator determina que coligação deixe de apresentar ex-presidente Lula como candidato Objetivo da procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, é assegurar cumprimento de decisão da corte eleitoral e da lei vigente Atuando na condição de fiscal da lei, a procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, requereu ao Tribunal […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Para registro histórico.

No site do MPF

MP Eleitoral requer e relator determina que coligação deixe de apresentar ex-presidente Lula como candidato

Objetivo da procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, é assegurar cumprimento de decisão da corte eleitoral e da lei vigente

Atuando na condição de fiscal da lei, a procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, requereu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que assegurasse o cumprimento da decisão da própria Corte, que indeferiu o registro de candidatura de Luís Inácio Lula da Silva a presidente da República. Na tarde deste domingo (9), o relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, acolheu os pedidos da PGE, determinando que a coligação O Povo Feliz de Novo (PT e PCdoB) se abstenha de fazer propaganda eleitoral da candidatura do ex-presidente, nem de apoio à tal candidatura, cujo registro foi sumariamente indeferido no dia 31 de agosto. Na sessão, por maioria de votos (6 a 1), os ministros decidiram que Lula não poderia participar – na condição de candidato – de atos de campanha, como a propaganda eleitoral no rádio e na TV.

No pedido, Raquel Dodge afirmou que o ex-candidato não tem cumprido a decisão da Corte, o que autoriza o pedido de providência para resguardar a autoridade do TSE, “com adoção de medidas destinadas à efetivação da tutela específica”, além de defender a proibição “do uso de qualquer expressão – escrita, oral, pictográfica ou gráfica, que faça referência ao ex-presidente como candidato”. A PGE também requereu que o candidato Fernando Haddad não tenha seu nome associado ao ex-candidato Luiz Inácio Lula da Silva em expressões como “vice do Lula”, “Lula-Haddad”, “estamos com Lula”, “vamos com Lula” e qualquer outro jogo de palavras capaz de induzir o eleitor a erro.

Na decisão, o ministro Roberto Barroso afirmou que os fatos mencionados pela PGE evidenciam a recalcitrância da Coligação “O Povo Feliz de Novo” em cumprir a determinação do TSE. Por isso, determinou que a coligação e o ex-presidente se abstenham, em qualquer meio ou peça de propaganda eleitoral, de apresentar Luiz Inácio Lula da Silva como candidato e apoiá-lo na condição de candidato, sob pena de suspensão da propaganda eleitoral da coligação, no rádio e na televisão. “A implementação desta decisão, em caso de novo descumprimento, poderá ser efetivada diretamente pelos juízes auxiliares competentes para apreciar as reclamações ou representações relativas ao descumprimento da Lei 9.504/1997, conforme previsto no art. 96, § 3º, da Lei 9.504/1997”, pontua Barroso em um dos trechos da decisão.

Ao apresentar a Reclamação, a PGE sustentou que a medida é necessária para impedir a indução de eleitores em erro quanto à existência de uma candidatura cujo registro foi negado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Íntegra da Reclamação da PGE

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

evlaldo ciríaco

11/09/2018 - 10h14

Ela foi comparada a que mesmo? por um indivíduo que estar sendo processado. Então a Sociedade Brasileira de Proteção aos Animais, deve se houver ainda tempo, entrar com um recurso ADESIVO, para processar também esses individuo, pois ele ofendeu toda a classe dos animais.

David Guerra

10/09/2018 - 21h30

Podem citar o nome Lula, desde que seja o meirelles, alckmin e o candidato que tem bolso até no nome, de preferência “atribuindo” e difamando qualquer coisa que para outros “não vem ao caso”.

gN

10/09/2018 - 18h37

E o PT esticando a corda, na hora Q arrebentar vão ficar chorando e gritando perseguição

    nelson

    10/09/2018 - 20h30

    ora BOBINHO LULA É PT É HADDAD É 13 É BRASIL é POVO todos os GOLPISTAS TÃO USANDO A IMAGEM DE QUEM TEM VOTOS E FAZENDO PROPAGANDA PARA O PT 13.


Leia mais

Recentes

Recentes