Menu

TODOS OS CAMINHOS LEVAM A CIRO

TODOS OS CAMINHOS LEVAM A CIRO Por Rômulo Oliveira * Em maio de deste ano escrevi artigo com titulo similar a este. Naquele momento da corrida eleitoral, já dava para perceber que Ciro pautaria o conteúdo programático da campanha. Só não achava que tanto. Ontem, o debate da TV Globo consolidou a impressão que os […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

TODOS OS CAMINHOS LEVAM A CIRO
Por Rômulo Oliveira *

Em maio de deste ano escrevi artigo com titulo similar a este. Naquele momento da corrida eleitoral, já dava para perceber que Ciro pautaria o conteúdo programático da campanha. Só não achava que tanto. Ontem, o debate da TV Globo consolidou a impressão que os outros debates já demonstravam.

Definitivamente, todos os candidatos desta eleição utilizaram referências que Ciro Gomes propõe há anos em seus planos de governo para balizar suas propostas. É um fato.

Álvaro Dias e Henrique Meirelles, defendem uma espécie de PROUNI para o ensino infantil, utilizando a estrutura de creches privadas em comunidades para servir às populações com incentivo do governo, algo que o programa de Ciro aponta a partir da sua experiência pelo governo do Ceará.

Fernando Haddad foi além, copiou mais 50% da proposta original do programa de Ciro, entre as cópias está o programa “Dívida Zero”, um CTRL C CTRL V do Programa “Nome Limpo” proposto por Ciro antes mesmo de o petista assumir a condição de titular no lugar de Lula.

Haddad, assim como Geraldo Alckmin, tem em comum a defesa da cobrança de imposto sobre lucros e dividendos das empresas, algo que nem PT, nem PSDB fizeram em suas passagens em seus governos. Alckmin consegue ser pior, pois fala em cobrar o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) retirando impostos de empresas que reinvestem o lucro, medida que vetou nas suas 4 passagens pelo governo de São Paulo. A proposta é defendida por Ciro desde 1996 no livro “O Próximo Passo – Uma Alternativa Prática ao Neoliberalismo” que tem a co-autoria do professor de Harvard, Mangabeira Unger.

Guilherme Boulos, por sua vez, fala em capitalizar a previdência social. Algo inimaginável para um candidato de extrema esquerda. Não basta lembrar que o surgimento do PSOL se deveu a ruptura da ala petista que votou contra a mini-reforma da previdência do governo Lula. Ou seja, mais uma proposta do bizaco do ex-governador cearense.

Marina Silva, por fim, propõe a integração do Agronegócio com a sustentabilidade. Ideia que Ciro expõe no seu plano a partir da do zoneamento econômico-ambiental para o setor, bagagem da experiência da senadora Kátia Abreu, sua vice.

Pelo o que se pode perceber, por trás das críticas ao jeito firme e determinado de Ciro Gomes, se esconde o respeito que seus adversários tem por suas ideias, mesmo quando não citam a fonte.

Ciro se mostrou ao longo desta eleição o candidato mais preparado para a missão de levar o país ao Centro progressista. Tem domínio dos dados, firmeza de posição, projeto nacional e experiência. Não é a toa que uma onda de apoios tem apontado em sua direção nos últimos dias visando o fim da polarização entre a corrupção do PT e o autoritarismo de Bolsonaro.

Não se sabe se o movimento em sua direção será capaz de leva-lo ao segundo turno, mas o seu desempenho frente à Bolsonaro deveria servir de alerta e bússola para o campo progressista. É o único que derrotaria o candidato do PSL numa eventual disputa direta.

Ainda dá tempo para uma reviravolta, algo que a história recente das eleições prova que é possível, são apenas 9 pontos atrás do 2º colocado que detém rejeição parelha ao 1º colocado, ou seja, a eleição está em aberto e surpresas podem acontecer.
Que assim seja, pois o que se percebe até aqui, é que entre conteúdo e expectativa, todos os caminhos levam a Ciro.
Fica a torcida para que no domingo, o eleitor perceba esse caminho também.

* Advogado, professor. Ex-secretário do Orçamento Democrático de João Pessoa/PB.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Veller Souza

07/10/2018 - 17h15

Votam no Ciro, pois não querem nem Haddad e nem Bostonaro, não é pq o Ciro é melhor, mas o menos pior na visão dessas pessoas já que não deu para emplacar o Alckimin.
São eleitores do Alckimin que surtaram.

Jose carlos

07/10/2018 - 17h09

O Ciro fala demais e se ferra sozinho. Se tivesse falado menos seria o candidato do Lula.
Pode até ser que ganhe, mas precisa se controlar mais para não por tudo a perder.

Sérgio Rodrigues

06/10/2018 - 23h16

PQP!….

marco antonio

06/10/2018 - 16h39

Melhor ciro reconhecer sua insignificância e apoiar Haddad quem sabe pode ser um faxineiro lá no jaburu.

Renata Drummond tostes Facchini

06/10/2018 - 04h19

Você acredita mesmo que o petista de raiz ou melhor o Lulista votaria em Ciro, depois das múltiplas acusações e quase ofensas que ele dirigiu a Lula/PT , isto par anão mencionar Dilma, durante a sua campanha, com o objetivo de se higienizar.
E você acredita que com a miuçalha de votos que ele angariaria na direita e com os os petistas não taos lulistas ele teria chances de ultrapassar Haddad? Agora então ele quer que Haddad renuncie em nome da terceira via. Você garante que existe a tal terceira via? Por que não renuncia ele Ciro?Se ele renunciar, quem sabe alguns ciristas conscientes não migram para Haddad?
Ciro se auto implodiu, e ajudou bastante a polarização com este discurso de anti-petismo contra o fascismo. Que ante petismo? Lula levaria a eleição em 1o turno! No fundo Ciro e sim preparado, tem um bom plano de Governo, mas o do PT eh mais amplo, e eh melhor você verificar quem copiou de quem.
Mas alem disso eh também um Cel. de Sobral, tem sim preconceito contra mulher e homossexual.Finge não se-lo. Mas você esqueceu o inesquecível momento em que ele disse que mulher servia para dormir com ele, não eh? Isto não se apaga nem se raspado a fogo. Ouvir isto da boca de Ciro eh muito pior que ouvir da boca do Bozo, porque o Bozo representa o lado negro da força, o tosco, o ignorante ,o incapaz. Mas Ciro não, Ciro não tem como desfaçar, ele eh inteligente demais para se permitir uma fala deste tipo. Mas fez, e pode escrever fara de novo.
Procure um cidadão de Sobral e converse com ele.

    Marcelo Oliveira Soares

    06/10/2018 - 15h30

    É por isso que essa esquerda está totalmente perdida. Praticamente morta e enterrada. Por isso que Lula levaria no primeiro turno. Ele está além dessa esquerda que só sabe chorar por uma suposta opressão às mulheres e homossexuais. Eu não vejo nenhum esquerdista lutando pelo povo. Lutam praticamente por aborto, endeusamento de homossexuais, contra uma suposta violência contra a mulher (mas quem morre mesmo são homens), liberação de drogas e fica nisso. Nesse rame-rame importado de EUA e Europa. O povo brasileiro cansou dessa chatice e vai escolher alguém que vai na direção oposta desse discurso patético.

      Paulo

      06/10/2018 - 23h52

      Marcelo, não sou de esquerda, mas espero que você seja! Pois, sendo, sua análise é ainda mais relevante e perspicaz (uma autocrítica, não pessoal, mas coletiva), e, até onde percebo, impressionantemente fidedigna, e, possivelmente, inédita (pode haver, talvez, alguma discussão intramuros, nesse aspecto, mas desconheço, pois não frequento esses “fóruns”)…

      Serg1o Se7e

      08/10/2018 - 08h42

      Excelente resumo.

Paulo

05/10/2018 - 23h47

Querem que o PT abdique de sua posição hegemônica, na esquerda? É isso mesmo? Não abdicará nem pra barrar Bolsonaro. Há coisas que são tão óbvias…

ANÁLISE SENSATA!

05/10/2018 - 21h54

Será que ninguém entendeu ainda?

É lógico que o PT sabe que Haddad vai perder para o Bolsonaro no segundo turno; por causa das enxurradas de delações que ainda estão por vir (nem vazou ainda a delação do Marcos Valério) no segundo turno, contra Lula, o PT e o próprio Haddad…

Mas, talvez, é isso mesmo que o PT quer!

Quem sabe, torcendo para os direitos trabalhistas regredirem aos do século 19, para a extinção dos sindicatos, para os militantes e blogueiros de esquerda serem perseguidos, torturados e extraditados pelas novas hordas de milícias bolsonazifascistas do novo governo de extrema direita.

Quem sabe, até sonhando com o sacrifício de Lula na prisão; a fim dele se tornar um verdadeiro mártir de esquerda…

Quem sabe, estão com saudade da Ditadura Militar e querem reviver aquele antigo sonho utópico da revolução cultural…

Para, quem sabe assim, a esquerda morrer e, como uma fênix, renascer das cinzas do PT…

Bem, o Brasil e os brasileiros que se explodam!

Por isso, o ÚNICO VOTO ÚTIL é em CIRO GOMES…

Mesmo porque, se ele não conseguir salvar o Brasil da dança na beira do abismo, ninguém mais conseguirá!

joao carlos

05/10/2018 - 21h49

Amanhã cedo estou esperando Haddad renunciar a candidatura e deixar Ciro salvar o Brasil de algo pior que corrupção, o ódio.

Artur Luis Barbosa

05/10/2018 - 20h38

Agora é tarde, Miguel.


Leia mais

Recentes

Recentes