Menu

Os casos de corrupção da família Bolsonaro

(Na foto, Jair e Eduardo Bolsonaro posam na Oktoberfest de Bluemenau, em outubro de 2015. A passagem de Eduardo para SC foi comprada com dinheiro público) Duas escandalosas matérias da Folha demonstram o tamanho da hipocrisia do discurso de Bolsonaro – e de muitos dos seus eleitores. A primeira é a notícia de que empresários bancam […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Na foto, Jair e Eduardo Bolsonaro posam na Oktoberfest de Bluemenau, em outubro de 2015. A passagem de Eduardo para SC foi comprada com dinheiro público)

Duas escandalosas matérias da Folha demonstram o tamanho da hipocrisia do discurso de Bolsonaro – e de muitos dos seus eleitores.

A primeira é a notícia de que empresários bancam campanha contra o PT pelo Whatsapp.

São contratos de milhões de reais com empresas que disparam centenas de milhões de mensagens pelo aplicativo. A prática é contra a lei eleitoral, que proíbe doações empresariais para campanhas bem como doações não declaradas.

Um levantamento realizado pelos professores Pablo Ortellado (USP), Fabrício Benvenuto (UFMG) e pela agência de checagem de fatos Lupa em 347 grupos de WhatsApp encontrou, entre as imagens mais compartilhadas, apenas 8% que podem ser classificadas como verdadeiras.

Resumindo, a campanha de Bolsonaro está sendo inflada por uma enxurrada de dinheiro ilegal que, por sua vez, financia um tsunami de notícias falsas sobre os eleitores.

A segunda notícia é a de que Eduardo Bolsonaro, filho do candidato à presidência e deputado mais votado do país, usou verba de sua cota parlamentar para viajar para Santa Catarina praticar tiro ou tomar chope na Oktoberfest. A matéria está aqui.

A cota parlamentar é nada mais, nada menos que dinheiro público. Nosso dinheiro, ao qual os deputados têm direito apenas para custear gastos vinculados à atividade parlamentar.

O escândalo das mensagens ilegais – e falsas – via Whatsapp é uma sofisticação do método já usado em 2014, quando boatos sobre o delator Youssef, por exemplo, espalharam-se às vésperas das eleições.

Trata-se de uma pesada interferência ilegal na manifestação da vontade popular que pode decidir a eleição. Corrupção das grossas e com uma intensidade e alcance inéditos.

A farra das passagens do filho de Bolsonaro, por sua vez, é o caso clássico de corrupção da política brasileira: uso de dinheiro público para fins particulares. O caso da Val, funcionária fantasma de Jair Bolsonaro que vendia açaí no horário do expediente, também entra nessa categoria.

A revelação desses casos torna surreal o grande argumento usado por eleitores de Bolsonaro para ignorar seu despreparo, seu discurso de ódio e seu autoritarismo, o de que “o PT é corrupto”.

Votar em corruptos desse naipe usando a desculpa da “corrupção do PT” também é corrupção.

Do próprio voto.

 

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Deusdedit Leal da Silva

23/10/2018 - 10h00

O lá Pedro escrevo e não vejo as minha publicações porque será?

Deusdedit Leal da Silva

23/10/2018 - 09h58

O lá Pedro de que lado você esta ? Você realmente é um petista de carteirinha. Veja só o avião que o Adalto esta usando ´´e o avião mais caro do Brasil e do mundo, com que dinheiro? Isto esta cheirando dinheiro ilegal? Seja um jornalista de verdade!!! Vitimar o Adalto é sacanagem. E quanto o que falou o Deputado Eduardo Bolsonaro , em relação ao STF, porque toda esta celeuma ? O Zé Dirceu falou um monte da Corte e até ai ninguém se sentiu melindrado. Quando Damous falou os diabos do Moro e do Tribunal de porto alegre vocês ficam quietos. O que acontece com a imprensa em relação ao pt? é rabo preso? Munda o rumo da sua publicações. Deixa de ser tendencioso. Com todo nos brasileiros ajudando na campanha do Bolsonaro você acha que estamos ganhando dinheiro? E quando Lula fez a pre- campanha pelo Brasil inteiro de avião e de ônibus era tudo legal não mesmo. Pt nunca mais, principalmente com esta ideologia comunista marxista? Tudo que não presta o pt vai deixar para o Bolsonaro limpara e arrumar. Coisa feia transformou as escolas numa sodoma e gomora. Coisa feia a imprensa todas com o rabo preso. É ruim em Predo. Você é muito novo vai ter muito tempo para pensar . Um grande abraço. .

Leon trotsky

20/10/2018 - 01h33

Estamos vivendo um horror civilizatorio. Aguardo demais esperanças pelo imponderável. Que país que temos! Que classe média idiota, ingrata, analfabeta… desde 1500, dos 518 anos de Brasil, 388 foram de escravidão. Tá entranhado na alma. Que horror! Pobre país.

Pedro

19/10/2018 - 11h23

Caríssimos leitores do Cafezinho, vamos falar sério: a eleição está perdida para nós da esquerda. Mais uma vez o Lula/PT fizeram a escolha errada. Não, não era o Hadadad o homem certo para essa tarefa porque ficou claro pelos seus pronunciamentos q ele não tem a veia politica necessária para enfrentar tal situação. Buscar conciliação com o JB, o algoz do PT, defenestrar o Zé Dirceu um dos fundadores do PT e artífice da conquista do planalto em 2002, e mais recentemente fazer elogios velados ao Moro, que na prática destruiu o PT (e a esquerda em geral), era tudo q a direita queria. Doravante a esquerda terá q passar por uma profunda reconfiguração de seus líderes se quiser sonhar com o poder novamente. Chega de ícones inventados e lapidados para só ganhar eleições e depois não fazer nada por absoluta incapacidade operativa. O Bolsonaro tb é uma grande mentira da direita e não terá muitas consequências. O povo logo se dará conta deste outro equívoco.

Rômulo Rodrigues

19/10/2018 - 05h32

Os disparos dos WhattsApp, com muito mais velocidade, devido à tecnologia, seguem o mesmo método de mentiras e terror do tempo do IBADE e seu correspondente MAQUIS para eleger congressistas e derrubar governos pela mentira, mentira, mentira.


Leia mais

Recentes

Recentes