Menu

Últimas pesquisas mostram corrida apertada pelo Planalto

As quatro pesquisas divulgadas ontem à noite mostram uma reta final cheia de emoções. Vox Populi A Vox Populi/247 traz empate entre os dois candidatos, cada um com 50% dos votos válidos. Nos votos totais, as intenções de voto são de a 43% a 43%. Ninguém/brancos/nulos somam 9% e “não sabe” ou “não respondeu”, 5%. […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

As quatro pesquisas divulgadas ontem à noite mostram uma reta final cheia de emoções.

Vox Populi

A Vox Populi/247 traz empate entre os dois candidatos, cada um com 50% dos votos válidos.

Nos votos totais, as intenções de voto são de a 43% a 43%. Ninguém/brancos/nulos somam 9% e “não sabe” ou “não respondeu”, 5%.

A pesquisa foi realizada no próprio sábado.

Foram entrevistados 2.000 eleitores de 16 anos ou mais, em 121 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

CNT/MDA

Os resultados da 142ª Pesquisa CNT/MDA indicam que Jair Bolsonaro (PSL) lidera a preferência dos votos para presidente da República, com 56,8% dos votos válidos, contra 43,2% de Fernando Haddad.

Considerando-se os votos totais, Jair Bolsonaro aparece com 48,5% das citações, enquanto Fernando Haddad aparece com 37,0%, além de 10,3% que pretendem anular ou votar em branco e 4,2% de indecisos.

Em relação aos níveis de rejeição para os candidatos, 51,2% dos entrevistados disseram que não votariam em Fernando Haddad de jeito nenhum. Para Jair Bolsonaro, esse índice é de 42,7%.

O período de coleta foram os dias 26 e 27 de outubro.

Datafolha

Pesquisa Datafolha realizada no dia 26 e 27 traz Bolsonaro na liderança, com 55%, versus 45% de Haddad. A diferença entre um e outro, que era de 18 pontos há uma semana, caiu para 10.

 

Ibope

No Ibope, a diferença caiu para 8 pontos.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Albert

28/10/2018 - 14h41

Varios famosos já relataram ameaças e assédios por declararem votos na candidatura da democracia. Há muitos relatos de ataques a conhecidos de famosos. Há relatos de mortes e violências. Os milicianos do bolsonaro agem
impunemente com muita violêcnai. E continuam disparando fake news.

NeoTupi

28/10/2018 - 10h57

Mais do que apertada, mostram tendência de virada. Em todas as pesquisas Haddad subindo e Bolsonaro caindo. Ibope diferença de 6 pontos (basta virar 3) nos votos totais. Datafolha diferença de 8 pontos (basta virar 4).
Considerando a tese do Ulisses Guimarães de que a margem de erro é a margem de lucro, no limite da margem de erro, o Ibope em votos totais pode ser Bozo 45% x 43% Haddad. No Datafolha, no mesmo limite, da 45% x 41%. Sendo que estas pesquisas foram a campo na sexta e no sábado, pegando só parte do crescimento de Haddad.

    Ronaldo Gonçalves

    28/10/2018 - 15h45

    Não force a barra, cara. Sabe qual é a probabilidade de se estar numa das beiras de um intervalo de confiança de 95%? É de apenas 2,5%! É o que sobra: 2,5% para cada lado fora do intervalo, para completar 100%.
    Tendência de virada? Quisera eu…
    É apenas tendência de convergência, mostrando que o povo não tem a mínima ideia de qual seria o melhor presidente e que o resultado final será um empate (não técnico, mas político): menos de 10 pontos percentuais de diferença entre os dois candidatos. O mesmo tem ocorrido nos Estados Unidos e ocorreu aqui em 2014.
    O que está errado é o sistema representativo político em que candidatos são vendidos ao povo como sabonete e pasta de dente. Precisamos pensar em um sistema melhor.

julio

28/10/2018 - 10h02

Cá pra nós, acho que o Vox exagerou um pouco. A análise mais correta é que quem lidera nos grandes centros do sudeste é o favorito e, eu não vejo o Haddad com crescimento significativo nessa região. Tomara a deus que eu não esteja correto.

Francisco

28/10/2018 - 09h10

Cafezinho, mostre o que estatisticamente interessa, os votos totais, Bolsonaro 47% e Haddad 41% ou seja, 6% de diferença e necessidade de reverter-se 3% + 1 votos, sem falar nos, brancos, nulos e indecisos, disponíveis com 12%.

PS: A pesquisa Ibope, como a Datafolha, abrangem a sexta-feira e a Vox (empate) apenas o sábado.


Leia mais

Recentes

Recentes