Vila Militar do Chaves (Adnet satiriza Bolsonaro)

Divulgação assessoria

Eliane Brum: “O homem mediano assume o poder”

Por Miguel do Rosário

07 de janeiro de 2019 : 12h12

Esse artigo da Eliane Brum está sendo muito discutido nas redes sociais, nos últimos dias. Reproduzimos apenas o primeiro parágrafo. Leia a íntegra no site do El País. Depois volte para comentar aqui.

O homem mediano assume o poder

O que significa transformar o ordinário em “mito” e dar a ele o Governo do país?

Por Eliane Brum, no El País

Desde 1 de janeiro de 2019, o Brasil tem como presidente um personagem que jamais havia ocupado o poder pelo voto. Jair Bolsonaro é o homem que nem pertence às elites nem fez nada de excepcional. Esse homem mediano representa uma ampla camada de brasileiros. É necessário aceitar o desafio de entender o que ele faz ali. E com que segmentos da sociedade brasileira se aliou para desenhar um Governo que une forças distintas que vão disputar a hegemonia. Embora existam várias propostas e símbolos do passado na eleição do novo presidente, a configuração encarnada por Bolsonaro é inédita. Neste sentido, ele é uma novidade. Mesmo que seja uma difícil de engolir para a maioria dos brasileiros que não votou nele, escolhendo o candidato oposto ou votando branco, nulo ou simplesmente não comparecendo às urnas. Bolsonaro encarna também o primeiro presidente de extrema direita da democracia brasileira. O “coiso” está no poder. O que significa?

Continue a ler aqui.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

6 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Apolônio

07 de janeiro de 2019 às 14h20

Putz, juro que tentei. Mas depois do terceiro parágrafo, era mimimi feminista demais pra mim, então pulei para os dois últimos e continuo não sabendo se há alguma argumentação no texto ou se é realmente só choradeira de quem vai ter de viver sob um governo de machos brancos heterossexuais. Excelente exemplo do pensamento identitário-belicista que se apossou da esquerda, afugentou dela a classe média pagadora de impostos e ajudou a torná-la (a esquerda) eleitoralmente inviável, num dos países com maior desigualdade socioeconômica do planeta. Tá muito longe de estar maduro um debate sobre questões identitárias neste país. Primeiro tem que garantir que o contribuinte receba serviços públicos condizentes com o imposto que paga.

Responder

Renato

07 de janeiro de 2019 às 12h40

Então estamos melhorando. J Antes já tivemos um homem inoperante , um homem corrupto e uma mulher idiota!

Responder

João Cirono Gomes

07 de janeiro de 2019 às 12h13

TEM QUE LIMPAR GERAL

SE QUISER PASSAR O PAÍS A LIMPO, TEM QUE EXIGIR A DEVOLUÇÃO DOS VALORES ROUBADOS, E ACABAR COM ESTA LEI DE IMUNIDADE, O RESTO É SÓ LOROTA, PARA LUDIBRIAR OS SIMPLÓRIOS!

QUE ADIANTA QUEIMAR O PT, FICAR FALANDO EM ACABAR COM O PT; SE A PRÓPRIA DIREITA CANHOTA, ESTA AJUDANDO OS POLÍTICOS PETISTAS EMIGRAREM PARA OUTROS PARTIDOS?

QUANTA INFANTILIDADE: POR ACASO LADRÃO QUE MUDA DE CASA, SE TORNA INOCENTE E DEIXA DE ROUBAR?

BOLSONARO SE FINGE DE DIREITA E OPOSIÇÃO, MAS SEMPRE FOI DE PARTIDOS ALIADOS AO PT, E OS ALIADOS DISTRIBUEM VOTOS, CARGOS E BENEFÍCIOS ENTRE ELES.

BOLSONARO FOI ELEITO EM VÁRIAS ELEIÇÕES POR URNAS ELETRÔNICAS, MAS CRITICAVA AS URNAS ELETRÔNICAS, E ESCONDIA QUE O MAIOR GOLPE CONTRA A NAÇÃO VIRIA DAS ALIANÇAS.

OS VOTOS DO BOLSONARO E DE TODOS OS ALIADOS VEM DE LONGAS DATAS AJUDANDO ELEGER CANDIDATOS DO PT, E AJUDANDO FORTALECER O COMUNISMO.

NOTEM QUE, DEVIDO A ALIANÇAS; DOS 513 DEPUTADOS 496 CORRUPTOS E COMUNISTAS, MESMO SENDO REPUDIADOS NAS URNAS PELOS ELEITORES, FORAM REELEITOS POR VOTO DE LEGENDA.

E OS CORRUPTOS, PETISTAS E COMUNISTAS QUE FICARAM DE FORA, O PRÓPRIO BOLSONARO QUE SE FINGE DE HONESTO E DE OPOSIÇÃO, ESTA SEGUINDO A RISCA A CARTILHA DO COMUNISMO; RECOLOCANDO ESTES CORRUPTOS, COMUNISTAS E PETISTAS EM CARGOS PÚBLICOS, E EM MINISTÉRIOS, PARA QUE SEJAM ACOBERTADOS PELA LEI DE IMUNIDADE E PERMANEÇAM IMPUNES.

BOLSONARO DIZ QUE A ESQUERDA NÃO APROVAVA SEUS PROJETOS, MAS ELE SEMPRE VOTOU A FAVOR DE TODOS OS PROJETOS DO PT, QUE SÓ BENEFICIAM OS POLÍTICOS E ESCRAVIZAM OS TRABALHADORES.

BOLSONARO TRAIU OS TRABALHADORES, VOTANDO A FAVOR DA TERCEIRIZAÇÃO.

VOTOU A FAVOR DO PERDÃO DAS DIVIDAS MILIONÁRIAS DOS EMPRESÁRIOS E DOS BANQUEIROS QUE BANCAM CAMPANHA POLÍTICA.

VOTOU A FAVOR DA ENTREGA DO PRÉ-SAL AOS COMUNISTAS CHINESES.

BOLSONARO É A FAVOR DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA,

MAS NÃO FALA EM COBRAR AS EMPRESAS E OS BANCOS QUE DEVEM MAIS DE QUINHENTOS BILHÕES A PREVIDÊNCIA,

BOLSONARO FALA EM MEXER NA APOSENTADORIA, EM ACABAR COM AS FÉRIAS E DÉCIMO TERCEIRO DOS TRABALHADORES.

FALA EM PRIVATIZAR OS CORREIOS E ATÉ O AMAZONAS. MAS NÃO FALA EM EXIR QUE OS CORRUPTOS PRESTEM CONTAS DAS VERBAS DAS EMPRESAS QUE FORAM PRIVATIZADAS.

BOLSONARO, OS DEMAIS POLÍTICOS, OS JUÍZES E OS GENERAIS SANTINHOS, NÃO SABEM QUE AS VERBAS DAS EMPRESAS QUE FORAM PRIVATIZADAS DARIAM PARA PAGAR AS DIVIDAS INTERNAS E EXTERNAS, E QUE SOBRA MUITO DINHEIRO?

É MUITO ESTRANHO, UM POLÍTICO QUE TEM MAIS DE TRÊS DÉCADAS DE VIDA PÚBLICA, UM JUIZ, OU GENERAL DESCONHECER ESTES FATOS.

QUER SABER?

BOLSONARO E MUITOS OUTROS FALSOS PATRIOTAS ESTÃO VISANDO SOMENTE SEUS BENEFÍCIOS, POIS DE LONGAS DATAS ESTÃO AGINDO COMO INTEGRANTES DESTA QUADRILHA DO CRIME POLÍTICO ORGANIZADO, QUE ESTA CORROENDO AS ENTRANHAS DA NAÇÃO E ESCRAVIZANDO A POPULAÇÃO!

ESTÃO tentando DISTORCER FATOS PARA LUDIBRIAR A POPULAÇÃO.

MAS CONTRA FATOS NÃO EXISTE ARGUMENTOS!

https://noticias.gospelprime.com.br/general-heleno-o-pt-tentou-levar-o-pais-para-o-socialismo/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=gospelprime&fbclid=IwAR1gcveErFtKc_rF_-VQetPYVCzfijzbkopp2dGg2QXtjyNfzVipN5Y8MyE

Responder

    José

    07 de janeiro de 2019 às 15h41

    O bolsonazi é o maior artista na farsa da faca. O vídeo que está na net não deixa dúvidas foi publicado por um comentarista aqui no artigo do discurso, abaixo. Está a serviço da Cia este sem vergonha obedece o Moro e levou os generais a embarcarem nessa furada. Brasil, um país de tolos.

    Responder

Deixe uma resposta