Menu

Lula, Vavá, civilização e barbárie

Por Rogerio Dultra dos Santos Lula não é mais um líder, um estadista que mudou o país. Morto-vivo na casa de Curitiba, ele é um sintoma do que virou o Brasil. Antes de Lula ter seu legado grotescamente atingido pela violência de um setor politizado e corrupto do judiciário, havia um credo na permanência das […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Rogerio Dultra dos Santos

Lula não é mais um líder, um estadista que mudou o país. Morto-vivo na casa de Curitiba, ele é um sintoma do que virou o Brasil. Antes de Lula ter seu legado grotescamente atingido pela violência de um setor politizado e corrupto do judiciário, havia um credo na permanência das instituições democráticas, nos direitos fundamentais cantados em verso e prosa por Ministros do STF. Mas quando até mesmo os generais atestam a falta de humanidade dos carrascos do Presidente, o país pode, finalmente, se assumir como a farsa que tem sido acusado de ser.

E o que é o Brasil hoje? Seria mais uma vítima do que alguns chamam de guerra híbrida? Ou existe algum incauto que radica a dissolução da ordem política à genialidade de juízes de piso e procuradores que decidem violar a lei em jogral coletivo, pela simples e estrutural covardia que os constitui?

Não. O Brasil que é velado hoje – junto com o Vavá, irmão do Presidente –, não foi morto e sepultado por seus filhos diletos, pelos concurseiros vitoriosos, pelas corporações sedentas de poder, incrustadas no sistema repressivo. Seria uma quimera resolver uma questão tão complexa a partir de elementos tão primários.

Quando o STF resolve violar o direito mais sagrado de qualquer preso, que é poder enterrar seus entes queridos, lançar olhos para a geopolítica, para a cobiça que cerca as nossas riquezas talvez seja mais producente que procurar nos covardes a responsabilidade que permitiu esse retrocesso civilizacional.

E é importante um parênteses repetido ad nauseam nesta última quarta-feira. Desde que Sófocles relegou Creonte à figura mais patética das tragédias gregas, quando impediu que Antígona enterrasse o próprio irmão, o ocidente entendeu ser algo de profundamente humano permitir esta conexão afetiva: mesmo aqueles considerados os socialmente mais abjetos e marginais deveriam ter o direito de velar os seus.

Diga-se de passagem que, a se creditar válida a historiografia grega, a civilização nasceu da ode aos mortos. O discurso de Péricles às primeiras vítimas da batalha entre Atenas e Esparta é o documento desta trama de nossa tradição, incrustada inclusive na Lei de Execução Penal, nunca dantes questionada neste ponto.

Honrar os que foram nos torna melhores. Nos conecta com a vida social. Nos possibilita desejar defender a cidade e suas leis. O Art. 120 da Lei de Execução Penal trata exatamente disso. O STF em tempos de regularidade pré-lulista também. Mas algo se quebrou. E é preciso dizer, entretanto, que a nossa derrota civilizacional não nasce nem acaba no direito, ou nas interpretações escrotas que se fazem dele nesta data.

O Brasil, ontem, atravessou o rubicão. Resolveu eliminar institucionalmente quaisquer limites de civilidade, sem que ninguém ousasse questionar institucionalmente. Dizem os conservadores, como Emerson, que as instituições são a sombra alongada de um homem. Somos a sombra de uma mediocridade que fede.

Hoje, talvez com mais clareza, o país assiste bestializado a possibilidade de ser soterrado por uma miríade de dejetos tóxicos, espalhados estrategicamente para sentirmos na pele o que significa uma bolsa de… dejetos tóxicos. A Vale do Rio Doce, nesse sentido, exsurge como um exemplo claro e insofismável da derrota do modelo de privatizações que dominou a sanha de governos como o de Fernando Henrique Cardoso.

Como Temer, FHC fatiou o que conseguiu fatiar, e entregou estatais importantes por preços pornográficos a capitais abutres. Nada diferente do que os donos do poder do momento desejam fazer. Sejam capitães ou generais. Somos filhos bastardos desse processo histórico que insiste em nos empurrar para as impossibilidades do passado. Quando não tínhamos tecnologia nuclear, capacidade industrial, quando éramos apenas exportadores de comodities, país de bananas, tempos da Vale, o butim estava muito mais fácil, lambendo os beiços à nossa porta.

Bastou o cara, aquele cara, ousar pensar que poderíamos ser realmente o país do futuro, e foi fácil entender porque entramos pelo cano. As instituições até então operavam normalmente. Máquinas de moer carne, garantiam que a pobreza se criminalizasse às expensas do Estado.

A compreensão que transformou a era de privatizações em algo legítimo permanece operante. A violência necessária para vender o país, idem. Somos o retrato de um morto que precisa se desenterrar para valer o direito dos seus de sofrerem o luto. Numa instalação militar.

Pode parecer exatamente o contrário, mas nada disso tem que ver com o Brasil. Se as nossas elites escravocratas ainda mandassem alguma coisa, a civilização grega da escravidão imporia a tradição. A tradição só pode ser dilacerada porque não mandamos mais em nossos destinos. Estamos à mercê dos que vêm de fora.

Hoje somos liderados pela exclusiva sanha do capital. Que não se importa com nada. Que não precisa se legitimar em nenhum gesto. Nem no mais ancestral gesto de humanidade.

Talvez o povo entenda isto. Afinal, o Vavá, hoje, tem mais voz que aquele punhado de concurseiros que o deixaram ser enterrado sem o pranto de seu irmão, numa violência que nos traz de volta à barbárie e à escuridão de algo que antecede à guerra, que é o oposto da civilização. E o Brasil, à imagem e semelhança de seu maior líder, se vê morto, sem ninguém com coragem suficiente para enterrá-lo.

Apoie o Cafezinho

Rogerio Dultra

Professor do Departamento de Direito Público da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Justiça Administrativa (PPGJA-UFF), pesquisador Vinculado ao INCT/INEAC da UFF e Avaliador ad hoc da CAPES na Área do Direito.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ataulpho Andrade

31/01/2019 - 14h40

Estamos vivendo a era da falta de vergonha.

Falta de vergonha #1: O que fizeram com Lula é coisa da mais abjeta degeneração. A rigor, esses lavajateiros não são humanos, assim como Bolsonaro. São qualquer coisa, menos humanos.

Falta de vergonha #2: Os militares, que prenderam o Lula e fizeram uma feitiçaria diabólica para eleger o Bolsonaro, não mais escondem seu caráter ditatorial: mandam no judiciário e exigem que Lula vá ver sua família no quartel. Esse exército é uma vergonha para o povo brasileiro, protagonista da pior corrupção possível: não a corrupção miúda do congresso nacional, mas a corrupção do regime institucional como um todo. Militares a serviço da anarquia, da barbárie, da ditadura, da tortura e do imperialismo.

Falta de vergonha #3: Maduro ganhou a eleição mas é ilegítimo. Esse cidadão, Guaidó, se autoproclamou presidente e agora a imprensa o vende como legítimo. A “democrática” Europa mostra sua verdadeira face: ingerência interna nos assuntos venezuelanos, como se a Venezuela fosse uma colônia. Deram até ultimato. O Bolsonaro, que faz apologia da ditadura, é vendido como um democrata. Os EUA, que são o país que mais apoiou golpes de Estado na história, e que também é o país que mais apoia ditaduras, se comporta como se fosse fiscal da democracia. Chegando no limite de propor um genocídio via intervenção militar.

Falta de vergonha #4: PSB, PDT e PC do B, que se dizem partidos de esquerda, estão trabalhando para isolar o… PSL? Não! O PT! Ou seja, esses partidos querem fazer um pacto com o diabo e integrar uma pretensa “institucionalidade” bolsonarista. Querem aderir ao show de horrores para, na cabeça deles, garantir a sobrevivência política. Nada mais errado. E além disso, profundamente vergonhoso…

Quem quiser sair humano dessa história toda vai ter que sair da zona cinzenta e assumir um lado.

Justiceiro

31/01/2019 - 10h42

Se o professor tivesse lido a convocatória de Gleisi para os mortadelas protagonizarem uma bagunça no cemitério, desrespeitando a paz dos mortos ali enterrados, veria que o que Lula queria era fazer proselitismo em cima do cadáver do irmão.

Quando estava solto, Lula teve dois irmãos falecidos e não foi ao enterro de nenhum dos dois.E olha que ele era presidente, era só pegar o avião presidencial e ir ao velório.

Acho que esses dois irmãos não mereceram as lágrimas de Lula

leandro oliveira

31/01/2019 - 10h05

Brazil, o país do futuro… de lama e merda !

    Renato

    31/01/2019 - 13h27

    Desde primeiro de janeiro de 2003 !

      Luiz

      31/01/2019 - 19h34

      Autoridade vergonhosa, desdenhosa desde primeiro de janeiro deste ano.

Roberta

31/01/2019 - 04h46

Bela alegoria! A insônia foi compensada.


Leia mais

Recentes

Recentes