Menu

PSOL critica Liderança da Minoria

Em editorial publicado na página do partido, o PSOL externou algumas críticas à Liderança da Minoria, assumida pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB). Trecho: Não é possível falar em uma Liderança da Minoria quando parte dos partidos dessa suposta minoria estão na base do governo e são de direita (Avante, Solidariedade e Patriota). Um verdadeiro […]

17 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Bancada do PSOL. Divulgação. Jean Wyllys renunciou a seu mandato e foi substituído por David Miranda.

Em editorial publicado na página do partido, o PSOL externou algumas críticas à Liderança da Minoria, assumida pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB).

Trecho:

Não é possível falar em uma Liderança da Minoria quando parte dos partidos dessa suposta minoria estão na base do governo e são de direita (Avante, Solidariedade e Patriota). Um verdadeiro bloco de oposição não comporta aliados do governo. Liderança sem conversa e acordo entre os partidos de esquerda fragiliza a unidade e não tem legitimidade necessária para falar em nome da oposição.

É exagero dizer que Avante é de “direita” ou da base do governo. O partido caminhou com Ciro no primeiro turno e tem deputados combativos muito distantes das ideias do governo.

Quanto ao Solidariedade, é um partido de centro, e ficou neutro no segundo turno. O Patriota não mais integra o bloco, mas também ficou neutro no segundo turno.

De qualquer forma, o PSOL parece estar fazendo uma certa confusão entre “ser de esquerda” e “ser oposição”. A esquerda emergiu muito minoritária na Câmara, com menos de 150 deputados. Se se limitar a costurar acordos entre ela, se ficar numa disputa acadêmica e ideológica para provar quem é mais esquerda, as derrotas serão certas. Se a esquerda costurar com o centro democrático, como o próprio PSOL tentou fazer para trazer votos para seu candidato à presidência da Câmara, Marcelo Freixo, quando divulgou que procuraria Fernando Henrique Cardoso, presidente de honra do PSDB, para conversar sobre a possibilidade de se montar uma “frente democrática” no parlamento, aí sim, teremos chances de conter os avanços mais autoritários do governo Bolsonaro.

***

No site do PSOL

Unir a esquerda para fazer oposição a Bolsonaro e defender a democracia

14/02/2019

Nota da presidência do PSOL, em consulta à bancada na Câmara dos Deputados

Nosso partido está empenhado em unir toda a esquerda e setores democráticos para garantir uma firme oposição ao governo Bolsonaro, em defesa da democracia, da soberania e dos direitos sociais. Foi com esse intuito que o PSOL se uniu ao PT, PSB e REDE no processo de eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e que apresentamos a candidatura de Marcelo Freixo para a presidência da Casa, em contraponto à candidatura apoiada pelo governo Bolsonaro.

A conjuntura exige de todos os partidos de esquerda muita unidade, muita disposição de luta, articulação com os movimentos sociais e não permite vacilações na relação com a base de sustentação do novo governo.

Não é possível falar em uma Liderança da Minoria quando parte dos partidos dessa suposta minoria estão na base do governo e são de direita (Avante, Solidariedade e Patriota). Um verdadeiro bloco de oposição não comporta aliados do governo. Liderança sem conversa e acordo entre os partidos de esquerda fragiliza a unidade e não tem legitimidade necessária para falar em nome da oposição.

Seguiremos lutando para unificar toda a esquerda, trazendo para este campo o PCdoB e o PDT. Para que todos estejam comprometidos com uma oposição que tenha força suficiente para barrar as reformas, especialmente a da previdência, duro ataque contra o povo que será anunciado nos próximos dias, deter os ataques aos direitos e conter o avanço do conservadorismo no país.

14 de fevereiro de 2019

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Clemente Santos gimenez

15/02/2019 - 23h38

O PSOL tendo recaída de PSTU, só ataca a esquerda. Capitão do mato do hegemonismo do PT

    Alan Cepile

    16/02/2019 - 00h07

    Capitão do mato de algo que deixou de existir? Bossa, a esperteza do psol excede! rsrs

Jbtricolor

15/02/2019 - 22h06

PSOL se mostrando cada vez mais um puxadinho do PT, esse é o típico partido “esquerda caviar”, adora pautas identitarias, marcha da maconha etc. etc. etc., mas defender o trabalhismo nada… me admira até Luiza Erundina abraçar essa canoa furada

Justiceiro

15/02/2019 - 19h18

O bom é que chutaram o PT e o Psol. É o começo do fim.

Lula está desesperado querendo dar ordens de dentro da cadeia para que Gleisi seja reeleita presidente do PT, mas Humberto Costa e Jaques Wagner já estão mostrando os dentes e não querem cumprir a ordem.

Se Gleisi não for reeleita como quer o presidiário, será o tiro de misericórdia no “Lula livre”

Cirão tá comendo pelas beiradas. Vai se vingar do presidiário.

    Luiz

    16/02/2019 - 10h09

    Presidiário, cachaceiro…só pode ser um bolsominion tentando se expressar.

Amauri

15/02/2019 - 18h54

PSOL se firmando como pelego e jagunço do PT, atacando as forças de esquerdas que cometem a heresia de não se dobrar às ordens do cachaceiro presidiário. Enquanto isso, a oposição responsável de PDT, PC do B e PSB faz o enfrentamento real ao governo, para vir um cretino oportunista como o Freixo clamar como sua a “vitória” que não tem dedo nenhum nem do PSOL nem do PT. O PT sempre foi um partido de sindicalistas, e não de trabalhadores, mas a atual postura de sacrificar o trabalhador, dividindo e enfraquecendo a oposição à retirada de direitos, é um acinte. Ainda mais quando o motivo para essa traição ao trabalhador é que isso faz parte do plano do PT para chantagear a esquerda como um todo a se colocar à disposição do delírio de tirar o presidiário da cadeia e restaurar-lhe o poder. Nunca vi uma irresponsabilidade desse tamanho, mas que o povo brasileiro fique esperto, agora que viu a verdadeira face de Lula e do PT.

Alan Cepile

15/02/2019 - 17h29

PSOL e PT continuam fora de órbita.

Luiz

15/02/2019 - 16h51

Cara, que canseira! O país indo para o abismo e a esquerda se digladiando entre si. Assim não dá. Mais um pouco e a gente perde a fé.

Cesynha

15/02/2019 - 16h24

PT e PSOL, deveriam para de atacar a esquerda, nem o PSL hostiliza como esses 2.

Cid

15/02/2019 - 14h01

Psol saia do dce

Roque

15/02/2019 - 13h47

A esquerda está mais perdida do que cachorro quando cai de um caminhão de mudança… Tbm depois da surra que o Mito deu nesta esquerda imunda…

    jairo

    15/02/2019 - 17h24

    Surra?kkk só ganhou uma eleição com base em fakenews e mentindo para o eleitor dizendo que os bozos são honestos, nem honestos, nem competentes nem nada, só um meme eleito.

      Matheus

      15/02/2019 - 21h16

      Foi surra justamente por termos sido derrotado pelo Bozo, qualquer outro candidato de direita no 2º turno teria ganho com mais de 15% em cima do PT.

      Renato

      16/02/2019 - 04h21

      Ainda esse mimimi de fake news. Uè, só o Petê se pode se dizer honesto , enganando o eleitor ??

Nilson Moura Messias

15/02/2019 - 13h10

Os comunistas maduros: Avante, Solidariedade, Patriota, PC do B e PDT.

Nilson Messias

15/02/2019 - 13h08

Avante, Solidariedade e Patriota, PC do e PDT são os comunistas maduros, segundo o migué…

    Miguel

    15/02/2019 - 13h44

    Mentir é feio.


Leia mais

Recentes

Recentes