História: Brizola na Unicamp em 1987

Bancada do PSOL. Divulgação. Jean Wyllys renunciou a seu mandato e foi substituído por David Miranda.

PSOL critica Liderança da Minoria

Por Miguel do Rosário

15 de fevereiro de 2019 : 13h01

Em editorial publicado na página do partido, o PSOL externou algumas críticas à Liderança da Minoria, assumida pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB).

Trecho:

Não é possível falar em uma Liderança da Minoria quando parte dos partidos dessa suposta minoria estão na base do governo e são de direita (Avante, Solidariedade e Patriota). Um verdadeiro bloco de oposição não comporta aliados do governo. Liderança sem conversa e acordo entre os partidos de esquerda fragiliza a unidade e não tem legitimidade necessária para falar em nome da oposição.

É exagero dizer que Avante é de “direita” ou da base do governo. O partido caminhou com Ciro no primeiro turno e tem deputados combativos muito distantes das ideias do governo.

Quanto ao Solidariedade, é um partido de centro, e ficou neutro no segundo turno. O Patriota não mais integra o bloco, mas também ficou neutro no segundo turno.

De qualquer forma, o PSOL parece estar fazendo uma certa confusão entre “ser de esquerda” e “ser oposição”. A esquerda emergiu muito minoritária na Câmara, com menos de 150 deputados. Se se limitar a costurar acordos entre ela, se ficar numa disputa acadêmica e ideológica para provar quem é mais esquerda, as derrotas serão certas. Se a esquerda costurar com o centro democrático, como o próprio PSOL tentou fazer para trazer votos para seu candidato à presidência da Câmara, Marcelo Freixo, quando divulgou que procuraria Fernando Henrique Cardoso, presidente de honra do PSDB, para conversar sobre a possibilidade de se montar uma “frente democrática” no parlamento, aí sim, teremos chances de conter os avanços mais autoritários do governo Bolsonaro.

***

No site do PSOL

Unir a esquerda para fazer oposição a Bolsonaro e defender a democracia

14/02/2019

Nota da presidência do PSOL, em consulta à bancada na Câmara dos Deputados

Nosso partido está empenhado em unir toda a esquerda e setores democráticos para garantir uma firme oposição ao governo Bolsonaro, em defesa da democracia, da soberania e dos direitos sociais. Foi com esse intuito que o PSOL se uniu ao PT, PSB e REDE no processo de eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e que apresentamos a candidatura de Marcelo Freixo para a presidência da Casa, em contraponto à candidatura apoiada pelo governo Bolsonaro.

A conjuntura exige de todos os partidos de esquerda muita unidade, muita disposição de luta, articulação com os movimentos sociais e não permite vacilações na relação com a base de sustentação do novo governo.

Não é possível falar em uma Liderança da Minoria quando parte dos partidos dessa suposta minoria estão na base do governo e são de direita (Avante, Solidariedade e Patriota). Um verdadeiro bloco de oposição não comporta aliados do governo. Liderança sem conversa e acordo entre os partidos de esquerda fragiliza a unidade e não tem legitimidade necessária para falar em nome da oposição.

Seguiremos lutando para unificar toda a esquerda, trazendo para este campo o PCdoB e o PDT. Para que todos estejam comprometidos com uma oposição que tenha força suficiente para barrar as reformas, especialmente a da previdência, duro ataque contra o povo que será anunciado nos próximos dias, deter os ataques aos direitos e conter o avanço do conservadorismo no país.

14 de fevereiro de 2019

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

17 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Clemente Santos gimenez

15 de fevereiro de 2019 às 23h38

O PSOL tendo recaída de PSTU, só ataca a esquerda. Capitão do mato do hegemonismo do PT

Responder

    Alan Cepile

    16 de fevereiro de 2019 às 00h07

    Capitão do mato de algo que deixou de existir? Bossa, a esperteza do psol excede! rsrs

    Responder

Jbtricolor

15 de fevereiro de 2019 às 22h06

PSOL se mostrando cada vez mais um puxadinho do PT, esse é o típico partido “esquerda caviar”, adora pautas identitarias, marcha da maconha etc. etc. etc., mas defender o trabalhismo nada… me admira até Luiza Erundina abraçar essa canoa furada

Responder

Justiceiro

15 de fevereiro de 2019 às 19h18

O bom é que chutaram o PT e o Psol. É o começo do fim.

Lula está desesperado querendo dar ordens de dentro da cadeia para que Gleisi seja reeleita presidente do PT, mas Humberto Costa e Jaques Wagner já estão mostrando os dentes e não querem cumprir a ordem.

Se Gleisi não for reeleita como quer o presidiário, será o tiro de misericórdia no “Lula livre”

Cirão tá comendo pelas beiradas. Vai se vingar do presidiário.

Responder

    Luiz

    16 de fevereiro de 2019 às 10h09

    Presidiário, cachaceiro…só pode ser um bolsominion tentando se expressar.

    Responder

Amauri

15 de fevereiro de 2019 às 18h54

PSOL se firmando como pelego e jagunço do PT, atacando as forças de esquerdas que cometem a heresia de não se dobrar às ordens do cachaceiro presidiário. Enquanto isso, a oposição responsável de PDT, PC do B e PSB faz o enfrentamento real ao governo, para vir um cretino oportunista como o Freixo clamar como sua a “vitória” que não tem dedo nenhum nem do PSOL nem do PT. O PT sempre foi um partido de sindicalistas, e não de trabalhadores, mas a atual postura de sacrificar o trabalhador, dividindo e enfraquecendo a oposição à retirada de direitos, é um acinte. Ainda mais quando o motivo para essa traição ao trabalhador é que isso faz parte do plano do PT para chantagear a esquerda como um todo a se colocar à disposição do delírio de tirar o presidiário da cadeia e restaurar-lhe o poder. Nunca vi uma irresponsabilidade desse tamanho, mas que o povo brasileiro fique esperto, agora que viu a verdadeira face de Lula e do PT.

Responder

Alan Cepile

15 de fevereiro de 2019 às 17h29

PSOL e PT continuam fora de órbita.

Responder

Luiz

15 de fevereiro de 2019 às 16h51

Cara, que canseira! O país indo para o abismo e a esquerda se digladiando entre si. Assim não dá. Mais um pouco e a gente perde a fé.

Responder

Cesynha

15 de fevereiro de 2019 às 16h24

PT e PSOL, deveriam para de atacar a esquerda, nem o PSL hostiliza como esses 2.

Responder

Cid

15 de fevereiro de 2019 às 14h01

Psol saia do dce

Responder

Roque

15 de fevereiro de 2019 às 13h47

A esquerda está mais perdida do que cachorro quando cai de um caminhão de mudança… Tbm depois da surra que o Mito deu nesta esquerda imunda…

Responder

    jairo

    15 de fevereiro de 2019 às 17h24

    Surra?kkk só ganhou uma eleição com base em fakenews e mentindo para o eleitor dizendo que os bozos são honestos, nem honestos, nem competentes nem nada, só um meme eleito.

    Responder

      Matheus

      15 de fevereiro de 2019 às 21h16

      Foi surra justamente por termos sido derrotado pelo Bozo, qualquer outro candidato de direita no 2º turno teria ganho com mais de 15% em cima do PT.

      Responder

      Renato

      16 de fevereiro de 2019 às 04h21

      Ainda esse mimimi de fake news. Uè, só o Petê se pode se dizer honesto , enganando o eleitor ??

      Responder

Nilson Moura Messias

15 de fevereiro de 2019 às 13h10

Os comunistas maduros: Avante, Solidariedade, Patriota, PC do B e PDT.

Responder

Nilson Messias

15 de fevereiro de 2019 às 13h08

Avante, Solidariedade e Patriota, PC do e PDT são os comunistas maduros, segundo o migué…

Responder

    Miguel

    15 de fevereiro de 2019 às 13h44

    Mentir é feio.

    Responder

Deixe uma resposta

x
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com