Menu

Oposição declara total rejeição ao texto da reforma da Previdência

Os deputados da oposição ao governo receberam a proposta do governo com perplexidade. Após algumas horas de análise do texto, as reações tem sido de total rejeição ao que consideram como uma reforma absolutamente injusta com os trabalhadores. A deputada federal Jandira Feghali, líder da Minoria, fez uma série de duras intervenções contra a reforma. […]

14 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Facebook

Os deputados da oposição ao governo receberam a proposta do governo com perplexidade. Após algumas horas de análise do texto, as reações tem sido de total rejeição ao que consideram como uma reforma absolutamente injusta com os trabalhadores.

A deputada federal Jandira Feghali, líder da Minoria, fez uma série de duras intervenções contra a reforma. Vale a pena ver a sua resposta à deputada governista Joyce Hasselmann (PSL-SP).

https://www.facebook.com/sigajandira2/videos/vb.208153919219278/2122780861143497/?type=2&theater

O PDT, por sua vez, que esperava uma proposta minimamente passível de ajustes, também rejeitou o texto de maneira integral.

***

No site do PDT na Câmara

Reforma da Previdência: PDT considera texto confuso e injusto para os trabalhadores

Dia 20 de fevereiro de 2019

A bancada do PDT na Câmara declara sua total rejeição à proposta de Reforma da Previdência apresentada pelo Governo nesta quarta-feira (20) e anuncia que vai oferecer resistência à aprovação do texto. Entre os pontos da proposta considerados graves pelos deputados pedetistas, está a chamada “desconstitucionalização” da matéria, que passa a poder ser regulamentada por meio de lei complementar, sujeita a menor quórum de aprovação no Congresso.

Para o líder pedetista, deputado André Figueiredo, o texto é confuso e injusto para os trabalhadores que já estão em atividade. Segundo o parlamentar, a idade mínima para a aposentadoria de 62 anos para as mulheres e 65 para os homens é uma falácia, já que, na prática, será preciso ter 40 anos de contribuição para não haver perdas no valor do benefício. “A grande maioria dos trabalhadores, além de precisarem trabalhar mais tempo, vão ter uma grande redução na aposentadoria”, adverte.

Outro ponto da proposta rejeitado pelos deputados do PDT é a redução do valor do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que passa a ser de R$ 400,00 para idosos com idades entre 60 e 69 anos. Pelas novas regras, apenas os maiores de 70 anos em condição de miserabilidade terão direito ao benefício no valor de um salário mínimo (R$ 998,00). Para André Figueiredo, a reforma vai gerar uma “legião de idosos sem direitos”.

Entre as mudanças que desagradam a bancada, também estão o corte no valor das pensões por morte, que pode chegar a 40%, o endurecimento excessivo das regras para professores e trabalhadores rurais e a omissão, no texto, quanto à contribuição patronal no regime de capitalização. “Não somos contra discutir a reforma da previdência, mas vamos exigir que a comissão especial ouça os especialistas e os diversos segmentos da sociedade. Vamos mobilizar as ruas e os movimentos sociais”, afirma André Figueiredo.

https://www.facebook.com/313990858647773/posts/2258050010908505/

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Gustavo

21/02/2019 - 20h25

Posicionamento completamente dentro do esperado (estranho seria se fosse o contrário). É interessante que esses partidos simplesmente fazem total oposição à reforma, ou seja, nada presta.

Não há um comentário sequer ao fato dos políticos entrarem no regime geral da previdência, aos benefícios fiscais para contratar aposentados que queiram voltar ao mercado de trabalho ou ainda o sistema de capitalização (que embora gere críticas) opcional a quem quiser aderir.

Para esses “defensores do povo” simplesmente nada presta. Incapazes de apontar soluções ou propostas alternativas. É simplesmente ser contra sem qualquer outra alternativa.

Não sou a favor integralmente de todos os pontos da reforma, mas acreditar que toda ela é ruim é realmente digno de quem não quer ajudar a resolver.

    Tiago

    22/02/2019 - 08h45

    A reforma toda é imprestável. Evidentemente o governo colocou alguns pontos para disfarçar, como é a questão dos parlamentares, mas isso não tem efeito prático nenhum . Em relação aos aposentados, estes perdem o direito a ao FGTS e à multa rescisória no caso de demissão sem justa causa.

Justiceiro

21/02/2019 - 13h34

Coitada da tia Jandi…Ela está desesperada..Imagine que a reforma da previdência vai pegar os parlamentares e quem quiser se aposentar, só atuando nesse seguimento, vai ter que se contentar com o que recebe os trabalhadores do lado de cá, do balcão? O limite é menos de seis mil.

Como tia Jandi vai viajar pra Disney, em primeira classe, com essa merreca?

Ah! Antes que me critiquem, perguntem se Jandira Feghali não viaja só de primeira classe|?

Justiceiro

21/02/2019 - 10h19

Jandira, e toda a oposição – que gosta de socializar apenas o dinheiro dos outros – deve estar fula porque os parlamentares também entram na reforma.

Tia Janda não vai mais se aposentar com 30 K por mês.

Tiago

21/02/2019 - 10h03

O Cafezinho parece considerar oposição apenas o PDT e o PCdoB. Cadê as declarações do PT, do PSOL, da CUT? E depois falam que não existe perseguição. É clara a ideia de tentar isolar o PT.
Confio na grande Jandira, agora essa “oposição” vacilante do PDT não vai levar a lugar nenhum. O governo Bolsonaro é inimigo e deve ser tratado como tal; não com essa oposição meia boca e consentida. A resistência à reforma proposta deve ser sistemática e com muita mobilização dos trabalhadores. Nada de negociação com o governo fraudulento. Negociar é o mesmo de aceitar a retirada de alguns (importantes) direitos em nome de se manter alguns outros (mais irrelevantes). NENHUM direito a menos.

vitor f

21/02/2019 - 08h39

Carpoa ninguém tem mais paciência com estes doentes!

Jorge

21/02/2019 - 06h35

Previdencia pública, se fosse opcional, nao seria paga por quase ninguem, simplesmente por ser um pesado imposto, e nao um direito.
Se colocar na poupanca todo mes o que pagamos para a previdencia teremos aos 50 anos 2 ou 3 vezes mais dinheiro do que ganharíamos pela aposentadoria publica.

Os unicos que se beneficam desse imposto cruel sao os políticos e elites priviegiadas como forcas armadas e alguns funcionários publicos com altos cargos.

Uma aposentadoria privada gera muito mais renda e beneficios ao trabalhador comum.

    Tiago

    21/02/2019 - 09h54

    A experiência mostra exatamente o contrário. Vide o que ocorre hoje no Chile. Além disso os bancos podem falir levando consigo todas as economias de uma vida. O Brasil é um exemplo de que o sistema realmente sustentável é o de partilha, que funcionou bem até 2016 e continuaria de vento em polpa se a preocupação do governo fosse arrumar emprego formal aos 13 milhões de desempregados existentes hoje.

    marco

    21/02/2019 - 10h44

    Algumas das organizações e montepios de previdência privada que deixaram seus participantes no “prejú” :
    CAPEMI
    GEBEOX
    MONTAB
    BBM
    APLUB
    AERUS
    Como defender isso para o povo brasileiro?

      Paulo

      21/02/2019 - 18h35

      Sendo sem vergonha…

Paulo

21/02/2019 - 00h16

“Prejudica as mulheres”? Meu Deus, ela cedeu à demagogia, nessa! As mulheres continuam “ilhadas” num mundo idílico, em que, vivendo mais, embora, gozam de 3 x mais tempo de aposentadoria que os homens, estes, sim, os grandes sacrificados, nessa reforma..

    CARPOA

    21/02/2019 - 01h20

    TRISTE SEU DESTINO RAPAZ !
    VC ODEIA MULHERES,EU AS AMO,ELAS ÃO MARAVILHOSA,NOS COMPLEMENTAM,E NÓS A ELAS.
    ELAS GERAM VIDA !!!! VC NASCEU DE UMA QUADRÚPEDE RAPAZ!!!!!!!!!!!!!!!
    TRISTE ,TRISTE MESMO QUEM É ” MACHISTA” COMO VC,INSEGURO,MEDROSO,UM BOSTA ! TEM MEDO DAS MULHERES SEU BOSTA ????????????????? !!! EU AS AMO E AS ADMIRO !!!SÓ ELAS PODEM GERAR VIDA!!!VIDA!!!SABE O QUE É ISSO ,SEU MERDA !!!
    ]VC É UM BOSTA,UM LIXO,OLHE-SE NO ESPELH O BOI,REPITA,”EU SOU UM BOSTA !”

    Alan Cepile

    21/02/2019 - 10h13

    Paulo, um pedido, reveja seus conceitos, por favor.

    Paulo

    21/02/2019 - 18h40

    Ressalvo os rurícolas, que terão a mesma idade mínima, para ambos os sexos, o que é tendência mundial (embora eu não entenda a lógica, a coerência disso, dentro da proposta apresentada, considerada em seu todo)…


Leia mais

Recentes

Recentes