Menu
, , ,

Velório do menino Arthur alerta: o terror está de volta

*Denise Assis Há momentos em que o impacto da realidade é tamanho que nos tira o ânimo para fazer o que deve ser feito: escrever. Foi disso que vivi uma vida, foi isto que sempre fiz. Hoje, quando o país mais uma vez se viu diante de um derrame de bílis continental, desta gente que […]

79 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Veja- Abril

*Denise Assis
Há momentos em que o impacto da realidade é tamanho que nos tira o ânimo para fazer o que deve ser feito: escrever. Foi disso que vivi uma vida, foi isto que sempre fiz. Hoje, quando o país mais uma vez se viu diante de um derrame de bílis continental, desta gente que colocou em Brasília alguém que os ensinou e os incentivou a odiar, ficamos acossados, perplexos, doloridos, em estado de letargia. Quer dizer, falo por mim e alguns amigos que deixaram escapar queixas semelhantes.
Eis que Ricardo Kotscho, do alto do seu talento e da sua experiência, moveu as teclas para confessar a mesma dificuldade. Mas foi até o fim. Fez o seu dever de casa, como todos os que vivem da escrita e possuem um espaço para expor ideias e sentimentos. Segui o seu exemplo de determinação e cá estou à frente do meu teclado.
Kotscho, que sempre esteve próximo dos Silva, me trouxe subsídios, descrevendo o que viu lá dentro, no velório. As informações do colega, mais a foto acima, levaram-me a um passado não muito distante e, infelizmente, cada vez mais ameaçador. À medida que lia o seu texto, com o relato do ambiente do velório do pequeno Arthur, veio à minha mente a entrevista que gravei com D. Avelina, mãe de Marilena Villas Boas, a militante do MR-8, morta pela repressão, em uma rua sem saída (Rua Niquelândia) em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na madrugada de 2 de abril de 1971, aos 22 anos.
O corpo de Marilena estava pronto para ser enterrado como indigente, em caixão lacrado, quando uma denúncia anônima avisou à família. Seu pai, o Dr. Feliciano, era médico e na mesma hora partiu para o Hospital Central do Exército (HCE), onde resgatou o corpo da filha para dar-lhe um enterro decente. Durante a conversa com D. Avelina, pude perceber a força daquela mãe, que só deixou aflorar a emoção quando relatou o velório da filha. A família em torno do caixão, cercada por agentes e homens armados de metralhadoras, que com a simples presença os intimidava e os inibia de externar a dor. Ainda assim, Avelina afastou as flores que cobria o corpo da filha, para se certificar do seu estado. Tantos anos depois, relembrou detalhes. Os cabelos, que sempre conservou longos, cortado à faca; os braços cobertos de hematomas e mordidas, as unhas arrancadas.
A cena de intimidação foi repetida no velório de Arthur, um menino de apenas 7 anos, deitado imóvel no caixão, vitimado pela meningite avassaladora que o ceifou da família em horas, não oferecia perigo. O “perigo” estava postado ao seu lado, devastado por uma dor inimaginável. O avô, e ex-presidente, Lula da Silva, de 73 anos, sucumbido pela perda.
Filho de uma analfabeta, desprovido de diplomas, vindo dos cafundós desse país desigual e injusto, ele arrastou espontaneamente para os espaços do cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo, uma multidão calculada em cinco mil pessoas. Ali, no recinto onde jazia o corpo de Arthur, as armas eram alegorias desnecessárias. Vá lá que no seu comboio se justificassem, para dar-lhe “segurança”, mas ali? Onde só havia a família e sua perda?
A multidão foi lá, não para ver “um larápio posando de coitado”, como descreveu o homem de aço, Eduardo Bolsonaro. (Sim, homem. Vamos parar de transformá-los em “meninos”). Esses milhares de cidadãos foram, isto sim, demonstrar a solidariedade e o amor que a “famíglia” que chegou ao Planalto desconhece, porque “mito” o povo constrói e escolhe, não é forjado nas redes sociais.
Os Bolsonaros podem ter chegado lá pelo voto, mas estão impondo ao país o mesmo terror da ditadura, que conteve, pelas armas, as lágrimas de D. Avelina. Só não puderam conter a onda de amor e conforto vindos do pátio do cemitério. Porque a força desses sentimentos desconhece o poder das armas.

*Jornalista

Apoie o Cafezinho

Denise Assis

Denise Assis é jornalista e autora dos livros: "Propaganda e cinema a Serviço do Golpe" e "Imaculada". É colunista do blog O Cafezinho desde 2015.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

NEUSA CALDAS GONCALVES

04/03/2019 - 17h23

PARA TODOS OS QUE AQUI ESCREVEM E SÃO ADEPTOS DA CORJA QUE ESTÁ NO PODER, SÓ TENHO UM NOME PARA DIZER A TODOS VOCÊS: ESTERCOS, EXCREMENTOS AMBULANTES, EXCREMENTO DO CAVALO DO BANDIDO, AGUARDEM O 2º E 3º ESCALÃO DO GOVERNO DO BOZO COM OS COTURNOS COMANDANDO E DANDO UM PÉ NA BUNDA DESSE BOZO QUE FOI COMPULSORIAMENTE APOSENTADO DO EXÉRCITO.

Luis Coelho

04/03/2019 - 14h39

Gente, mas quanta bobagem está senhora tem capacidade de falar. Vocês então acham normal um presidiário egocêntrico chegar ao velório do neto acenando pra multidão, ignorar o momento é ser fotografado as gargalhadas? E o quê, em no.e de Deus, isto tem a ver com os Bolsonaros? Pouca vergonha fazer comícios de criminoso em velório. Pouca vergonha idolatrar o chefe da quadrilha.

    celeste

    04/03/2019 - 16h54

    Sabe o sentimento que nutro por você nesse instante? PENA, MISERICÓRDIA E A CERTEZA DA JUSTIÇA DIVINA QUE VIRÁ!!!!!

    NEUSA CALDAS GONCALVES

    04/03/2019 - 17h18

    gostei do seu belo comentário raivoso, vc deveria era morrer com a doença raiva! ignorante onde as gargalhadas? só você e essa corja de brasileiros ignóbeis veem. Tenho pena de vcs todos que vão amargar muita coisa ainda.EXTERCO!!!

    04/03/2019 - 19h56

    O PODER DA ARROGÂNCIA

    Um policial federal vai a uma fazenda e diz ao dono, um velho fazendeiro:
    – “Preciso inspecionar sua fazenda. Há uma denúncia de plantação ilegal de maconha.”
    O fazendeiro diz:
    – “Ok, mas não vá naquele campo ali.”
    E aponta para uma determinada área.
    O oficial puto da vida diz indignado:
    – “O senhor sabe que tenho o poder do governo federal comigo?”
    E tira do bolso um crachá mostrando ao fazendeiro:
    – “Este crachá me dá a autoridade de ir onde quero…. e entrar em qualquer propriedade. Não preciso pedir ou responder a nenhuma pergunta. Está claro? Me fiz entender?”
    O fazendeiro todo educado pede desculpas e volta para o que estava fazendo.
    Poucos minutos depois o fazendeiro ouve uma gritaria e vê o oficial do governo federal correndo para salvar sua própria vida perseguido pelo Santa Gertrudes, o maior touro da fazenda.
    ??
    ?
    ?
    ?
    ?
    O fazendeiro larga suas ferramentas, corre para a cerca e grita:

    ?
    “O Crachá, mostra o CRACHÁ!
    ?

      Marcos

      18/05/2019 - 14h54

      O comunismo só produziu igualdade na pobreza.
      O leste europeu é um grande exemplo.
      A Coréia do norte é rica e desenvolvida?
      Comunismo só serve para empregar vagabundo em empresas do governo improdutivo

    Cladia

    06/03/2019 - 19h32

    Concordo plenamente.

    Claudia

    06/03/2019 - 19h35

    Concordo com você Luís coelho

Jorge

04/03/2019 - 13h17

Coitadismo e mimimi nao vai salvar a esquerda. Ninguem é cego, vá a um protesto da esquerda e verá mais raiva, xingamentos, até gente cagando no chao de tanto ódio que em qualquer outro lugar. Na maioria deles estao armados com facoes, o maior simbolo mundial do ódio.
Sejam pelo menos honestos. Lula, Aécio, FHC, Dilma,Bolsonaro e outros sao alvos constantes do ódio.

Aliança Nacional Libertadora

03/03/2019 - 23h49

O cafezinho está morto….o nível de cometários deixa muito MBL no chinelo….apodreceu em cirismo…..reportagens como tentando levantar a bola só piora para os cortes pra fora…..o ódio também é cirista….aliás ele falou alguma coisa? Achei que veria alguma demagogia cirista aqui….mas só vi o ódio da maioria Bozominíon e da minoria de Cirominions que acompanha o blog………

    Carlos Eduardo

    04/03/2019 - 08h08

    Citar Ciro nessa matéria é tão relevante como citar a chapeuzinho vermelho.

      Fehnelon

      04/03/2019 - 10h21

      Vc está pontuando apenas o “agora”.
      o ANL tem um ponto sim. Por “verbas de campanha”, ou ideologia dos editores, o cafezinho distorceu realidades e mudou o ponto de vista para acompanhar as posições de Ciro. O problema é que Ciro mudava toda semana, expondo quem tentava dar-lhe coerência.

        Carlos Eduardo

        04/03/2019 - 11h05

        Vale o meu comentário anterior.

      marco

      06/03/2019 - 20h07

      Verdade !
      Citar Ciro Gomes na matéria mostra bem que com o Pt ou é a submissão ou é o ódio .
      Tô fora!

Aura

03/03/2019 - 21h47

Os fascistoides não tem limites. Querem atacar a esquerda em um artigo que denuncia a volta do terror.
Bolsonaro e o governo neofascista abriram as portas do inferno. Seus eleitores sentem prazer
com a ideologia do exterminio , da política de destruição de direitos e do estado.
Puro sadismo. Defensores de milicianos.

Sérgio Araújo

03/03/2019 - 20h52

Soraia,

os esquerdopatas sabem d’isso muito bem mas a presunção e a arrogância da ideologia que foi inculcada vai além de tudo, não possuem limites.

Conseguem justificar até a corrupção dilagante e institucionalizada, a farra da política, a compra de votos, ecc…com o dinheiro de quem trabalha.

Pura criminalidade, nada mais do que isso.

Os políticos aproveitam e sabem que são protegidos é idolatrados, por afinidade ideologica tudo é permitido.

Infelizmente é um câncer da umanidade que ainda existe e é um perigo grande em países frágeis com Brazi, Venezuela (que já foi destruída), ecc…

Charles

03/03/2019 - 20h06

O puliça que pousou de rambo no funeral e intimo da família bolsonaro , com postagens anteriores ao eleitoral. .Um absurdo. Isso não é repblicano. Estamos de fato em uma ditadura fascista,

Soraia

03/03/2019 - 20h05

Que tristeza ver que existe tanta gente que insiste em não ver que Lula traiu a todos nós que votamos nele e que votamos em Dilma por indicação dele. Por que é tão difícil admitir que fomos ingênuos? Lula não é perseguido porque não é o único condenado. Temos aí o Cabral, Gedel, mais de 100…fora os que estão sendo investigados. E não foram investigados e condenados no Governo Bolsonaro não. Não tem essa história de repressão.

Justiceiro

03/03/2019 - 19h13

Será que algum petista poderia me responder o que fazia o fotógrafo oficial de Lula no velório? Pronto para bater uma foto do patrão chorando? Ou o povo resgatando o presidiário das mãos da policia?

Ah! Os petistas acusam a CBF de corrupta, mas Ricardo Stuckert é pago por essa entidade e acho que nunca fotografou a Seleção Brasileira. Sempre está a serviço do barba.

Calma petistas, é só uma pergunta.

    Alan Cepile

    04/03/2019 - 08h19

    Parece até piada, mas vou começar a falar “Lula tá preso, babaca” para os coxas, vcs vão ficar doentes com tanta obsessão!

      silvana ferreira da silva

      04/03/2019 - 23h17

      Doentes ficarão vocês de tanto lamberam as botas e babar o ovo da famiglia boçalnaro, os bolsominions parecem demônios sedentos por maldades. Pena de vocês vassalos ignorantes, quando a corda arrebentar o susserano burrão de vocês dará-lhes uma banana, ops,, melhor, uma laranja e tudo certo, afinal são capachos mesmo.

Sergio Araujo

03/03/2019 - 17h39

Os esquerdopatas conseguem politicizar atè o velorio de um menino.

Oh Paeseco ridiculo o Brasil, nào è a toa que os brasileiros mundo a fora sào considerados menos que palhaços.

    Oswaldo

    03/03/2019 - 20h42

    Facistas da tua laia são os que estão causando todos os problemas.
    Voce mesmo vem aqui politizar o fato e reclama da esquerda.
    Tu não pasa de um verme. Seu safado.

      Sergio Araujo

      04/03/2019 - 12h57

      FAscista è seu pai

degas

03/03/2019 - 16h53

Que texto mais idiota! Que mimimi ridículo! Qual é o terror dos Bolsonaro? Toda a questão estava circunscrita ao Judiciário e qualquer criminoso nessa situação seria tratado de acordo com o grau de problemas que pode oferecer.

Um Marcola não seria liberado porque o risco seria enorme. Um Cunha precisaria da companhia de um único agente porque pensaria apenas em ficar com a família, longe da imprensa e do público. Já o Lula precisa de mais gente, pois poderia convocar seus militontos (como a Gleisi fez no enterro do Vavá) ou usar politicamente a situação de alguma outra maneira.

    Alan Cepile

    03/03/2019 - 17h31

    Caral*ho! Qual o terror da bozofamily??? Poderia dizer umas 20 coisas, mas nem vou gastar dedo no teclado, pobre de direita idiotizado pelo sistema tá intoxicado demais pra perceber a realidade.

      Sergio Araujo

      03/03/2019 - 19h28

      Alan Cepile,

      faço minhas suas palavras….voce não comentou o que degas falou, só xingou, isso mostra mais uma vez onde está o ódio.

      Obrigado por servir de exemplo aqui no fórum do Cafezinho!

      E Cafezinho, obrigado por não permitir que ricos de esquerda apaguem as mancadas que dão.

        Alan Cepile

        04/03/2019 - 08h36

        Pode me citar a vontade, não xingo ninguém, pra tua “sorte” aqui nada se apaga, lamento.

          Sergio Araujo

          04/03/2019 - 10h11

          Xingou nào ?

          ” pobre de direita idiotizado”…tà aì seu comentario.

          Alan Cepile

          04/03/2019 - 11h07

          “Idiotizado” só pode estar se referindo a alguma coisa ou alguém, não?

          Vc estudou até que série?

          Sergio Araujo

          04/03/2019 - 11h12

          Lucio,

          acho que voce tem razào.

          Sergio Araujo

          04/03/2019 - 11h13

          Alan Cepile,

          voce se acha experto mas è sò ridiculo.

          Alan Cepile

          04/03/2019 - 16h20

          Não estudou??? oh…

          Sergio Araujo

          04/03/2019 - 18h28

          Esse jeitinho nojento seu hein…

          Alan Cepile

          04/03/2019 - 19h24

          Que ÓTIMO que vc não gosta.

Luiz

03/03/2019 - 15h09

Mero terror de Estado cutucando feridas, a Argentina, ainda que com sua crença no capitalismo descentralizado, procurou higienizar-se tanto quanto pôde. Lula deveria ter frequentado mais vezes a meca da Liberdade, já que, em parte, ainda representa parcela do seu momento mais contraditório.

    Luiz

    03/03/2019 - 17h38

    ops!

Roque

03/03/2019 - 13h01

O respeito a dor da família neste momento é algo que todos devemos fazer. Imagino a tristeza dos pais desta criança com esta perda irreparável. Penso que o Lula está dando bobeira, devia fazer uma delação tbm, assumir a culpa por liderar a quadrilha que saqueou os cofres públicos, deletar os outros culpados, passar a limpo toda esta podridão que assolou o Brasil nos últimos 16 anos. Veja o Cabral, companheiro do Lula, já está entregando todo mundo. Palocci tbm fez o mesmo. Ninguém quer assumir esta culpa sozinho, e como eram amigos, cada um tem uma parcela de culpa nesta gatunagem. Quem sabe o Lula assumindo as suas responsabilidades neste crime, a justiça não o libere mais cedo da cela de Curitiba? Triste fim de um político que se lambuzou com as falcatruas, e acabou em cana…

    Luiz Felipe de Oliveira Lopes

    03/03/2019 - 13h34

    Cara, em primeiro lugar, diga o que Lula roubou. Aponte alguma prova. Se você souber de alguma prova, corra e diga para o DD do Takla Duran, pois este afirmou que não tinha provas, mas tinha convicção. Ocorre que convicção todos nós temos. Acontece que convicção não tem força para tirar a liberdade de alguém. Na vida existem os homens e existem os ratos. Os ratos, a exemplo de Paloci e de Leo Pinheiro, falam qualquer coisa para se livrar de um fardo. Lula não é destes. Hoje está começando a aparecer a podridão da Lava Jato. Os empregados da OAS que deformaram a pedido da empresa suas delações, ganharam 6 milhões de reais. Te inclusive ação trabalhista que o empregado que modificou sua delação só recebeu 3 milhões e entrou com ação trabalhista contra a empresa. Tudo para condenar um homem que só fez o bem do Brasil

      Roque

      03/03/2019 - 14h45

      Talco Durango, kkkkkkkkkkk. Este bandido fugiu para a Espanha com as malas cheias de dinheiro roubado. Fala para ele vir para o Brasil e contar o que sabe, quem sabe ele é homem para encarar a justiça brasileira… Cinco minutos de interrogatório e ele abre o bico entregando o chefe da quadrilha. Sabe quem é o chefe??? O alma mais santa do mundo, kkkkkkkkkk. SQN!!!!

        Carlos Eduardo

        03/03/2019 - 17h38

        Importante deixar claro que os procuradores de curitiba pediram a extradição do Tacla Duran à justiça espanhola, que analisou o que a justiça brasileira o acusou e negou o pedido alegando que não havia nenhum indício de crime.

        A Espanha nao é o Brasil, muito menos a republica de curitiba.

          Renato

          03/03/2019 - 19h38

          A Espanha negou o pedido alegando que não havia nenhum indício de crime? Deixe de ser idiota, militonto. Tacla Duran não foi extraditado por possuir cidadania espanhola e já admitiu à Procuradoria Anticorrupção da Espanha os crimes pelos quais foi acusado pela Lava-Jato. Reconheceu ter “emprestado” contas bancárias de suas empresas na Espanha e em Cingapura para a Odebrecht movimentar propinas. Disse ainda que emitiu notas fiscais fajutas para justificar a entrada de dinheiro da Odebrecht em suas contas. Vá se informar , militonto !

          Carlos Eduardo

          04/03/2019 - 08h32

          Errado (como todo comentário de pobre de direita).
          Tacla Duran tem cidadania espanhola, mas isso não explica nada…. Quando o cidadão de um país comete um crime em outro país, este país mostra as evidências ao país de origem do suposto criminoso, e, se tiver acordo de extradição, a pede.
          Só que não é só pedir, o crime deve ser provado e o país de origem, no caso a Espanha, deve analisar e ADMITIR, pelas provas apresentadas, que houve um crime.
          Pois bem, a justiça espanhola analisou e NÃO ENCONTROU INDÍCIO DE CRIME e negou o pedido de extradição da republiqueta de curitiba, deixando o juizeco chupando o dedo.
          FIM

          Renato

          04/03/2019 - 12h26

          Caro militonto pobretão de esquerda , você está está completamente desinformado; os antolhos que Lula ( o maior encantador de burros que já existiu nesse país ) colocou sobre seus olhos não o deixam enxergar o que há em volta. A Procuradoria Anticorrupção da Espanha já sabe que Tacla Duram atuava como doleiro da Odebrecht, e o próprio Tacla , diante das provas, em janeiro de 2017 ( já faz dois anos ) confessou que atuava como doleiro para Odebrecht , entre outros. Inclusive, militonto, foi a confissão de Tacla que permitiu a prisão de Paulo Preto. Você não reparou que a imprensa amestrada petista parou de falar no Tacla Duran? E os três patetas , Wadih Damous , Paulo Pimenta, e Paulo Teixeira ? Eles também deixaram de falar em Tacla Duran. O único pateta que está insistindo nesse mimimi é você, militonto pobretão de esquerda . Tire, só um pouco, os antolhos de cima das vistas e vá procurar a verdade. A internet está aí para isso ! kkkkk

          Carlos Eduardo

          04/03/2019 - 16h28

          Vc acredita demais no antagonista, que é a fonte (sic) dessa “notícia”. Se acha informado, mas é só um leitor do ANTAGONISTA…..

          Tacla Duran está solto rapaz, morando e trabalhando em Madri, se oriente! Vc repetir uma ilusão só pra ter o que dizer não vai tornar sua fábula realidade. O morete pediu extradição e foi N-E-G-A-D-A por falta de evidências de crime. Use suas fábulas pra explicar isso…

          Paulo

          04/03/2019 - 12h27

          Não confie tanto assim na Justiça espanhola, meu caro! Lembra-se do caso do “Bateau-Muche”, em que cerca de 55 passageiros morreram, num naufrágio na costa do RJ (réveillon)? Pois bem, 2 dos 3 sócios da empresa, que eram espanhóis, condenados pela Justiça brasileira, fugiram para a Espanha. E nem o famoso e festejado Baltasar Garzón, Juiz espanhol, ousou devolvê-los às autoridades brasileiras a fim de que cumprissem suas penas…

          Carlos Eduardo

          04/03/2019 - 16h31

          E onde foi que eu disse que confio??? Mas confiar na brasileira vc tá de brincadeira né???

          Mas percebi que seu comentário sugere que o que eu disse é a história real, e não a fábula que o teu colega tá contando aí.

          Renato

          04/03/2019 - 12h31

          “Quando o cidadão de um país comete um crime em outro país, este país mostra as evidências ao país de origem do suposto criminoso, e, se tiver acordo de extradição, a pede.”. Além de desinformado , você é burro. Não é para isso que servem os tratados de extradição. País algum no mundo extradita seus nacionais.Quando um país reconhece que seu nacional cometeu crime no exterior, esse país, no máximo, faz com que esse nacional cumprir a pena em seu próprio país, nunca o envia ao exterior para cumprir pena, caro militonto probretão de esquerda !

          Carlos Eduardo

          04/03/2019 - 16h41

          Tu não disse isso, rsrsrsrs…..

          Nobre colega, o Tacla Duran tem dupla nacionalidade, só isso já derruba a insanidade que vc disse, além do mais, o acordo (que vc diz não existir kkk) requer a tipificação do fato como crime tanto num país, como no outro, e neste caso o acordo não saiu pq a justiça da Espanha não viu crime no que a “justiça” brasileira acusou o advogado.

          Agora vc pode continuar fingindo que tem razão kkk

      Jeferson

      03/03/2019 - 14h51

      Mostrar o que o calango bebum condenado roubou??? kkkkkkkkk. Militonto, dá uma olhada no processo e verá o que este meliante vagabundo surrupiou. Vcs são muito cara de pau em ficar defendendo este corrupto lavador de dinheiro.

    Antonio Lisbôa Santana Filho

    03/03/2019 - 16h14

    Vc sabe com quantos paus se faz uma cangalha? Não? Quando souber enfie todos no seu cú.

Luiz Felipe de Oliveira Lopes

03/03/2019 - 11h54

Nunca vi tanta humilhação e tanta injustiça a um só homem. Qualquer pessoa com algum conhecimento jurídico, sabe que esta prisão é ilegal. Isso não quer dizer que todos os advogados achem isso, pois, tem advogados que não conhecem as Leis. É impressionante. Estava no Forum da Capital no Rio de Janeiro e conheci um advogado com um Pin da Marinha no peito falando alguns impropérios. O processo do Lula, juridicamente é uma peça de ficção. Esses juízes pensam que enganam a quem? Só os ignorantes mesmos. São tantas barbaridades, vejamos:
1 – Competência do Juízo
Se bem imóveis, território de onde se encontra a coisa (Art. 47 do CPC. Para as ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro de situação do imóvel.). Ora, pela minha geografia, a cidade onde fica este imóvel é no estado de São Paulo e não no Paraná. Nem vem dizer que neste caso seria o “roubo” na Petrobras, porque em sentença nos Embargos de Declaração, o próprio Moro disse que nunca havia dito que o imóvel era produto de propina ligado a Petrobras e condenou Lula por “Atos de Ofício Indeterminados”, coisa até então inexistente. Se o imóvel nada tem a ver com a corrupção da Petrobras, não pode haver condenação pela propriedade de um imóvel em local diverso da competência do juizo, na forma do artigo 47 do CPP
2 – Da Propriedade do Imóvel
Não acredito que um juiz desconheça o artigo 1.228 do Código Civil. Este artigo é o primeiro artigo que fala sobre a propriedade. Diz que “o proprietário do bem poderá usar, fruir e dispor da coisa” . Ora, em todos os depoimentos das testemunhas foi perguntado pelo Dr. Zanin se Lula alguma vez teve as chaves do referido imóvel em suas mãos. Nenhuma, repito, NENHUMA testemunha afirmou isso. Todas disseram que Lula nunca teve as chaves do imóvel em suas mãos. Ora, se ele não tinha as chaves do imóvel como ele poderia usar o bem? Não teve o “Termo de Entrega de Chaves” que é um documento formal da entrega das chaves. Quem já adquiriu um imóvel sabe o que é isso. Se ele nunca teve a chave do imóvel ele nunca pode usar, ficando prejudicado por força do artigo 1.228 do CC a prova da propriedade do bem. Além disso, se você não tem a chave do imóvel, você não pode ser posseiro, embora a questão levantada seja de propriedade, trago esta questão para que Boçalnários não falem mais besteiras. Além disso, no depoimento do Leo Pinheiro, em sua quarta delação premiada (porque as outras três nada tinham contra Lula), ao ser inquirido pelo Dr Zanin se a OAS teria dado em garantia o referido imóvel para a CEF para garantir sua Recuperação Judicial, este respondeu afirmativamente, teria dado em garantia este imóvel. Senhores, se o juiz fosse honesto, o processo teria terminado aqui. Em minha faculdade, na doutrina jurídica, “DAR EM GARANTIA É UMA FORMA DE DISPOR”. Pelo art. 1.228 do Código Civil, quem pode dispor do imóvel? Somente seu proprietário. Logo, se quem deu em garantia foi a OAS, o proprietário deste bem tem de ser a OAS. Querem enganar a quem?
3 – Sobre a Condução Coercitiva
Não se sabe o porque da Condução Coercitiva de Lula. Vendo que a Polícia já estava a postos bem de manhã, como também a imprensa, vemos que esta decisão teve somente o motivo de humilhar esta pessoa que só bem fez para o Brasil. O artigo 260 do Código de Processo Penal limita o tema:
“Art. 260. Se o acusado não atender à intimação para o interrogatório, reconhecimento ou qualquer outro ato que, sem ele, não possa ser realizado, a autoridade poderá mandar conduzi-lo à sua presença.” Ora, nunca o ex presidente Lula se negou a comparecer a nenhum ato. Por que então esta medida?
4 – O Direito no mundo é dividido em famílias. A família do Direito Brasileiro está inserida na família do Direito Romano, onde a maior fonte de Direito é a Lei. Hoje tentam demonizar este princípio dizendo que isso era antigamente, hoje é uma mistura ou algo que o valha. Entendam que as pessoas que dizem isso, tem interesse em transformar o que existe para benefício próprio. E qual o grande problema dos tribunais de exceção? O primeiro e mais claro é que eles invariavelmente não são imparciais, uma vez que a sua criação é direcionada para um caso específico. Ou seja, só é criado um tribunal de exceção quando há algum interesse na direção das decisões e do resultado. Portanto, não podemos deixar de considerar o artigo 5º de nossa Constituição em dois incisos em especial:
– Inciso XXXVII, é muito claro ao afirmar que não haverá juíz ou tribunal de exceção. Mas o que caracteriza um tribunal de exceção? Um tribunal (ou juízo) de exceção é aquele formado temporariamente para julgar um caso (ou alguns casos) específico após o delito ter sido cometido, com Leis próprias que deturpam o comumente empregado. Mesmo que mudassem a Lei para condenar Lula, a Lei só retroage para beneficiar, nunca para prejudicar (Princípio de Direito Penal). Portanto, este julgamento foi inconstitucional, eis que, condenou Lula contrariando a legislação brasileira;
– Mantendo Lula preso após o julgamento em segunda instância também infringem a Constituição. O inciso LVII do mesmo artigo 5º de nossa Constituição claramente diz: “Ninguém será considerado culpado até sentença penal condenatória transitada em julgado”. Ora, se tem ainda possibilidade de Recurso, não tem sentença transitada em julgado. Pretendem enganar a quem? A Constituição é bem clara. Você é contra a Constituição? Então tem de modificar a Constituição e não desobedece-la.
Todos nós brasileiros temos de sair em defesa do Estado Democrático de Direito. Caso contrário estaremos abrindo precedente perigoso. Estaremos abrindo as portas do inferno, legitimando cada abuso do Estado contra os cidadãos. Este ser humano que está preso em Curitiba já sofreu demais com condenações injustas, sem provas, com malabarismos jurídicos caçando seus direitos, com a morte de sua mulher D. Marisa por conta destas perseguições e, para culminar, a morte de seu neto que, de tão dolorosa, tenho até medo de postar pela grandiosidade da dor. Chega de palhaçada. Libertem Lula.

Justiceiro

03/03/2019 - 10h14

Vamos aos fatos:

1 – sera que a dor da dona Avelina quando viu o corpo da filha, militante de um partido comunista, foi maior do que a dor da mãe do soldado Mário Kozel que teve a cabeça arrebentada por um ataque terrorista da turma da filha da dona Avelina?

2 – Ricardo Kotscho escreveu um texto à sua altura do ridículo: botou a culpa da morte do pequeno Arthur em Jair Bolsonaro. E a jornalista foi pelo mesmo caminho. Depois os cruéis são os outros.

3 – Lula estava na condição e presidiário, e nessa condição, tinha que ter os movimentos restritos.

4 – Eduardo Bolsonado falou uma grande merd@ ao criticar a ida de Lula ao velório do neto.

    lucio

    03/03/2019 - 10h37

    ju,
    1 – eu tambem nao teria falado daquele episodio. foi no minimo inconveniente politicamente.
    3 – me parece que existe uma lei, um judiciario e que muitos presidiarios saem periodicamente.
    4 – ainda bem…

    Octavio

    03/03/2019 - 10h53

    Vc é um merda!!! A extrema-direita é formada por imbecis. Pode pegar qualquer pessoa da extrema-direita, tenha ela educação formal ou não, que se certificará que é um imbecil. Negar a ditadura é uma imbecilidade sem tamanho. Na época da ditadura (repetirei a palavra), os nossos pais pediam para que não falássemos de política. Por que?

    Alan Cepile

    03/03/2019 - 11h41

    Respostas:

    1) Não
    2) É apenas a opinião de uma pessoa. Te atingiu tanto assim?
    3) Não é presidiário pq não está num presídio, lembrando que a constituição brasileira proíbe prisão em segunda instância… O tal pacote ridículo sem pé nem cabeça do moro quer mudar a lei pra adequar à prisão do Lula rs, vai ser algo inédito no mundo…rs
    4) Quem?

      Justiceiro

      03/03/2019 - 13h26

      2- Como você diz, é apenas a opinião de uma pessoa (Ricardo Kotscho) que a Denise faz questão de enaltecer.

      Ora, a opinião de Eduardo Bosonaro TAMBÉM foi só a opinião de uma pessoa. Pra que tanto estardalhaço?

      3 – Lula está condenado e preso, portanto é um presidiário. MAS como você não o considera presidiário (e tem até razão) por ele não está em um presídio, que a justiça faça justiça e transfira Lula para uma penitenciária. Pedrinhas, por exemplo.

      Quanto ao comentarista Octávio, poderia mudar seu nome para Octário. Como ele não tem argumentos, parte para a agressão. E eu adoro esse tipo de agressão. Mostra que eu nocauteei mais um petralha.

        Alan Cepile

        03/03/2019 - 17h50

        Mas a Denise enaltecer a matéria do Kotcho, tb é uma opinião, a dela… O que eu quero dizer é que cada um fala o que quiser, e afinal de contas, lembremos que é vc que está acessando o Cafezinho por vontade própria, se vc não concorda com o editorial, pq continua acessando diariamente?? Deve ter algum outro site, portal ou blog que vc se identifica mais, certo? Os editoriais que eu não gosto eu simplesmente ignoro, não fico acessando, porcarias tipo antagonista, mbl, vem pra rua, revoltadinhos online, G1, R7, UOL, Falha de SP e tantos outros.
        Sobre agressões, concordo com vc, eu tb não gosto.
        E pra finalizar, sobre o seu problema com petistas, é algo que não me diz respeito, então nada a comentar.

          João Capanema

          03/03/2019 - 18h46

          Interessante foi “Assistir em vídeo” o Sakamoto do Instituto Lula falando para o “povão” esperar um pouco para entrar na FESTA!!! E o povão entrando no cemitério cantando e dançando “Lula Livre” em ritmo de carná… bem típico!!!

          Sergio Araujo

          04/03/2019 - 10h16

          Joao Capanema,

          essa infelizmente è o nivèl di civilizaçào do brasileiro e sempre serà assim, esse pais nunca terà futuro.

Paulo

02/03/2019 - 21h57

Há uma histeria nas redes sociais que não perdoa nem o corpo de um inocente. É repugnante, até para mim, que tenho sérias restrições a Lula, como político e como homem…

lucio

02/03/2019 - 20h16

o terror está de volta… mas porqué a esquerda nao faz nada?
porqué contra a reforma do trabalho de temer nao fez nada? porqué contra a entrega do presal nao fez nada? porqué contra a entrega da embraer (o segundo acionista é o estatal banco do brasil) nao fez nada?
porqué nao descer nas ruas, porqué nao organizar greves de 2 meses?
porqué nao faz como os “gilet jaunes” na frança que á meses que mantem o governo em cheque nas ruas?
porqué em 14 anos nao conseguiu penetrar na midia, no judiciario, no exercito, nas policias?
porqué permitiu a penetraçao das igrejas evangelicas procedentes dos EUA, que até um sehnor ninguem como eu intendeu 25 anos atras que era uma estrategia neo-colonialista?
quem nao sabe fazer politica, perde!

    lucio

    02/03/2019 - 21h26

    quer dizer… “xeque”

    Gilmar Antunes

    02/03/2019 - 23h30

    A impressão que tenho é que o PT e os partidos de centro esquerda que o apoiaram, ao chegar ao poder, numa primeira hora ficaram anestesiados, deslumbrados, e se esqueceram ou talvez não tenham tido mesmo tanto espaço para combater o excesso de poder de que dispunham os partidos acostumados a governar.
    Até houve uma tentativa de limitar o poder quase absoluto de que dispõe os meios de comunicação, com um projeto de Lei de Meios que logo foi barrado, tamanho o poder de persuasão dos mesmos meios, que Lula, para não contrariar os poderosos, acabou desistindo.
    Numa palavra, o PT e seus aliados, por razões diversas, foram marinheiros de primeira viagem, como de fato foram. Mesmo assim, ainda fizeram muito mais do que os partidos que sempre governaram e voltaram a governar o Brasil.
    E o desfecho, infelizmente, é o que estamos vendo hoje: uma prisão absurda do Lula, tendo em vista que uma grande parcela da população foi induzida a acreditar que ele, de fato, foi responsável pelos vícios de corrupção de que sempre padeceu a sociedade brasileira, notadamente no seio das classes dominantes, mas deram um jeito, com apoio na imprensa venal, de atribuí-la a Lula e o PT.

      lucio

      03/03/2019 - 09h43

      gilmar,
      a minha nao era uma critica no merito. na minha opiniao a politica economica (sobretudo de lula) foi quase perfeita. porqué visou beneficiar todas as classes sociais. e é absurdo que a classe medio-alta tenha-se revoltado contra.
      talvez porqué agora “tambem negro tem carro” (frase que ouvi varias vezes)?
      talvez porqué agora as empregadas nao sao mais escravas?
      ou porqué sao idiotas ideologicos mesmo?
      quanto á corrupçao, é normal no mundo inteiro, é o corrispondente do lucro privado no setor publico. a grande economia funciona assim e ponto (talvez alguem exagerou no tamanho…)

        ari couto

        03/03/2019 - 11h32

        Corrupção e comunismo são temas usadas há muito tempo quando a (extrema) direita e o fascismo querem chegar ao poder. Foi assim, com Hitler, em 64 e agora
        Na verdade, corrupção nem de longe é nosso maior problema. Estima-se que seja algo em torno de 2 a 3% do PIB, ou seja, merreca. Além do mais – e muita gente desconhece isso – boa parte das propinas (há quem fale em mais de 50%) sai do lucro das empresas corruptoras.
        Vamos pegar a Petrobras. A panela de Curitiba fala em 6 bilhões em 10 anos. Nesse período, o faturamento da empresa foi algo em torno de 3,5/4,0 trilhões (valor atualizado). Ou seja, de novo falamos em merreca que, nem de perto afetou o desempenho da empresa.
        E finalmente essa baboseira de que a corrupção mata criancinhas, etc é a forma moralista de atacar o problema. Educação, saúde e outros problemas são opções de governos e nada tem a ver com corrupção
        A propósito, acredito que nosso maior problema seja a imprensa, na forma em que existe entre nós, impedindo que o povo desenvolva uma consciência crítica e política

          Rubens

          03/03/2019 - 12h07

          Ari
          Como você fala 6 bi e uma merreca, e diante do total envolvido até concordo. O problema nao e esse, mas sim os efeitos colaterais da corrupção.
          Sobrepreço, atraso de obras, projetos incompletos. A corrupção tornam todos cúmplices, elevando os custos das obras de forma absurda.
          Ficando apenasna mesma base de dados, comparando os custos da refinaria Jamnagar na India, um projeto muito mais complexo que Abreu e Lima, com 6 vezes mais capacidade, acrescente-se ainda um complexo portuário, a construção de uma cidade, com toda uma infraestrutura de rede de água, esgoto, prédios administrativos, casas para 2500 empregados custou 6 bi de dólares, processando como disse 1,24 milhões de barris dia.
          Agora veja Abreu e Lima, quando pronta processará 0,24 milhões de barris num custo, segundo a Petrobras de 19,6 bilhões de dólares.
          Tem que ter muita cegueira ideológica para afirmar, tamanha besteira de que o lava jato matou a engenharia nacional.

          Sergio Araujo

          04/03/2019 - 19h36

          Rubens,

          o Lavajato pegou os idolos da esquerda (entre outros) com as màos no pote de nutella, agora precisam inventar alguma coisa para desfarçar, justificar o voto na quadrilha e a derrota nas eleiçoes (que ainda nào engoliram), que è perseguiçào politica, que a lava jato foi um mal, que a robalheira bilionaria è coisa normal que è trama dos Estados Unidos e por aì vai…a narrativa è sempre a mesma. A democracia è a alternança no poder mas para esses senhores vale sò a dele.

          Civilizaçào è outra coisa, estamos muito longe ainda

          lucio

          04/03/2019 - 19h50

          1) a CPI concluiu que na abreu&lima teve 4bi de superfaturamento
          2) nos EUA as refinerias da mesma capacidade custam 10-15bi de dolares
          3) nao se pode comparar o custo com a india por 2 motivos:
          – lá salarios e outros custos sao 1/4 que aqui
          – lá processa oleo superleve do oriente medio

          Rubens

          05/03/2019 - 11h54

          Lúcio
          A refinaria da Índia foi construída para refinar óleo pesado, tanto que está aumentado em 40000 barris diário compra do óleo venezuelano.
          O óleo do oriente médio não está classificado como leve, API maior que 40, a não ser o da Líbia.
          O grande produtor de óleo leve e o Estados Unidos, com cerca 7 milhões de barris diários com API maior que 45.
          O petróleo leve estava com a produção em queda no fins dos 90 e em função disso refinarias construídas a partir de início de 2000 sempre foram projetadas para refinar petróleo pesado. Isto tem mudado a partir do desenvolvimento do shake Oil. Abreu e Lima foi projetada inicialmente para refinar óleo extra pesado da Venezuela.
          Nenhuma refinaria foi construída nos USA entre 1971 e 2013. A primeira após 2013 foi no Texas com capacidade de Abreu e Lima ao custo de 2 bi.
          Na Índia o custo da mão de obra é realmente baixo, imagine que fosse zero, então de máquinas equipamentos a refinaria da Índia custou para refinar o equivalente a 6 x Abreu e Lima 6 bi. Imagine que no Brasil a mão de obra seja 1/3/do total, então pra refeninar 240 mil barris diário o custo seria de equipamento e marteriais de 2/3 x 19 bi de dólares ou aproximadamente 12 bi. Acho que não precisa falar mais nada

    Oblivion

    03/03/2019 - 00h22

    Boas questões Lúcio. Mas não é hora de eu falar o que penso sobre isso. Lamento profundamente a perda da família do presidente Lula. Depois de meses me fez encher os olhos de lágrimas. Não só pela vida de uma criança inocente, mas por todo contexto. Ou seja, os cachorrinhos da elite Tupi iquim (leia-se interesses norte americanos ou de outrad potencias, desde que role uns vintens pros vira latas) transformam essa republiqueta em um circo, em uma piada sem graça, em uma zona a bordo de chalanas… fazem a política mais vira-latas possível e chamam isso de patriotismo, paciência tem limites! E o mais incrível é que as faa estão de acordo com tudo isso. Incrível que um
    Homem como o lula pode ser considerado inimigo pelas faa, será que submarino nuclear e caças supersônicos são menos importantes que vencimentos entre outras coisas bobas? Será que um merda na presidência só fazendo merda seja no saquinho, na privada, ou na política é melhor? Façam-me i favor! Aguardo o dia que as faa irão questionar o heliocentrismo, a terra ser arredonda, w por aí vai… Vergonha! É tudo que tenho a dizer meus caros.

      lucio

      03/03/2019 - 10h51

      olha oblivion,
      eu nao queria fazer o gringo que se acha melhor… mas é realidade que em qualquer pais europeu, se um governo fizesse/dizesse 1/10 do quanto está sendo feito/dito aqui nos ultimos 2 anos, as rua seriam presidiatas permanentemente por 5 milhoes de pessoas, o governo cairia e a cupula estaria integralmente na cadeia por crimes gravissimos.
      aqui no brasil tem uma elite (conheço bem) caraterizada por um classismo e uma crueldade que ultrapassa o sadismo. estes, junto á muito tontos falidos de outras classes (qui adoram identificar-se com os poderosos porqué sao zé ninguem e covardes) para manifestarse esperavam só um… messiah.
      quer saber uma piada? 90% da direita europeia é contra B. porqué é uma direita nacionalista e detesta americanos e ultra-liberistas.

        Sergio Araujo

        03/03/2019 - 17h37

        Lucio,

        nào aconteceria nada do que voce falou.

          lucio

          03/03/2019 - 18h21

          sergio,
          na europa “vamos fuzilar a petralhada” é apologia e instigaçao ao terrorismo.
          acrecente outros 749 crimes e faz a soma dos anos de cadeia…

          Sergio Araujo

          03/03/2019 - 19h20

          Sim,

          tipo “vamos tomar o poder” ou “vamos meter fogo no pais”, “continuem bloquando estradas e queimando pneus”

          Nào tem melhor nem pior de um lado nem no outro.

          lucio

          04/03/2019 - 10h58

          tipo as violencias dos militontos anti-dilma em 2013-14

          Sergio Araujo

          04/03/2019 - 11h14

          Lucio,

          acho que voce tem razào.

        geraldo

        04/03/2019 - 17h20

        #Brasilacmadetudodeusacimadetodos,

    Sergio Araujo

    03/03/2019 - 17h35

    Lucio,

    porque è Brasil nào pertençe a esquerda.


Leia mais

Recentes

Recentes