Menu

Notas internacionais (por Ana Prestes) 14/03/19

– Um ano após o assassinato de Marielle Franco, sua história segue repercutindo na imprensa internacional como o retrato de um Brasil injusto. Somada à prisão política de Lula, a morte da vereadora colocou o Brasil como um dos países mais comentados externamente quando o tema é violência política.   – Vários países terão atos […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

– Um ano após o assassinato de Marielle Franco, sua história segue repercutindo na imprensa internacional como o retrato de um Brasil injusto. Somada à prisão política de Lula, a morte da vereadora colocou o Brasil como um dos países mais comentados externamente quando o tema é violência política.

 

– Vários países terão atos em homenagem à Marielle com a chamada: Florescer por Marielle Franco. Buenos Aires tem uma convocatória para as 18 horas no Obelisco.

 

– O massacre da escola de Suzano, que vitimou 10 pessoas ontem (13), também repercutiu muito na imprensa internacional nas últimas horas.

 

– Em café da manhã com jornalistas ontem (13), Bolsonaro informou que irá trocar aproximadamente 15 embaixadores brasileiros no exterior, naqueles que ele considera “postos-chave”. Entre eles, EUA e França. Atualmente o embaixador brasileiro nos EUA é Sergio Amaral e é ele quem prepara a visita de JB ao país nos próximos dias 17 a 19 desse mês. Um dos cotados para assumir o posto, Murillo de Aragão, foi bombardeado nos últimos dias nas redes por Olavo de Carvalho que escreveu: “By the way, Murill Aragão é homem de Lula”.

 

– Acontece nesta manhã de quinta (14) em Curitiba, no âmbito da reunião dos Brics, com vice-chanceleres dos 5 países membros, um encontro no qual o chanceler Ernesto Araújo tentará convencer russos e chineses a retirarem seu apoio a Maduro, presidente da Venezuela. Índia não tem posição sobre o tema e a África do Sul acompanha Rússia e China. O sonho de Araújo é arrancar uma declaração do Brics em apoio ao autointitulado presidente encarregado da Venezuela, Juan Guaidó.

 

– A ministra Damares Alves está representando o Brasil na 63ª Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher da ONU (CSW). Durante seus pronunciamentos ela falou contra o aborto e que as políticas de proteção e defesa dos direitos das mulheres terão prioridade, mas sem apresentar dados ou projetos. Damares também discursou contra o aborto em reunião da Comissão de Direitos Humanos da ONU em fevereiro. Ela teve três oportunidades de discursara em nenhuma apresentou medidas concretas. Disse que quer voltar à ONU para anunciar que o Brasil “se tornou um lugar seguro para ser mulher e uma das melhores nações do mundo para se criar meninas”.

 

– O sistema de energia elétrica foi restabelecido na Venezuela. O apagão começou há uma semana, na quinta passada, e afetou todo o país. Um incêndio teria sido a causa do blecaute. O governo Maduro encontrou indícios materiais de sabotagem. Oposição usa episódio para tentar manter acesa a chama do golpismo e fala em corrupção e falta de manutenção do sistema elétrico.

 

– Um comandante do exército do Uruguai, Guido Manini Rios, foi demitido pelo presidente Tabaré Vázquez, após criticar a justiça do país. A crítica foi pelo fato do Poder Judiciário ter acusado militares uruguaios de violação dos direitos humanos durante a ditadura militar no país entre 1973 e 1985. Guido, já havia recebido uma pena de 30 dias de detenção em 2018 após ter dado declarações polêmicas sobre a reforma da previdência dos militares do Uruguai. O ex-comandante do Exército ficou conhecido no último período por sua proximidade com Bolsonaro. Apareceu em fotos com o presidente brasileiro, enquanto o presidente Tabaré apenas cumprimentou rapidamente Bolsonaro na posse em Brasília, em 1º. de janeiro.

 

– Theresa May sofreu nova derrota ontem (13) no parlamento britânico. Foi aprovada resolução indicando que o governo britânico não deve trabalhar uma saída do bloco sem acordo, o que seria o Brexit duro. Hoje (14) haverá nova votação para decidir se o RU pedirá ao bloco europeu uma extensão do prazo para além de 29 de março.

 

– O gasoduto Nord Stream 2, que dobrará a quantidade de gás enviado hoje da Rússia para a Alemanha, volta a ser alvo de disputa na Europa. No último dia 12 (terça), o Parlamento Europeu aprovou um projeto em que pede medidas para bloquear o funcionamento do duto. O projeto afronta a maior economia do bloco, a Alemanha que compra 40% de seu gás de Moscou. O gasoduto está em fase final de construção e deve ficar pronto até o começo de 2020. A polêmica está no contexto da anexação da Criméia pela Rússia há cinco anos.

 

– Ontem, com o massacre de Suzano, o tópico “armas” ficou na lista dos assuntos mais comentados no Twitter Mundial.

Apoie o Cafezinho

Ana Prestes

Ana Prestes Socióloga, mestre e doutora em Ciência Política pela UFMG. Autora da tese “Três estrelas do Sul Global: O Fórum Social Mundial em Mumbai, Nairóbi e Belém” e do livro infanto-juvenil “Mirela e o Dia Internacional da Mulher”. É membro do conselho curador da Fundação Maurício Grabois, dirigente nacional do PCdoB e atua profissionalmente como assessora internacional e assessora técnica de comissões na Câmara dos Deputados em Brasília.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

14/03/2019 - 11h44

E a Damares, hein!? Goiabeiras à parte, até que ela passa sinceridade…

Paulo

14/03/2019 - 11h43

Poxa, que cabeça colorida a desses chavistas, hein? Primeiramente teria sido um ataque cibernético americano, a causa do apagão na Venezuela. Agora foi um incêndio? Huuuummmm…


Leia mais

Recentes

Recentes