Menu

Kremlin: Rússia participará da cúpula do BRICS em “nível adequado”

Reuters – O Kremlin disse nesta terça-feira que a Rússia participará no “nível adequado” de uma cúpula planejada na África do Sul das nações do BRICS, respondendo a uma pergunta sobre se o presidente Vladimir Putin comparecerá ao encontro. A África do Sul, membro do Tribunal Penal Internacional (TPI), teoricamente seria obrigada a prender Putin sob […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Reuters – O Kremlin disse nesta terça-feira que a Rússia participará no “nível adequado” de uma cúpula planejada na África do Sul das nações do BRICS, respondendo a uma pergunta sobre se o presidente Vladimir Putin comparecerá ao encontro.

A África do Sul, membro do Tribunal Penal Internacional (TPI), teoricamente seria obrigada a prender Putin sob um mandado emitido pelo tribunal para sua prisão por supostos crimes de guerra. No entanto, o país convidou Putin para a cúpula de 22 a 24 de agosto dos BRICS, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

“A Rússia atribui enorme importância ao desenvolvimento desse formato de integração. E a Rússia participará dessa cúpula no nível adequado”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em uma coletiva de imprensa regular.

Pressionado sobre a possibilidade de o mandado ser cumprido pela África do Sul, Peskov disse: “É claro que contamos, no mínimo, que os países parceiros em um formato tão importante não sejam guiados por tais decisões ilegais”. Peskov disse que mais detalhes sobre a questão seriam anunciados posteriormente, sem especificar.

Em março, o TPI emitiu um mandado de prisão contra Putin, acusando-o do crime de guerra de deportação forçada de crianças do território ocupado pela Rússia na Ucrânia. Moscou nega ter cometido crimes de guerra, incluindo a deportação forçada de crianças, e diz que o TPI não tem autoridade, pois a Rússia não é membro.

Putin, apenas o terceiro presidente em exercício a receber um mandado de prisão do TPI, provavelmente não será levado ao tribunal tão cedo. Mas o mandado significa que ele pode ser preso e enviado para Haia se viajar para qualquer Estado-membro do TPI.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes