Menu

Marcelo Freixo exclusivo: “a esquerda tem que conversar com os evangélicos”

Na tarde da última sexta-feira tive a oportunidade de receber o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) na Livraria Leonardo da Vinci para uma conversa sobre a conjuntura política no Brasil e no Rio de Janeiro. Entre diversos temas, Freixo falou sobre a unidade da esquerda e a realização de prévias para seleção dos candidatos do […]

50 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Na tarde da última sexta-feira tive a oportunidade de receber o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) na Livraria Leonardo da Vinci para uma conversa sobre a conjuntura política no Brasil e no Rio de Janeiro.

Entre diversos temas, Freixo falou sobre a unidade da esquerda e a realização de prévias para seleção dos candidatos do campo progressista nas eleições.

A entrevista na íntegra está no vídeo, mas seguem alguns momentos de destaque:

Superar a resistência e a lacração

Para Freixo, não basta mais resistir ao fascismo com disputa de “lacração”; é preciso ir além, disputar projetos para vencer. Freixo concorda com a tese de Nancy Fraser e Chantal Mouffe de que o populismo de direita só pode ser derrotado por um populismo de esquerda.

Evangélicos

Segundo Freixo, a esquerda só vai ter projeto popular no Brasil se debater com os evangélicos e construir pautas mínimas consensuais. “Claro que em algumas pautas não conseguiremos acordo. Mas cá entre nós, muitas vezes não temos acordo nem dentro do próprio partido”.

Impeachment de Crivella

Freixo faz uma denúncia grave. Segundo o deputado, o impeachment de Crivella não será aprovado agora, pois os vereadores temem que Freixo seja eleito em seu lugar. Pela Lei Orgânica do Rio de Janeiro, se houver impeachment nos três primeiros anos de mandato a eleição será direta. Por isso o impeachment deve ocorrer só no início do ano que vem, para que haja uma eleição indireta de um novo prefeito.

Unidade da esquerda

Freixo é um candidato natural na disputa para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2020. E deixou claro que, diferente das outras eleições, agora buscará uma ampla aliança de esquerda com PT, PCdoB, PDT e PSB. Para o deputado, “só faz sentido ser candidato se houver unidade da esquerda”. Freixo anunciou, inclusive, que deu a tarefa para o presidente do PT, Washington Quaqua, de coordenar o processo de formação dessa ampla aliança.

Problemas internos no PSOL

Essa defesa de uma aliança de Freixo com outros partidos como PSB, PCdoB, PT e PDT não é bem vista por algumas lideranças do PSOL. O vereador Babá usou a tribuna da Câmara Municipal na última semana para rechaçar essa possibilidade. Mas Freixo assegura que essa posição de Babá é claramente minoritária e que a direção do PSOL aprovaria a aliança com facilidade. “Hoje há um entendimento de muita responsabilidade no partido”, diz.

Prévias da esquerda

Em 2016, surgiu com força na sociedade civil o debate sobre a realização de prévias – como ocorrem na França – para a seleção dos candidatos da esquerda. Apesar de seu nome ser natural e ter a maior viabilidade eleitoral, Freixo diz que toparia participar desse processo de prévias: “Qualquer mecanismo que amplia a participação da sociedade é válido”. Mas Freixo considera que o mais importante nesse momento é que a sociedade seja chamada para construir de forma participativa um programa para a cidade.

Theo Rodrigues é cientista político.

Apoie o Cafezinho

Theo Rodrigues

Theo Rodrigues é sociólogo e cientista político.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

degas

17/05/2019 - 14h47

Desculpem tratar de outro assunto, mas o blog Duplo Expresso fez uma revelação bombástica.

A CIA vai derrubar um avião de crianças brasileiras indo para a Disney e colocar a culpa na Venezuela. O objetivo é criar uma guerra entre nossos países que depois se tornará mundial. Está tudo planejado, mas eles descobriram. Leiam lá e ajudem a denunciar este complô maligno contra a humanidade. Como diz o autor do artigo:

“Não são ‘apenas’ vidas brasileiras colocadas em risco, mas o próprio planeta”.

    Sérgio Araújo

    17/05/2019 - 22h47

    Kkkk

      Alexandre Neres

      17/05/2019 - 23h18

      A confimar. Fiquei sabendo por meio de fonte fidedigna que o comentarista Sergio Araujo seria o ex-ministro da educação Vélez Rodríguez. A prova cabal seria sua indigência intelectual. Procede?

lucio

17/05/2019 - 12h58

os evangelicos sao a tropa de elite da invasao americana, foram enviados aqui por isto. babacas!

    Sérgio Araújo

    17/05/2019 - 22h51

    É verdade…ouvi dizer que são verdes na verdade e possuem antènas compridas na cabeça, se maquiam antes de sair de casa e dormem pendurados no forró da sala. Kkkkkkk

brazil neocolônia

17/05/2019 - 12h13

Depoi$ de entregar a embraer a boing agora o klan bolsonaro, $ervindo às elites financeiras americana$, quer entregaro banco do bra$il ao bank of américa. Dolar $obe, a elite de compradore$ vai pagar tudo a preço de ca$ca de banana. Mini$tério público e judiciário a$$istem a trasnformação do bra$il em neocolônia.

    $$$$$$$$$$$

    17/05/2019 - 12h38

    Vão espionar até as pregas do KÚ dos cidadões e empresas brasileiras.
    Vai ser uma maravilha enviar espécias ao exterior.
    A colheita vai ser enorme. Não vai sobar nada.
    Via golpe comprado e financiado.
    Sistema financeiro e N$A.

Nostradamus ( banquinho & bacia )

17/05/2019 - 09h23

Agora é terrorista tupiniquim da profunda selva amazônica querendo matar o Bolsonaro! Cada uma inteligência surrealista… Quanto mais desespero mais grotesco. O Brasil virado num chapéu velho. Tudo esfarelado. Bolsonaro quer defender os dedos… mas nem os cachorros querem comer essa carcaça. Dia 30 tem mais e ele foge para a China… Vai ser como Jânio Quadros. Renunciará para não ir logo para a cadeia e ficar passeando como o Temer. Ou o Collor. Mas os filhos vão. Ele e a mulher irão no ano que vem, olhar como está a Papuda.

Tchutchuca do bozo

17/05/2019 - 08h41

Tem que conversar com a evagelicada pq são muitos e são eleitores né Marcelo Frouxo?
Se fossem poucos phoda-se né???
Esse PSOL é muito cínico, puxadinho da porra!
Insignificante!

Campo de Concentração

17/05/2019 - 08h20

As elites aliadas ao desgoverno neofascista transformaram o pais em campo de concentração. É milícia neofascista bolsonarista por todo lado. E as escolas e universidades são os pŕoximos alvos.

Nostradamus ( banquinho e bacia )

17/05/2019 - 07h56

Bolsonaro: Roda o vídeo do contingenciamento de Lula…
Lula: Sai daí Chulé, larga do meu pé, tá igual ao Coroné…

    Sergio Araujo

    17/05/2019 - 09h40

    A mesma coisa quando vem de um lado ninguem abriu boca, quando vem do outro lado virou uma palhaçada sem fim.

    O Brasileiro è ridiculo, o resultado è esse Pais, o resto è papo furado.

      Nostradamus ( psiquiatras disponíveis )

      17/05/2019 - 12h01

      Palhaçada tu irás ver no retorno do nazistinha no aeroporto… FORA BOLSSONARO !!! Deixa entrar o Mourão que depois derrubamos a cerca !!! kakakakakakakaka!!! Seu safado, tá doidinho tá ? A culpa é dos outros!… que nem o mitológico presidente do dedo no cu que a mídia só diz que foi mijada na cabeça! Aquele necrófilo gosta de uma mer.da! Vive como o Hitler farejando um cheiro de carne morta, de churrasco humano… NECRÓFILO destruidor, esfarelou o Brasil! Personalidade doentia que afetou profundamente os filhos doidos como o pai.

lucio

16/05/2019 - 23h39

uns 25 anos atras começei ver andando nas ruas jovens otarios branquissimos, altos e muito magros, ruivos de cabelo raspado que nem nazi, com terno e gravata preto (no verao de 38 graus) que nem “the blues brothers”. eram missionarios evangelicos americanos.
pensei:
– estamos perdidos, os eua vao tomar conta do brasil
– acabou o sexo livre, rapido e de graça (naquela epoca namorava na media 2 mulheres diferentes por semana).
a minha profecia se concretizou, infelizmente…

    Marciely ferreira alves

    17/05/2019 - 09h00

    Já ouviu falar de Tinder tá mais por fora do que alça de xícara. Vc que deve tá velho e já passou a idade de sair transando loucamente

      lucio

      17/05/2019 - 12h53

      marciely,
      detesto os doentios meios eletronicos de paquera. e quem usa me fala que nao rendem muita safra.
      mudou mesmo a cultura, o brasil está ficando sexualmente frio e a prova é que as piriguetes aumentaram os preços em ritmo dobro que a inflaçao. apesar da crise economica!

Tchutchucao da Papuda

16/05/2019 - 23h20

Agora o PSOL deslancha! Certamente os evangélicos vao abraçar com forca as ideias desses que pregam o assassinato de fetos, a esculhambaçao de genero e a inclusao das drogas no menu do ifoods. Acho até que vao ceder o espaço de suas igrejas para os “trabalhadores” do MTST passarem um tempinho…

Sergio Araujo

16/05/2019 - 19h02

Os Evangelicos se nào me engano sào contra o aborto e as drogas, acho meio complicado…

    Waldo

    16/05/2019 - 22h23

    Em primeiro lugar ser pró escolha não significa ser pró aborto, basta ter alguns neurónios para diferencias as posições.
    Em segundo lugar ninguem é a favor de drogas. Mas como o mundo não é perfeito, pelo menos as pessoas deveriam ter escolha de quem fornecem, ou pegam do estado -legal-, ou do tráfico- ilegal.
    Terceiro, é hipocrisia total dizer que é contras as drogas e votar no bozonazi.

      Brasileiro da Silva

      16/05/2019 - 22h45

      Se ele fosse a favor das drogas, teria votado no marmita de presidiário, o tal de Andrade, que ia toda segunda pedir benção para o corrupto preso.

        Gilmar Tranquilão

        16/05/2019 - 22h58

        kkkk mas que porra de comentário de merda é esse??? kkkkkkkkkkkkk

      Sergio Araujo

      17/05/2019 - 09h05

      Quarto…pare de usar droga.

Renato

16/05/2019 - 18h23

JERUSALÉM (Reuters) – O Facebook anunciou na quinta-feira a proibição de uma empresa israelense que realizou uma campanha de influência com o objetivo de interromper as eleições em vários países e cancelou dezenas de contas envolvidas na disseminação da desinformação.

https://apnews.com/7d334cb8793f49889be1bbf89f47ae5c

Valéria

16/05/2019 - 17h53

Boa noite.

Sou evangélica e, como o presidente do México, sou de esquerda e conservadora. Como evangélica me entristeci com a direita tomando conta de alguns púlpitos. Lamentável. Por outro lado, cansei de em comentários alertar q a “guerra” contra evangélicos era desperdício de votos.

Desse modo eu vejo com muito bons olhos q o deputado Marcelo Freixo tenha percebido isso e se lembre de nós q somos evangélicos e de esquerda. Parabéns.

Zé Maconha

16/05/2019 - 16h24

Mestre o que devo fazer para alcançar a salvação?
Vende metade dos seus bens e doa aos pobres.
Jesus Cristo

Miramar

16/05/2019 - 15h40

Eis um radical que eu respeito. É ótimo conviver com a pluralidade respeitosa.

    Zé Maconha

    16/05/2019 - 16h21

    Radical era Bakunin.
    Freixo é de esquerda , nada mais.
    Bernie Sanders está a esquerda de Freixo.

      Miramar

      16/05/2019 - 16h58

      Questão de ponto de vista. Para mim que sou de centro-esquerda todas as pessoas de esquerda são radicais.

        Ivan

        17/05/2019 - 08h31

        Nesse caso só entra o PCO, único partido que pode ser considerado esquerda radical no Brasil.

        PSOL hoje é uma esquerda branda.

        PT e PDT são centro-esquerda.

fernando gomes

16/05/2019 - 14h48

Os evangelicos são muitos fechados e nao suportam roubo,desonestidade e corrupçoes. Tudo para eles tem que ser muito correto. Nao vejo como a esquerda se aproximar desse povo

    LUPE

    16/05/2019 - 15h02

    Caro Fernando Gomes, mais um “comentarista”, a serviço de nossos inimigos no Cafezinho, etc.

    O comentário que fiz para o seu comp………………….
    ……… serve para você também.

    NeoTupi

    16/05/2019 - 15h05

    Tipo o evangélico Eduardo Cunha?

    Alan C

    16/05/2019 - 15h26

    Tipo Malafaia?

    Tchuchuca do bozo

    16/05/2019 - 16h00

    Tipo Crivella???

    Justiceiro

    16/05/2019 - 17h04

    Imagine se os evangélicos vão deixar a turma do Lula se aproximar deles?

    Lula vai mandar roubar toda a grana do dízimo.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Admar

    16/05/2019 - 19h23

    Os crentes Votaram em peso no Miliciano que é a favor da Pena de Morte, Armas para todos e que apoiou o Temer Corrupto Ladrão. Existem evangélicos e Evangélicos!!!

    Paulo

    16/05/2019 - 19h27

    Bispo Macedo? Valdemiro Santiago?

degas

16/05/2019 - 14h34

Que bom, agora a Manuela vai ter companhia para tentar enganar na igreja.

    LUPE

    16/05/2019 - 14h59

    Caro Degas, “comentarista” , etc etc

    Não precisa.

    A Grande Mídia ,
    a Direita,

    já os enganou
    (pelo menos a maioria dos evangélicos)
    há muito ,
    muito tempo.

    A Direita colocou os presidentes de Direita
    mais corruptos
    e lesa pátria
    da História.

    Enganaram tanto
    que ajudaram a derrubar
    o melhor governo que este país já teve

    (estatisticamente provado),

    e agora ,
    enganados mais uma vez pela Direita,
    Gr Md à frente ,

    elegeram o “presidente” que está destruindo o país.

    E quem vai sofrer mais as consequências
    são os evangélicos,
    os mais carentes,
    o que estão na base da pirâmide………….

    Salve a Direita, “salvadora”
    (em proveito próprio)
    da pátria………………….

darcy

16/05/2019 - 14h21

Aquela velha história do nosso sábio Garrincha: já perguntaram para os evangélicos se eles querem diálogo?

    José Ricardo Romero

    16/05/2019 - 18h59

    Boa Darcy!

LUPE

16/05/2019 - 13h07

Caros leitores,

Finalmente o bom senso!

Infelizmente existe a “esquerda” sem maiores inteligências.

Em nome da “pureza ideológica” ,
trata as religiões com um certo ……….desdém,
um certo distanciamento.

Minha esposa se consulta com uma médica
de alto (altíssimo) nível,
preço da consulta (quase que) exorbitantes.

Minha esposa, na última consulta,
ficou chocada com o pensamento político da médica,
do mais puro e imbecil bolsonarismo.

Se neste país ,
um profissional de altos estudos
apresenta um raciocínio e grau de informação
bossalnarista
(e temos vários outros conhecidos de alto nível profissional com o mesmo posicionamento político),
o que dirá a cabeça dos evangélicos que,
mesmo os pastores ,
são de formação limitada?

Logicamente, esclarecimentos são necessários…………..

Por esta e por outras ,
estou mudando rapidamente as minhas reservas políticas
em relação ao Freixo.

Parabéns, Freixo ! !

NeoTupi

16/05/2019 - 12h38

A esquerda sempre teve bom diálogo e identidade com evangélicos que seguem o exemplo de vida de Cristo.
Jesus sempre esteve ao lado e serviu aos mais pobres, aos sem-terra e sem-teto, aos famintos, aos enfermos, sempre dividiu o pão, e sempre pregou o amor ao próximo, a fraternidade, a vida simples.
Quem não se dá bem com a esquerda são os pastores de Rolex, BMW e jatinho, que tem o dinheiro com fim e Deus como meio. Infelizmente são estes que dominam a TV e tem bala na agulha para criar uma rede de igrejas nos moldes de uma franquia empresarial. E esse pesssoal começou a explorar a homofobia e outros medos para desviar atenção do essencial.
Mas uma coisa a eleição de Bozo tem de bom: esses políticos evangélicos do dinheiro, que usam e abusam do nome de Deus em vão, estão sendo todos desmascarados perante o povão: prometeram o céu e estão entregando o inferno.
Só lembrando, sempre houveram evangélicos de esquerda: a deputada Benedita da Silva, do PT, sempre foi evangélica. Os ex-senador baiano pelo PT Wagner Pinheiro é evangélico. O ex-deputado Nazareno Fonteles. O saudoso Lisâneas Maciel (primeiro candidato a governador do RJ pelo PT e depois deputado pelo PDT de Brizola) era evangélico.

    Edna Baker

    16/05/2019 - 17h02

    É verdade conheci bem o Lizâneas frequetávamos a mesma igreja. Acho que as igrejas pentecostais são ligadas hoje inteiramente ao Bolsonarismo. Já as igrejas tradicionais com melhor índice cultural, como luteranos, metodistas, presbiteriana, etc podem estar divididos e com
    Possibilidades de mudar de lado.

Alan C

16/05/2019 - 12h16

Agora os que acusam o Miguel de ser pró-bozolândia ficam bem quietinhos com o puxadinho do PT sendo entrevistado.

    Zé Maconha

    16/05/2019 - 16h31

    Você viveu em outro universo?
    O PSOL criticava o PT quando Lula tinha 90% de aprovação..
    Nessa época Ciro rasgava elogios a Lula todos os dias.
    Pra vocês qualquer um que não adere a agenda de Ciro é puxadinho do PT.
    Como os bolsominions você mete o PT em qualquer assunto.

      Alan C

      16/05/2019 - 16h49

      Tá citando apenas a era Lula pq??? Vai mais pra frente um pouquinho!….

      O seu problema zé é se achar muito esperto.

Alexandre Neres

16/05/2019 - 10h42

Grande Freixo! Está amadurecendo politicamente. Nosso país tão carente de lideranças necessita de um homem público deste calibre.

    Juan

    16/05/2019 - 12h41

    Sempre estaremos carentes de lideranças com discernimento e capacidade gestora. Infelizmente o PSOL não é deste contexto, pois indicou para concorrer a Presidência um candidado que não era do Partido. Infelizmente mais um discurso do Marcelo que não reflete o Partido. Infelizmente!

    Henrique

    16/05/2019 - 18h27

    Freixo já é velho e amadurece muito lentamente. Melhor continuar verde; se amadurecer dá um pé na bunda do Psol !


Leia mais

Recentes

Recentes