Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

O powerpoint do Observatório Trabalhista

Por Redação

02 de julho de 2019 : 13h46

A íntegra do documento apresentado hoje pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), durante seminário conduzido pelo vice-presidente do partido, Ciro Gomes, pode ser baixada aqui.

Eu separei a maioria dos gráficos e reproduzo abaixo. Ao fim do post, o texto do PDT sobre a palestra de Ciro.

Nota publicada no site do PDT:

Ciro Gomes avalia os primeiros 180 dias do governo Bolsonaro

Foto: Alexandre Amarante

Por Elizângela Isaque
02/07/2019

O vice-presidente Nacional do PDT Ciro Gomes apresentou, nesta terça-feira (2), um balanço dos seis primeiros meses do governo Bolsonaro. O encontro aconteceu na sede nacional do PDT, em Brasília, com a presença do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e membros da bancada federal do partido, dentre eles, o líder do PDT na Câmara, deputado federal André Figueiredo.

Os dados apresentados por Ciro compõe o levantamento feito pelo Observatório Trabalhista, ferramenta participativa criada para acompanhar os principais indicadores da economia e demais setores brasileiros.

“Nós estamos terminando a pior década, em matéria de desenvolvimento econômico, dos últimos 120 anos do Brasil”, avaliou Ciro, ao mostrar, logo em seguida, o esforço de arrecadação do Governo. De acordo com os números, a receita líquida – a soma da receita total menos a dívida, os juros – apresenta uma paralisação, em comparação com o mesmo período de 2018, “o que é um sintoma de que economia está parada, porque não há evolução”, observou.

Nas despesas do Governo central, segundo Ciro, é onde se anuncia a tragédia. A área de investimento é a menor, desde o período da 2ª guerra mundial. “O Brasil está deprimindo investimento sem precedentes”, lamentou Ciro.

O pedetista mostrou, por exemplo, a questão da infraestrutura, com 24 mil obras paradas em todo o País, e a área da educação, cuja queda nos investimentos começou e cair em 2014, e continua a se agravar.
“Nós estamos terminando a pior década, em matéria de desenvolvimento econômico, dos últimos 120 anos do Brasil”, avaliou Ciro Gomes

Outro dado alarmante é o número de inadimplentes, que já chega a mais de 62 milhões de pessoas físicas, um problema macroeconômico, diz Ciro, e que também atinge as micro e pequenas empresas hoje são mais de 5 mil inadimplências nesta faixa, situação provocada, entre outros fatores, pelas políticas de juros “estúpidas”, na classificação de Ciro.

A falta de investimentos na área da saúde também trouxe dados preocupantes para o Brasil, incluindo a área de imunologia, que culminou na perda do Certificado Internacional de erradicação de sarampo, concedido ao Brasil pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS/OMS), em 2016.

A oferta de vacinas no Sistema Único de Saúde (SUS) não tem sido suficiente para garantir a taxa desejável de cobertura vacinal da população.

Todos esses sintomas avaliados e levantados pelo Observatório Trabalhista, na visão de Ciro Gomes, apontam para o fato de que o ano de 2019 caminha para uma estagnação e uma recessão.

 

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Jean

02 de julho de 2019 às 19h17

Parabéns ao PDT que construiu todo este material que serve de base para fazermos uma crítica muito mais sólida e que fuja tão somente de questões ideológicas. Quem dera toda a oposição tivesse essa ação.

Responder

CUIA

02 de julho de 2019 às 14h28

A íntegra do documento apresentado hoje pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PDT), durante seminário conduzido pelo vice-presidente do partido, Ciro Gomes, pode ser baixada aqui. Eu separei a maioria dos gráficos. PTB OU PDT

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?