CPI da Fake News, com Joice Hasselmann

Paulo Paim defende autocrítica do PT e que apoiar Ciro em 2018 “teria sido melhor para todos”

Por Redação

12 de novembro de 2019 : 11h06

Trecho da entrevista de Paulo Paim ao Congresso em Foco, publicada hoje.

(…)
O PT teria alguma parcela de culpa nesse estado de coisas? O partido precisa fazer alguma autocrítica?

Eu acho que autocrítica ninguém tem que ter vergonha de fazer. O PT cumpriu um papel importante na história do país. Desde o início no combate à ditadura até sua chegada ao poder. Mas acho que o PT deveria ter feito, no meu entendimento, uma política muito mais abrangente, naquilo que eu chamo numa visão de frente ampla, pelo Brasil e pelos conceitos que norteiam uma proposta de Nação comprometida com a nossa gente. Não dá para se achar que só é bom uma composição ampla quando se é candidato a presidente. Os dois mandatos do presidente Lula foram coisas que marcaram o pais perante o mundo. A gente se recorda de cenas como Barack Obama dizendo que Lula era “o cara”. Isso marcou e para nós é motivo de orgulho. Houve um segundo momento que foi a eleição da presidenta Dilma. Mas houve um terceiro momento em que nós devíamos ter avaliado que era necessário ampliar mais. Nós tínhamos Eduardo Campos. Era um nome a ser lembrado nessa composição mais ampla. Da mesma forma, Ciro Gomes. Ciro tinha que ser lembrado naquele momento da história.

O PT deveria ter apoiado Ciro em 2018?

Poderia ter sido. Quando digo que poderia ter sido, quero dizer que talvez fosse melhor para todos. Não estaríamos na situação em que nos encontramos. Digo mais: Lula está preso e hoje é consenso que foi uma prisão mais política que qualquer outra coisa. É claro que o Fernando Haddad (candidato do PT em 2018) foi um heroi, um lutador. Mas se o Ciro tivesse sido eleito, as possibilidades da liberdade do Lula para ajudar o Brasil seriam outras. Então, acho que nós cometemos alguns erros. Não dá para pensar em frente ampla somente se eu for o candidato máximo no processo eleitoral. Se nós tivéssemos olhado mais com essa visão, acho que estaríamos em outro momento, bem melhor para toda a nossa gente.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Clever Mendes de Oliveira

13 de novembro de 2019 às 11h57

Redação,
Parece que houve alguma alteração no sistema de comentários. Este post “Paulo Pain defende autocrítica do PT e que apoiar Ciro em 2018 “teria sido melhor para todos”” ficou aberto no computador e tem dois comentários um para criticar o PT e outro para fazer apologia de Ciro em 2022. Ontem à noite, quando fui colocar um comentário o lay out era diferente, ainda assim fiz um comentário. No meu comentário eu falo que a entrevista parece ter sido feita antes da liberdade de Lula. E que ia verificar no original. Na verdade a base para a minha afirmação era a frase de Paulo Pain que estava no trecho da entrevista dele ao Congresso em Foco transcrita aqui em O Cafezinho e que reproduzo a seguir:
“Digo mais: Lula está preso e hoje é consenso que foi uma prisão mais política que qualquer outra coisa.”
No mais, em meu comentário, eu lembro da dificuldade de o PT teria em apoiar quem considera Lula corrupto. E também de não se poder confirmar que o apoio a Ciro asseguraria a derrota de Bolsonaro.
Abraços,
Clever Mendes de Oliveira
BH, 13/11/2019

Responder

    Redação

    13 de novembro de 2019 às 21h23

    Clever, sim. Mudou sim. Estamos importando os comentários antigos para o novo modelo. Em breve, vão aparecer.

    Responder

Augusto

12 de novembro de 2019 às 11h46

PT nunca mais!!! Unidade é o cacete!!!

Responder

Sigma7

12 de novembro de 2019 às 11h37

Ciro 2022!

Responder

Deixe uma resposta