Menu

Fiocruz sedia debate com economista americano sobre a Teoria Moderna da Moeda

Divulgo abaixo uma mensagem que recebi há pouco dos profissionais que coordenam o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz. *** Seminário CEE-Fiocruz: Políticas sociais e pleno emprego: a Teoria Moderna da Moeda como alternativa 26/11 Estamos divulgando a vinda ao Brasil do economista norte-americano Randall Wray, que o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz traz […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Divulgo abaixo uma mensagem que recebi há pouco dos profissionais que coordenam o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz.

***

Seminário CEE-Fiocruz: Políticas sociais e pleno emprego: a Teoria Moderna da Moeda como alternativa

26/11

Estamos divulgando a vinda ao Brasil do economista norte-americano Randall Wray, que o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz traz para um seminário, em 26/11, sobre a Teoria Moderna da Moeda. Essa teoria defende o financiamento de políticas sociais e a garantia de pleno emprego pelo Estado. De acordo com ela, é possível, sim, para um Estado que gasta na própria moeda, financiar mais políticas sociais e, assim, oferecer mais saúde, mais educação, mais emprego à sua população. Esse olhar vai na contracorrente das propostas mais ortodoxas que se orientam pelas políticas de austeridade, com vistas ao ajuste fiscal, e relegam a um segundo plano as políticas sociais, já subfinanciadas. A ideia é abrir espaço a múltiplas visões quanto a caminhos para a formulação de uma política econômica, destacando o potencial da Teoria Moderna da Moeda, de aumentar os recursos financeiros federais disponíveis para as áreas sociais, em especial, a saúde. Randall Wray será acompanhado na mesa por dois professores e economistas com visões distintas a respeito dessa temática: José Marcio Camargo, da PUC-Rio, e Pedro Rossi, da Unicamp.

Vídeo com o professor e economista Daniel Conceição, da UFRJ, que foi aluno de Randall Wray:

Todo o material está reunido em http://www.cee.fiocruz.br/?q=node/1070

Comunicação – Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz

***

Seminário do CEE-Fiocruz com o economista norte-americano Randall Wray aponta caminhos para o financiamento de políticas sociais e o pleno emprego

O Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz traz para o Brasil o economista americano Randall Wray, pesquisador do conceituado Levy Economics Institute do Bard College e um dos principais autores da Teoria Moderna da Moeda (MMT, na sigla em inglês). Wray participará do seminário Políticas sociais e pleno emprego: A Teoria Moderna da Moeda como alternativa, no dia 26 de novembro, apresentando os conceitos-chaves da teoria que ajudou a construir e suas implicações na construção de uma abordagem alternativa para o financiamento de políticas sociais. A apresentação de Randall Wray será realizada no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, às 9h. Ao seu lado, na mesa, estarão os economistas e professores Pedro Rossi, da Universidade de Campinas (Unicamp) e José Márcio Camargo, da PUC-Rio, com mediação do pesquisador Carlos Gadelha, coordenador das Ações de Prospecção da Fiocruz. O evento terá transmissão online.

Com uma linha de pensamento diferente daquela dos economistas ortodoxos, os trabalhos de Wray sobre teoria monetária, finanças públicas e políticas de geração de emprego têm sido referência para formuladores de política econômica em vários países.

O economista defende o pleno emprego e abre o leque das possibilidades para o financiamento de políticas sociais. Na Argentina, suas ideias serviram de inspiração para um programa de emprego que recolocou no mercado de trabalho dois milhões de pessoas em resposta à crise de 1999. Nos Estados Unidos, embasou o plano de reforma do sistema de saúde, apresentado pelo senador Bernie Sanders em 2019 no Senado americano. Sanders propõe assistência médica universal e gratuita em um país onde há mais de 30 milhões de pessoas sem plano de saúde. Esse mesmo projeto foi defendido pelo senador quando foi pré-candidato democrata em 2016.

Desde a crise de 2008, a carência de recursos para as áreas sociais vem se agravando em vários países. No Brasil, a política de austeridade nos anos mais recentes tem tido como resultado uma perceptível piora do quadro da saúde.

O seminário organizado pelo CEE-Fiocruz tem como objetivo discutir o potencial de políticas monetárias e fiscais baseadas na Teoria Moderna da Moeda para aumentar os recursos financeiros federais disponíveis para as áreas sociais, sobretudo a da saúde, diante do atual contexto de ajuste fiscal.

Seminário Políticas sociais e pleno emprego: A Teoria Moderna da Moeda como alternativa

Dia: 26/11/2019

Horário: 9h às 12h

Local: Centro de Convenções Sul-América (Av. Paulo de Frontin, nº 1, Rio Comprido, Rio de Janeiro, RJ)

Mesa: Randall Wray (Levy Economics Institute/Bard College); Pedro Rossi (Unicamp); José Márcio Camargo (PUC-Rio)

Moderador: Carlos Gadelha (Fiocruz)

Transmissão online: facebook e cee.fiocruz.br

Inscrição: aqui

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

MOISES

27/11/2019 - 08h19

Fiocruz fazendo seminário sobre economia????


Leia mais

Recentes

Recentes