Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Seminário do FGV discute reformas e produtividade

Por Redação

04 de dezembro de 2019 : 10h05

No canal do FGV:

A produtividade é uma medida da eficiência com que os fatores de produção de uma empresa, setor ou país são utilizados. Do seu aumento contínuo depende o crescimento das nações e os níveis de bem-estar presente e futuro. Logo, é preocupante o fato de que o Brasil não tem tido um bom desempenho nessa área, seja em termos absolutos, seja comparado a outros países, ou mesmo ao nosso desempenho em meados do século XX.

O crescimento econômico brasileiro só será possível com a melhora da produtividade. De acordo com as estimativas do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getulio Vargas, nos últimos 37 anos – de 1982 a 2018 – a produtividade do trabalho por hora trabalhada cresceu apenas 0,4% ao ano, bem abaixo do crescimento observado nos EUA de 1,6% ao ano, segundo dados do Conference Board.

Com esse pano de fundo, o IBRE e o jornal O Estado de S. Paulo, convidam para o I Seminário Produtividade e Reformas, cujo objetivo é fornecer ferramentas para uma maior compreensão do tema e discutir reformas que possam aumentar a produtividade e impulsionar o crescimento.

Na ocasião será lançado o site Observatório da Produtividade, que reunirá uma ampla base de dados sobre produtividade para a economia brasileira, e que contribuirá com informações para o debate sobre o tema, com o objetivo de se tornar uma referência no país e no exterior.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário