Menu

Monitor do PIB aponta crescimento de 0,1%, na atividade econômica em outubro

No Ibre – FGV O Monitor do PIB aponta, na análise da série dessazonalizada, crescimento de 0,1%, na atividade econômica em outubro, em comparação a setembro e de 0,7% no trimestre móvel findo em outubro, em comparação ao findo em julho. Na comparação interanual a economia também apresentou crescimento nestas comparações: 2,0% em outubro e […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No Ibre – FGV

O Monitor do PIB aponta, na análise da série dessazonalizada, crescimento de 0,1%, na atividade econômica em outubro, em comparação a setembro e de 0,7% no trimestre móvel findo em outubro, em comparação ao findo em julho. Na comparação interanual a economia também apresentou crescimento nestas comparações: 2,0% em outubro e 1,4% no trimestre móvel findo em outubro.

Estes resultados já incorporam a revisão das informações de exportação da SECEX para os meses de setembro e outubro. Assim sendo, o resultado do terceiro trimestre foi reestimado, alterando o resultado oficial divulgado pelo IBGE, para alguns componentes da demanda. Na última seção deste relatório é apresentada a comparação entre os resultados do IBGE antes da revisão da base de dados da SECEX e a estimativa do Monitor para a revisão que será realizada pelo IBGE, em 04 de março de 2020.

“A economia continuou sua trajetória expansiva em outubro, com destaque para o bom desempenho do setor de serviços e do consumo das famílias. Destaca-se que o crescimento do consumo é reflexo de resultados positivos em todos os seus componentes. Com relação a FBCF, o resultado de outubro foi o segundo negativo na comparação mensal. Tais resultados podem sinalizar que, neste momento de implementação de reformas estruturais, a recuperação da economia está mais ancorada na expansão do consumo do que na dos investimentos. ” afirma Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.

A economia cresceu 0,1% em outubro, na comparação com setembro, e 2,0%, na comparação com outubro de 2018. Na análise interanual as três grandes atividades econômicas cresceram, contudo, na análise contra setembro houve retrações na agropecuária e na indústria. Pela ótica da demanda, a exportação apresentou queda nas duas métricas enquanto o investimento retraiu apenas na análise ajustada sazonalmente.

ANÁLISE DESAGREGADA DOS COMPONENTES DA DEMANDA

A análise gráfica desagregada dos componentes da demanda foi feita usando a série trimestral interanual por apresentar menor volatilidade do que as taxas mensais e aquelas ajustadas sazonalmente permitindo melhor compreensão da trajetória de seus componentes.

Consumo das famílias

O consumo das famílias cresceu 1,2% no trimestre móvel findo em outubro, em comparação ao mesmo trimestre de 2018. Destaca-se, neste resultado, o crescimento do consumo de produtos duráveis, que cresceu 2,5% neste trimestre, impulsionado pelo aumento do consumo de eletrodomésticos e equipamentos de informática.

Formação bruta de capital fixo (FBCF)

A FBCF cresceu 4,3% no trimestre móvel findo em outubro, em comparação ao mesmo trimestre de 2018 com crescimento em todos os componentes da FBCF com destaque para o desempenho de máquinas e equipamentos que cresceram 6,9%, o que representa aproximadamente 60% do crescimento da FBCF, nesta comparação.

Exportação

A exportação apresentou queda de 3,7% no trimestre móvel findo em outubro, em comparação com o mesmo trimestre de 2018. A exceção da exportação de produtos agropecuários, todos os demais grandes grupos de exportação retraíram neste trimestre com destaque para a retração da exportação de produtos da extrativa mineral (-11,6%).

Importação

A importação cresceu 4,9% no trimestre móvel findo em outubro, comparativamente ao mesmo trimestre de 2018. Esse crescimento é devido, principalmente, a expansão da importação de bens intermediários que cresceram 15,8%, neste trimestre.

MONITOR DO PIB-FGV EM VALORES

Em termos monetários, o PIB em valores correntes alcançou a cifra de aproximadamente 5 trilhões, 989 bilhões, 211 milhões de Reais no acumulado até outubro do corrente ano.

A taxa de investimento (FBCF/PIB) foi de 18,9%, em outubro, na série a valores de 1995. Ela tem tido uma recuperação razoável desde meados de 2017, porém ainda segue abaixo da média da série histórica (19,3%), iniciada em janeiro de 2000.

REVISÃO DA SÉRIE DE EXPORTAÇÃO DA SECEX

Devido a revisão das informações de exportação de bens divulgadas pela SECEX, para o mês de setembro, foram reestimados os resultados do Monitor do PIB-FGV, para este mês, alterando os dados das séries da demanda de: consumo das famílias, formação bruta de capital fixo e exportações.

Com esta alteração, o Monitor do PIB-FGV busca antecipar a revisão que será realizada pelo IBGE, para o terceiro trimestre. No quadro abaixo são apresentadas as comparações entre os dados do terceiro trimestre divulgados pelo IBGE e as estimativas do Monitor do PIB-FGV para as taxas de variação mensal, trimestral, acumulada em 12 meses, e ajustadas sazonalmente.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

17/12/2019 - 20h00

Além do crescimento ser pífio, ainda é cedo pra comemorar. Ele precisa se consolidar como tendência, e, numa época com 13º e FGTS rolando soltos na economia, qualquer comemoração é prematura…


Leia mais

Recentes

Recentes