Menu

Haddad: “não dispomos de uma burguesia com projeto de nação”

Na Folha Indústria Ao que parece, não dispomos de uma burguesia com projeto de nação 4.jan.2020 às 2h00 Existe uma burguesia industrial brasileira? Ela se comporta como classe, tem um projeto para o país? As notícias para a indústria não têm sido das melhores. A participação da indústria de transformação no PIB brasileiro é a […]

51 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Na Folha

Indústria
Ao que parece, não dispomos de uma burguesia com projeto de nação

4.jan.2020 às 2h00

Existe uma burguesia industrial brasileira? Ela se comporta como classe, tem um projeto para o país?

As notícias para a indústria não têm sido das melhores. A participação da indústria de transformação no PIB brasileiro é a menor desde 1947.

O saldo comercial brasileiro foi o pior dos últimos cinco anos, sendo que as exportações de bens primários responderam por 52,8% da pauta, em detrimento dos produtos manufaturados.

É preciso cautela quanto aos números, contudo. A participação da produção industrial mundial no PIB mundial vem perdendo importância, sobretudo em relação ao setor de serviços, que ganha terreno. Nada a ver, portanto, com desindustrialização.

Mas não resta dúvida que a participação da indústria brasileira na produção industrial mundial perdeu espaço, o que, no mínimo, significa menor dinamismo relativo.

Para alguns economistas, isso tem pouca importância, desde que se produzam “chips”: não importa se batata chips ou microchips; mas os trabalhadores que não pensam assim são alvos fáceis dos que pregam protecionismo e xenofobia nas “nações liberais” de Donald Trump e Boris Johnson.

Nos anos 1930, a burguesia industrial brasileira parecia ter algo em mente. Aliou-se a Getúlio Vargas. Várias circunstâncias, sobretudo a Guerra, impunham novos desafios. A produção de aço, por exemplo, interessava tanto aos militares quanto aos industriais. O guru dos industriais à época era um fascista romeno, Mihaïl Manoïlescu, que teve dois livros traduzidos: “O século do corporativismo” e “Teoria do protecionismo”, respectivamente um programa político e um programa econômico.

Entre 1930 e 1980, houve grande esforço de industrialização, que atingiu seu apogeu em 1985, seguido de pronunciado declínio, desdobramento da crise da dívida externa —que tinha financiado a expansão— e da abertura econômica conjugada à sobrevalorização cambial.

A maxidesvalorização cambial de 1999 deu, por uma década, novo alento à indústria, mas a crise internacional de 2008 e as crises domésticas, econômica e política (2015-16), empurraram-na ladeira abaixo.

Nos anos 1960, a tese de FHC sobre o empresário industrial trazia duas reflexões atuais, a julgar pelo noticiário recente sobre as movimentações de Paulo Skaf: 1) os órgãos de classe dos industriais “só cuidam dos interesses particulares dos dirigentes quando falam em nome da classe”; 2) aos industriais, individualmente, “a ação política possível consiste na participação pessoal no jogo patrimonialista”.

Até hoje, ao que parece, não dispomos de uma burguesia com projeto de nação.

Fernando Haddad
Professor universitário, ex-ministro da Educação (governos Lula e Dilma) e ex-prefeito de São Paulo.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz

07/01/2020 - 16h02

Para a boa sorte dos brasileiros, a Lava Jato já demonstrou que a direita não precisa ter caráter em nosso país, já que ela se apresenta como um fenômeno “natural”. Digo isso, porque petróleo e nacionalismo constituem uma combinação perigosa em nossos dias, “dias de velozes e furiosos”.

Andre

07/01/2020 - 14h03

O pensamento da elite burguesa brasileira é farinha pouca meu pirão primeiro.

Andressa

06/01/2020 - 16h39

Além disso o Brasil deu as costas ao Mundo por décadas, sem aproveitar de qualquer migalhas que alguém poderia deixar cair no chão por medo do inimigo imaginário que colocaram nas cabeças dos idiotas doutrinados.

Estão tentando agora se abrir para tentar roubar algo mas a ideologia para mongolóides não permite.

Para financiar ditaduras esquerdistas amigas o dinheiro aparecia do nada milagrosamente.

Que País de asnos…

    Nelson

    06/01/2020 - 17h04

    A conclusão a que tu chegas conforma um fecho perfeito à qualidade [irrisória] do teu texto.

      Gilmar Tranquilão

      06/01/2020 - 17h06

      ñ maltrate o wellington, ele é o bobo da corte do Cafezinho kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Andressa

      06/01/2020 - 17h37

      ….a conclusão a que chegou um artigo de um eminente jornalista italiano que descrivia a America do Sul após longa viagem pela mesma: “Os Sul Americanos são palhaços”.

        Evandro Garcia

        06/01/2020 - 17h56

        O que seria o Brasil se cada esquerdista abrisse uma empresa e empregasse alguem em vêz de falar asneiras o dia inteiro ou ficar esperando os outros fazer alguma coisa para depois criticar…

    Alfredo Neves

    06/01/2020 - 17h42

    Você não é mulher! É homem! Nenhuma mulher pode ser tão burra quanto você.

      Andressa

      06/01/2020 - 18h09

      Macho escroto opressor, você quer definir meu gênero seu misógino LGBTUCFPLSobico…Kkkkk

        Alfredo Neves

        06/01/2020 - 18h17

        A sua resposta confirmou o grau de burrice que jamais conheci possuir uma mulher. Portano, para mim, você é homem

        Gilmar Tranquilão

        06/01/2020 - 18h18

        Alfredo,

        As vezes ele é Andressa, as vezes é Wellington e as vezes é 78 outras personalidades… Viva a diversidade!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          Andressa

          06/01/2020 - 18h34

          Viva !!

    Alan C

    07/01/2020 - 13h24

    “wellington”, em que mundo vc vive???? Saia da bolha da bozolândia, rs.

    Brasil deu as costas pro mundo??? Nunca ouviu falar da atuação brasileira na conferência de Estocolmo 1972?? Do que a delegação brasileira formada por animais da ditadura amiguinhos do zé ninguém pediram ao mundo?? Óbvio que não né…

    E comentar como andressa, responder a si próprio como wellington e fazer uma réplica como Evandro Garcia é fazer muita questão de ser o trouxa do fórum heim rsrsrs…

    Sempre há espaços pra ser ainda mais ridículo.

Neco

06/01/2020 - 16h29

Para se ter indústrias precisa investir pesado e seriamente em ciência e tecnologia por décadas. Hoje o pais é governado por terraplanistas.

    Andressa

    06/01/2020 - 16h33

    Investir o dinheiro que deixariam nos cofres Lula e Dilma ou o que levaram…?

    O Brasil morreu faz muito tempo, esqueçam.

      Gilmar Tranquilão

      06/01/2020 - 18h19

      Boa tentativa wellington, só que a zueira não pode parar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Andressa

        06/01/2020 - 18h36

        Nunca !!

Alan C

06/01/2020 - 15h57

Nem a burguesia, nem o PT.

Rubens

06/01/2020 - 11h00

Ah fio, enquanto a burguesia puder viver do espólio de privatizações será difícil ter uma burguesia industrial comprometida com a nação. O brasil é muito grande , muito instável e não sobrevive com projetos pequenos aqui e ali, sobretudo com a troca de governos sem o menor compromisso de desenvolvimento nacional. Hoje vivemos o desmonte e entreguismo do pre-sal , da indústria naval, venda da embraer, novo ciclo de privatizações escandalosas, famílias endividadas e alto desemprego, baixos salários.

CezarR

06/01/2020 - 10h50

Cuma? Se não tem burguesia industrial, com quem o Lula fez conciliação? E o papel do Estado? Parece-me que o professor do Insper e que traria Marcos Lisboa para ministro, está cada vez mais próximo do outro professor Fernando!

    Alfredo Neves

    06/01/2020 - 17h45

    Lula fez conciliação com a plutocracia financeira, com os ruralistas e com os pastores das Igrejas caça-níqueis neopentecostais.

Paulo

06/01/2020 - 10h37

A coisa se agravou muito nos últimos anos. Antigamente, até as gerações de Ulisses, Tancredo e Itamar Franco, tínhamos políticos realmente preocupados e envolvidos com a causa do desenvolvimentismo. Até os militares tinham uma política de industrialização do país. Aliás, como dito no texto, desde Getúlio que a tínhamos. Agora, olhamos para os últimos Governos e só vemos os velhos larápios cuidando da perpetuação no Poder, seja via privatizações (FHC), seja via “presidencialismo de coalizão”, neologismo para banditismo puro (Lula/Dilma), seja via controle do Judiciário e aparelhamento da máquina pública, como já se esboça sob o Governo Bolsonaro. E o Congresso, mesmo com alto índice de renovação parlamentar, é o pior da história, seja do ponto de vista da moralidade pública, seja do ângulo da capacitação intelectual…

    putin

    06/01/2020 - 12h25

    paulo,
    o que vc ainda nao consegue enxergar é que seus amiguinhos juizes tem o papel de destruir a economia nacional (á mando de “alguem” lá fora) e principalmente a industria. para este alguem o papel do brasil tem que voltar a ser de mero estrator de materiais basicos.
    e ainda bem que existe este parlamento, que paralizou o 90% das infamidades propostas por bozo e os
    (ex) juizes!
    p.s. fosse eu cortaria pelo 75% os salarios dos juizes, acho 12 salarios minimos mais que suficiente. na europa ganham 5 salarios minimos (vc nao era aquele que se sentia ocidental?)

      Abdel Romenia

      06/01/2020 - 16h15

      Eu taxaria do 40% as aposentadorias em moeda estrangeira e cortaria mais ainda os juros do Tesouro Direto para ver se os gringos investem para produzir em vez de viver nas costas dos brasileiros que acordam cedo.

      Wellington

      06/01/2020 - 17h23

      30 anos criando analfabetos, pseudo militantes e assaltando os cofres públicos dioturnamente e a culpa é do inimigo imaginário que a ideologia para trogloditas socou no seu orifício…. faça me rir de graça pra lá.

      Paulo

      06/01/2020 - 17h31

      “e ainda bem que existe este parlamento”.

      Então você endossa a Reforma da Previdência e a Trabalhista? É isso mesmo, Putin (ou seja qual for o seu nome)?

        Abdel Romenia

        06/01/2020 - 18h37

        Lucio.

          Ivan

          06/01/2020 - 18h50

          Putin tem razão, nos anos anteriores a 2016, principalmente a partir de 2014, alguns dos nobres ministros do STF foram ter aulas no Wilson Center para aprender como se faz um golpe de estado via judiciário.
          O marreco tb foi, um simples juiz de primeira instância que fala um português no melhor estilo Weintraub e que mandava mais que os ministros do supremo.

          Só no Brasil do golpe.

          Paulo

          06/01/2020 - 19h50

          Isso mesmo, lembrei agora: Lúcio e Sérgio Araújo, que dupla, hein, rsrsrs…!?

          Alan C

          07/01/2020 - 13h26

          all the same shit

        Abdel Romenia

        06/01/2020 - 22h07

        Sim, são a mesma pessoa.

        putin

        07/01/2020 - 07h58

        paulo, é feio de se dizer mas a grande economia funciona atraves de “presentinhos” no mundo inteiro. por exemplo na alemanha sao legalizados e até detraiveis dos impostos.
        vc parece nao ter ideia dos numeros envolvidos. a odebrecht baixou os funcionarios de 160 para 47mil, perdeu 30bi POR ANO de receita, repito: 30bi POR ANO!!! só UMA empresa!!! isto porqué seu juiz impediu a empresa de assinar contratos (“pena acessoria” a chamam).
        porqué na lavajato italiana anos 90 as empresas nao foram atingidas nem um pingo, o ENI nao demitiu ninguem, nao perdeu nem 1% na bolsa, nao teve nenhuma crise no pais?
        esta foi a causa da “crise economica brasileira”. tudo mundo fica mais pobre, o estado arrecada menos e é obrigado a fazer cortes e “reformas”, VOCÉ paulo vai ficar mais pobre e tudo isso por uma ipocrita (porqué tudo mundo sabe que os presentinhos vao continuar) e politicamente distorcida operaçao judiciaria (com mandante no exterior).
        mas vcs de direita preferem empobrecer mas gozar de ver a repressao judiciaria… o que eu posso fazer?
        vc acha que o saneamento basico perde mais por causa dos MI de presentinhos o por causa das centenas de BI perdidos por ano por causa da destruiçao das empresas?

          Alan C

          07/01/2020 - 15h40

          Vejam os casos da Siemens e da Wolkswagen.

          Bolsominions tem cérebro de esterco, rsrsr.

          Wellington

          07/01/2020 - 15h56

          A Odebrecht era uma montanha enorme de estrume construida acima do esterco da corrupção no Brasil e Mundo afora.

          Comparar o que aconteceu no Brasil com o que aconteceu em outros casos
          (a pequena corrupção nunca é normal mas é fisiológica) não faz sentido algum pois as dimensões são completamente diferentes.

          É somente uma tentativa inútil de passar pano nas porquerias imunda que a esquerda brasileira (um receptáculo de bandidos) fez ao longo dos anos.

          Entregaram o Brasil e a democracia nas mãos desses vermes que em conluio com as grandes empresas o sequestraram e estupraram por décadas para fins particulares e para nunca mais sair do poder.

          Ninguém sente falta da Odebrecht e Cia a parte Lula e os amigos dele.

          Como sempre o Brasil se revelou o lixo que é, uma vergonha internacional sem antecedentes na história.

          Agradeçam o voto ideológico.

          Andressa

          07/01/2020 - 16h14

          Esquerdistas a moda tupiniquim conseguem legitimar até o terrorismo quando tem os EUA no meio, não fazem média, só fazem rir.

          Os “defensores da democracia” legitimando o mensalão e o peteólão.

          A Odebrecht voltou nas medidas que ela teria se não vivesse de corrupção desenfreada, assim como a JBS sem o dinheiro do BNDES para comprar frigoríficos mundo a fora.

          A única verdade é a esquerda brasileira fez montanhas de bosta sem antecedentes e se o Brasil fosse algo minimamente sério o PT deveria ser extinto da face da terra e os integrantes exilados em Guantánamo.

          Fazem cagar literalmente…lixo ideológico puro !!

          Ah mas não foi a esquerda verdadeira, foi tudo de brincadeira… Kkkk

          São uma vergonha internacional, fazem vomitar !!

          Paulo

          07/01/2020 - 20h27

          Lúcio, agora você quer justificar o “projeto criminoso de Poder” dizendo que todo o mundo faz? É a mesma lógica de Bolsonaro (embora o roubo tenha sido bem menor) e filhos em relação às “rachadinhas”. Bem, mas estou feliz que você finalmente tenha admitido a roubalheira desenfreada do PT em 13 anos. É um passo à frente…

        Evandro Garcia

        07/01/2020 - 08h18

        Na França, Espanha, Alemanha por exemplo se aposentam com 65 anos e em breve 67 anos de idade…onde está o problema de se aposentar com 65 anos…?

          Alan C

          07/01/2020 - 09h23

          E quem disse que o problema é a idade limite??

          O problema é o tempo de contribuição para receber a aposentadoria integral, só 40 anos.

          Evandro Garcia

          07/01/2020 - 09h46

          Meu pai começou a trabalhar com 15 anos em canteiros de obras (com areia, tijolos e pá, não com a caneta na mão) com 35 graus no verão e 0 no inverno das 7 da manhã às 6 da noite + uma hora de carro para ir e + uma para voltar pra casa em media.
          Se aposentou aos 59 ou 60 anos, não lembro e nunca vi ele reclamar uma vez da vida que levou…mas onde ele vive existem a cultura do trabalho e do estudo, a das novelas e do viver nas costas dos outros (estado) por contra nem a sombra.

          Onde você ficou esse tempo todo enquanto as contas públicas desciam pro ralo, olhando para a foto de Che Guevara…? Agora todo mundo tem a solução mágica pronta para tudo e para algo que tinha ser feito pelo menos 10 anos atrás… faça me rir pra lá.

          Alan C

          07/01/2020 - 15h43

          Se situa serjola…. Mesmo que essa ladainha sua fosse verdade, o seu suposto pai pegou regras antigas.

          Se situa primeiro antes de comentar…

          Evandro Garcia

          07/01/2020 - 16h18

          Aposentou 2 anos atrás.

          Alan C

          07/01/2020 - 17h22

          Regras antigas….

          Paulo

          07/01/2020 - 20h32

          Na França a idade mínima é 62 e quebrou o pau quando o Governo Macron tentou elevá-lo para 64. Comparar idades mínimas para aposentadoria na Europa e no Brasil é desonestidade intelectual ou alienação completa…seu pai pode ter dado sorte (até ao “escolher” bem pai e mãe), mas não espere que um camponês brasileiro viva o mesmo, em média…

          Abdel Romenia

          08/01/2020 - 10h03

          Nada, regras atuais.

          Abdel Romenia

          08/01/2020 - 10h04

          A expectativa de vida è a mesma do brasileiro como do frances ou do espanhol è o cultura do trabalho que nao è.

    Batista

    06/01/2020 - 17h10

    Está certo que no Brasil, hoje, com a mediocridade na moda e o raso nas paradas de sucesso, está valendo tudo, mas mesmo assim é forçar por demais a barra utilizar o ‘presidencialismo de coalizão’, tendo-o bisonhamente como ‘banditismo puro’ e não a fórmula para governar o Brasil presidencial sem maioria, para caracterizar exclusivamente os governos Lula e Dilma, quando após o fim da ditadura, todos os governos eleitos, incluso o desgoverno do estagiário a presidente, com a liberação de verbas à rodo que o caracteriza, para governarem com maioria, tiveram que utilizar o modelo para governarem, pois eleitos sem maioria, e quem não o utilizou, como Collor e Dilma no segundo mandato, caíram por não contarem com pelo menos um terço do congresso.

      Paulo

      06/01/2020 - 17h35

      Batista, o que seria necessário para você aceitar que Lula roubou e deixou roubar à vontade? O filho do Lula aparecer com uma conta de R$ 100 milhões? Ou você, ainda diante desse “batom na cueca”, diria que ele, Lulinha, é o “Ronaldinho dos negócios”?

        Batista

        06/01/2020 - 19h26

        Você prova-lo, já que moro, a NSA, a PF, a PGR, etc., não conseguiram, tanto que para condena-lo tiveram que inventar duas novas jabuticabas jurídicas: o ato de ofício INDETERMINADO, para justificar a corrupção passiva e o bem ATRIBUÍDO, para justificar a lavagem de dinheiro. Sem falar nos ilícitos praticados pelo juiz parcial, escancarados pela Vaza Jato. Basta ler a sentença e confirmar o registro dessas duas indecências, a serem fulminadas, anulando o processo, assim que examinados por justiça que não seja de exceção, como a lavajateira.

        Quanto os tais ‘R$100 milhões’ do filho, até os Procuradores lavajateiros descartam a denúncia, restando a PF do juiz premiado, aceitar as delações cada vez mais sem credibilidade, do Pulhocci, para através da mídia criar desgastes para encobrir os divulgados ilícitos do premiado juiz, através de desavisados que, como tu, repercutem o fake da vez, sem maiores consequências, pois no atual estágio, nem mais você acredita nisso, ainda mais, entrando em novo ano, com Aécio, Temer, Serra, Queiroz, Zero Um, etc., livres, leves e soltos, por aí, apesar do caminhão de provas disponíveis.

        Imaginou Queiroz abrindo a boca?

          Abdel Romenia

          06/01/2020 - 22h25

          Kkkkk não bastam as sentencias em vários gruas…?

          Veja que a democracia é isso, respeitar as instituições e principalmente as sentencias sem inventar factóides ou outras cretinices ideológicas por não gostar das mesmas.

          Eu entendo que o ambiente esquerdista seja altamente tóxico e relutante a democracia mas temos que fazer um esforço para todo mundo se dar uma civilizada, se não cada um fala e faz o que quer e fica cada dia mais difícil para todo mundo…sabia ?

          Wellington

          07/01/2020 - 10h22

          Fala assim nao…esquerdista adora a democracia, principalmente a Cubana, a Chinesa a Venezuelana e agora descobriram a Iraniana.

          Nao tentariam matar os adversarios politicos nunca, nem de comprar o congresso…agora a moda è nao deixar votar os deputados opositores para eleger o presidente do parlamento….Kkkkkk

          Alan C

          07/01/2020 - 13h27

          Mais um kkkkkkk


Leia mais

Recentes

Recentes