07.04 Coletiva com ministro da Saúde (ao vivo)

Crédito: Folha.

Fundo Dallagnol custou dez vezes mais que Fafen Paraná

Por Tadeu Porto

07 de fevereiro de 2020 : 19h12

Castello Branco anda espalhando por aí que a Petrobrás fez um “mau negócio” ao comprar a Araucária Nitrogenados, também conhecida como Fafen Paraná.

Curioso que sou, fui buscar o tanto que a nossa estatal gastou para adquirir uma Fabrica que emprega, atualmente, mais de mil trabalhadores e trabalhadoras diretamente.

Para minha surpresa, vi que esse unidade industrial custou para a empresa algo em torno de 230 milhões de reais em 2013 (R$ 320 milhões em valores corrigidos).

Naquela época, vale destacar, a Petrobrás se importava com o mercado brasileiro, destacando com consumo interno e com a expansão industrial no setor. Confira um recado da empresa da época:

A demanda do mercado brasileiro de fertilizantes é maior que a produção nacional. Além disso, o segmento encontra-se em expansão tanto no Brasil quanto no mundo. Com o crescimento populacional e o aumento de renda, espera-se aumento no consumo de alimentos, principalmente de proteína animal, que requer mais grãos para sua produção e, por consequência, maior uso de fertilizantes. (…) De acordo com a previsão da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre 2010 e 2020, somente no Brasil, a produção de alimentos crescerá 40%.

Disponível hein Fatos e Dados – Entenda por que investimos em fertilizantes

O interessante desse montante é que atualmente a empresa gasta bilhões e bilhões com dívidas causadas pela Lava Jato e pagamento de juros e dividendos.

Um exemplo de dinheiro mal gasto da Petrobrás foi o acordo feito com o Departamento de Justiça americano, intermediado pela Lava Jato, no valor de 2,5 bilhões (dez vezes o preço incial da Fafen). Esse dinheiro causou um grande embaraço no Estado brasileiro. Desde o STF até o próprio Bolsonaro questionaram a finalidade de tanto dinheiro, como já tive oportunidade de explicar no Twitter.

Ou seja, a Petrobrás versão neoliberal prefere pagar bilhões para meia dúzia de procuradores públicos – parasitas, segundo Paulo Guedes – do que gastar com indústria, tecnologia e emprego.

Não à toa, estamos a beira do colapso industrial.

Tadeu Porto

Colunista do Cafezinho e diretor da Federação Única dos Petroleiros e do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

14 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Zeca

09 de fevereiro de 2020 às 10h36

Vocês não sabem nada desse assunto…a Fafem (Petrofertil em 1978, a primeira venda daEstatal)veio de uma troca entre Petrobras e a Vale…só leia a matéria sobre o motivo só assim vcs podem comentar…fale só o VC conhecê e viveu…se não sabe…..silencio.

Responder

    Abdel Romenia

    10 de fevereiro de 2020 às 09h24

    Silencio voce fala para sua màe, viu mongoloide.

    Responder

      Gilmar Tranquilão

      10 de fevereiro de 2020 às 11h52

      Boa Zeca, as bozotrouxas piram!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Responder

Renato

08 de fevereiro de 2020 às 03h45

Tadeu Porto tem saudades de Lula e Dilma que com suas fanfarronices deram prejuízo de um bilhão ao Maranhão e ao Ceará que Caíram no conto do vigário de Premiun I e II ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Responder

Alan C

07 de fevereiro de 2020 às 21h44

A Farsa Jato é uma quadrilha de pilhadores do patrimônio público. Pode demorar um pouco mas irão pagar, só esperar.

Responder

    Irineu dantas

    07 de fevereiro de 2020 às 21h46

    Pegue uma cadeira. Rsrs

    Responder

      Alan C

      08 de fevereiro de 2020 às 00h24

      Tá titi?

      Fica titi naum!

      Responder

Abdel Romenia

07 de fevereiro de 2020 às 19h23

Relamente um otimo negocio a recompra dessa porcaria !! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Responder

Andressa

07 de fevereiro de 2020 às 19h21

230 milhoes corresponde a quanto que o PT e Cia desviaram da Petrobras nos anos…?

Responder

    Evandro Garcia

    07 de fevereiro de 2020 às 19h26

    Sò com Geddel acharam 51 milhoes, imagina o resto…Kkkkkkkkkkkkkkkk

    Eu acho engraçados os sindicalistas…ninguem sabe de nada deles, tudo corre em silencio, ninguem vè que as empresas dào prejuizos e quando a merda transborda eles apareçem cheios de asneiras….Kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Sào um lixo, uma desgraça para os trabalhadores, nada mais.

    Responder

    chichano goncalvez

    07 de fevereiro de 2020 às 21h42

    Mas é bem menos, que os 122 bilhões, eu disse 122 bilhões, que o governo de direita Fernando Henrique Cardoso desviou nas privatizações, tenho 5 livros para te indicar essa roubalheira toda.

    Responder

      Sidney

      08 de fevereiro de 2020 às 18h25

      Bem lembrado Gonçalves.
      Mas não perde.tempo com..esses que criticam não…
      Eles estão com essa opinião por que comem fake e vivem de matéria de capa. Deixa, qndo.lerem pelo menos uma página da realidade, e espero que não seja tarde demais, verão a M que fizeram.
      PIB e emprego de verdade infelizmente acabou.
      Mas há umauta pela frente.

      Responder

      Renato

      09 de fevereiro de 2020 às 23h09

      É mesmo, militonto ? Os desvios de FHC dão direito ao Petê desviar também ? E por que os honestíssimos Lule e Petê não mandaram apurar esses desvios praticados por FHC? É provável que não mandaram apurar porque pretendiam, como ocorreu, fazer o mesmo !

      Responder

        Alan C

        10 de fevereiro de 2020 às 11h56

        É mesmo, bozotário? Os desvios de Lula dão direito ao bozo desviar também ? E por que os honestíssimos boo e marreco não mandaram apurar esses desvios praticados por Lula? É provável que não mandaram apurar porque pretendem, como ocorre, fazer o mesmo !

        Responder

Deixe uma resposta