Menu

Nova pesquisa XP mostra distanciamento da população das ideias de Bolsonaro

A nova pesquisa XP/Ipespe, edição de março (íntegra aqui), traz algumas informações interessantes que vão muito além do declínio da aprovação ao governo Bolsonaro, revelando um distanciamento crescente entre a opinião majoritária da população e os delírios do núcleo duro ao redor do presidente. Por exemplo, a pesquisa mostra que a maioria da população, 56%, […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A nova pesquisa XP/Ipespe, edição de março (íntegra aqui), traz algumas informações interessantes que vão muito além do declínio da aprovação ao governo Bolsonaro, revelando um distanciamento crescente entre a opinião majoritária da população e os delírios do núcleo duro ao redor do presidente.

Por exemplo, a pesquisa mostra que a maioria da população, 56%, confia nas urnas eletrônicas e no sistema de contagem eletrônica dos votos. Este número deve ser contrastado à afirmação de Bolsonaro, de que “nenhum” brasileiro confiava no sistema eleitoral brasileiro, depois de lançar acusações gravíssimas contra o pleito de 2018, dizendo que tinha provas de fraude, provas estas que jamais trouxe à público (provavelmente, as “provas” são notícias do Terça-Livre publicadas na deepweb…).

A população também está cada vez mais preocupada com a descontrolada depreciação da moeda nacional.

A maioria da população apoia medidas para estimular a economia, ao invés do “avanço das reformas”.

A população, ou pelo menos os entrevistados por essa pesquisa, está bastante consciente sobre as medidas a serem tomadas. 89% responderam que adotaram ou pretendem “evitar eventos”, ou seja, o contrário do que fez o presidente da república, no domingo 15.

A maioria absoluta dos entrevistados, 83%, respondeu que já adotou medidas de prevenção. É espantoso, porém, identificar que 16% tenham respondido que “não adotaram”.

Praticamente todos os entrevistados acreditam que haverá impacto negativo na economia brasileira.

76% dos entrevistados disseram que a crise afetará sua situação financeira pessoal.

70% dos entrevistados disseram que “estão com um pouco de medo”, ou “muito medo” do surto de coronavírus.

Esse gráfico também me parece importante: 44% dos entrevistados disseram que a violência de criminalidade diminuiu, mas 42% disseram que aumentou.

O gráfico que mostra a maioria hoje acha que a economia brasileira está no caminho errado. Houve uma inversão brusca em relação ao mês anterior. Até fevereiro, o saldo era positivo para o governo: 47% diziam que a economia estava no caminho certo, e 40%, no caminho errado. Agora 48% acham que estamos no caminho errado, e apenas 38%, no caminho certo.

O percentual que atribui responsabilidade ao governo Bolsonaro pela situação econômica atual cresceu para 17%, o maior até agora. Mas ainda temos 41% dos entrevistados que ainda culpam os governos Lula e Dilma, em especial o governo Lula.

O gráfico com a expectativa sobre a corrupção também passou por enorme transformação nos últimos meses. Logo após a eleição presidencial, em novembro de 2018, havia uma grande esperança dos brasileiros de que a corrupão diminuiria. Não há mais. Hoje 67% dos brasileiros acham que  a corrupção aumentará ou ficará como está, e apenas 27% que diminuirá.

Por fim, a avaliação do governo caiu para o seu pior nível, desde o início das pesquisas: 30% de ótimo e bom. A nota de ruim e péssimo ficou estagnada em 36% em março.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcio

20/03/2020 - 15h17

Título a parte não mudou absolutamente nada, a pesquisa fala claramente.

Dentro do cenário trágico em que o Brasil foi deixado pela facção vermelha o ano de 2020 era promissor para que a economia desfrutasse dos investimentos com juros baixos do ano passado para dar um pulo pelo frente mas infelizmente isso não acontecerá pelo motivo que todo mundo conhece.

As competências de quem está a frente dos problemas é indiscutível e idiotices das esquerdetes a parte (por falta de assuntos e politicagem rasteira do nível mais baixo) a crise está sendo gerida da forma normal e adequada. As medidas tomadas até aqui foram as melhores possíveis mas uma hora ou outra a falta de recursos será um problema e fanfarrões a parte ninguém possui a mágica para resolver esse problema.

Que os brasileiros assim como o mundo inteiro nesse momento estejam preocupados com a economia é mais do que normal.

A China após ter matado a indústria de mais da metade do Mundo (a do Brasil principalmente) resolveu entregar esse presente para acabar com o serviço.

Tem gente que adora e gostos não se discutem.


Leia mais

Recentes

Recentes