CNN Brasil: É preciso pacificar a política para combater coronavírus, diz Manuela d’Ávila

Da CNN Brasil, em São Paulo

21 de Março de 2020 às 03:05 | Atualizado 21 de Março de 2020 às 03:29

Para Manuela d’Ávila, filiada ao PCdoB e candidata à vice-presidência da República em 2018, é preciso pacificar o país para traçar um plano de combate ao novo coronavírus (COVID-19). Em entrevista à CNN Brasil nesta sexta-feira (20), a ex-deputada disse ser impossível imaginar medidas efetivas sem um pacto entre todos os atores políticos do Brasil.

Clique na imagem para assistir ao vídeo.

“Sem unificar as forças políticas do país, é inimaginável a construção de saídas que envolvam o conjunto da população brasileira”, disse. Ela relembrou que presidentes de outras nações, como Estados Unidos e França, já declararam o enfrentamento ao coronavírus como uma guerra. “É preciso buscar pacificar o Brasil para enfrentar isso”.

Ela considera que as providências tomadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) têm sido insatisfatórias. “Primeiro, porque não unificam as autoridades e as forças políticas. Segundo, porque subestimam o caráter da crise”, justifica.

Como combater o coronavírus?

D’Ávila ressalta a importância de medidas voltadas à proteção das populações mais vulneráveis. “O vírus não escolhe quem atinge, mas as consequências não são iguais para todas as pessoas”, falou. “Precisamos garantir que a população siga se alimentando e vivendo com dignidade durante o enfrentamento à pandemia”.

Ela propõe ações para proteger mulheres, como a postergação de licenças-maternidade durante esse período, a criação de um auxílio-creche para as profissionais de saúde com filhos pequenos e uma atenção especial à medidas contra a violência doméstica, que pode crescer de forma significativa com a imposição de quarentena.

Assim como também sugeriram Ciro Gomes e Guilherme Boulos, esquerda, ela também revogaria o teto de gastos. “Precisamos saber que as populações mais vulneráveis não terão condições de seguir comendo se não tivermos medidas emergenciais de transferência de renda”.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.