Menu

No dia da Abolição, Fundação Zumbi dos Palmares publica estudo que cita Olavo de Carvalho 4 vezes e ataca… Zumbi dos Palmares

A página da Fundação Zumbi dos Palmares publicou hoje um texto atacando ninguém menos do que o heroi que serviu de inspiração para a criação da própria instituição: Zumbi dos Palmares. O ataque começa pela chamada absolutamente ridícula: A verdade sobre Zumbi dos Palmares, como se alguém pudesse reinvidicar “verdade” sobre uma figura que é, […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A página da Fundação Zumbi dos Palmares publicou hoje um texto atacando ninguém menos do que o heroi que serviu de inspiração para a criação da própria instituição: Zumbi dos Palmares.

O ataque começa pela chamada absolutamente ridícula: A verdade sobre Zumbi dos Palmares, como se alguém pudesse reinvidicar “verdade” sobre uma figura que é, antes de tudo, um mito da resistência negra contra a escravidão.

O texto publicado, assinado por Mayaly Felix, que não é historiadora e sim “doutora em Linguística”, cita Olavo de Carvalho quatro vezes, e afirma, sem prova histórica nenhuma, que “Zumbi dos Palmares matou o próprio tio envenenado a fim de assumir a chefia do Quilombo dos Palmares, tinha escravos, perseguia os fugitivos do Quilombo, punia-os, matava-os, saqueava, pilhava, incendiava engenhos próximos.”

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Charoles

14/05/2020 - 04h32

Bolsonaro é um escroto e Olavo, inconsequente.
Mas Zumbi dos Palmares não é, nem de longe, herói de qualquer espécie, o que não retira em um grama a dor da escravidão e toda exclusão social que lhe seguiu.
E tampouco tolhe o brilhantismo da “Faculdade Zumbi dos Palmares”, nem mesmo da fundação homônima.
Temos heróis abolicionistas como Patrocínio e Rebouças.
Zumbi é mera construção de um movimento negro de esquerda, que se arvora “dono” da causa, mas cuja representatividade é a cada dia menor.
Aprendam a conviver com outras ideias.

    Alexandre Neres

    14/05/2020 - 19h09

    É isso mesmo. Viva o presidente da Fundação, Sérgio Camargo! Quem importa afinal de contas é a Princesa Isabel. O que acha de o assunto ficar restrito aos brancos?

    Só que não. Abaixo os racistas, mesmo os que vêm disfarçados em pele de cordeiro!

      Paulo

      14/05/2020 - 22h52

      Alexandre, meu caro, não distorça a questão! O que o Charoles disse é expressão pura da verdade. Basta dizer que Zumbi teve escravos negros, quando reinava no Quilombo de Palmares, segundo os relatos mais confiáveis. Pobre do povo que não tem heróis ou que quer produzir – artificialmente – os seus. Nesse aspecto, nós, brasileiros, somos sem dúvida um caso a ser estudado. De negros a brancos, nos fiamos em falsas referências…

Flávio Ferreira

13/05/2020 - 21h37

Muitos eleitores do Bozo são brancos e negros. Eles viram como o Bozo demonstrou o desprezo pelos quilombolas. Deve-se cobrar desses a eleição de tal ser para presidente.

Hudson

13/05/2020 - 19h37

Por essa descrição, Zumbi seria um excelente ministro para o desgoverno Bozo. Por que o atacam? Será que Zumbi se aliou a Moro?

MARIO ADELSON PALHARES

13/05/2020 - 18h55

Está provado. Não houve escravidão, Não houve navio negreiro; Zumbi dos Palmares não passa de ficção. O que há é uma ignorância monstruosa bolsominiana. Tanto que o filho do Bozo aprendeu uma frase em inglês : “The book is on the table” e candidatou-se a embaixador do brasil nos ESTADOS UNIDOS, com o beneplácito do papai.
É duro chegar aos 81 anos, vendo tudo desmoronar.

    Conciência

    14/05/2020 - 13h17

    Nossa quanta iguiorância dita por uma pessoa só. Como cabe tamanha idiotisse dentro de ti?


Leia mais

Recentes

Recentes