Live do Cafezinho: bate papo com o cineasta cearense Wolney Oliveira

Manifestantes defendem a abolição do ICE (Immigration and Customs Enforcement, algo uma espécie de "fiscalização de imigração" nos EUA). Foto: GovExec.

Nos EUA, centro de detenção é acusado de remover úteros de imigrantes sem informá-las

Por Redação

16 de setembro de 2020 : 15h49

Nos Estados Unidos (EUA) uma enfermeira de um centro de detenção de imigrantes da Georgia acusa o órgão de permitir um “número não usual” de histerectomias (cirurgias de remoção de úteros) em imigrantes detidas sem o conhecimento delas.

Segundo relata a Business Insider, em uma denúncia enviada pelo Project South (Projeto Sul) ao Departamento de Segurança Nacional dos EUA e seu inspetor geral, uma enfermeira chamada Dawn Wooten descreve as condições precárias de atendimento a migrantes detidos no Centro de Detenção de Irwin.

A denúncia inclui negligência médica e testes mínimos para a Covid-19.

O estabelecimento é operado pela LaSalle Corrections, uma empresa de prisões privadas.

A denúncia da enfermeira afirma que mulheres imigrantes nos EUA seriam frequentemente transferidas a um ginecologista fora do centro de detenção que frequentemente escolheria a remoção total ou parcial dos úteros das detidas.

Uma imigrante detida teria afirmado conversar com 5 mulheres que estavam na instalação de outubro a dezembro de 2019.

Todas teriam passado por histerectomias.

A enfermeira também afirma, como exemplo, que uma jovem imigrante precisaria remover um ovário devido a um cisto e que o médico teria removido o ovário errado.

Ao fim, ambos teriam sido removidos.

Wooten, a enfermeira da denúncia, é uma entre múltiplas pessoas descritas na denúncia a dizer que muitas mulheres sequer sabiam que seus úteros seriam removidos ou mutilados.

Outra mulher detida no centro teria reportado receber 3 respostas diferentes a respeito do procedimento por que teria passado.

Autoridades migratórias e parlamentares dos EUA se comprometeram nesta terça (16) com a apuração das denúncias.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

chichano goncalvez

18 de setembro de 2020 às 13h08

Como sempre acontece, os maus exemplos sempre, em sua imensa totalidade vem dos yanquis, só um lambe botas que nem esse psicopata, genocida, canalha,, do presidente para fazer tudo que eles querem . Bolso nuncas mais.

Responder

Deixe uma resposta