Datafolha: Boulos cresce, Covas cai. Diferença cai para 8 pontos

A campanha de Boulos continua a dar mostras de vigor e crescimento. O Datafolha divulgado hoje, com pesquisas realizadas ontem, 23 de novembro, mostra a estagnação dos votos em Covas, e o aumento das menções a Boulos.

Em votos totais, a diferença, que era de 13 pontos na semana passada, caiu para 8 pontos agora. O placar está em 48 X 40.

Em votos válidos, Covas tem 55%, contra 45% de Boulos: o tucano caiu 3 pontos, e Boulos subiu 3. Em votos válidos de segundo turno, é sempre assim: a cada ponto que um perde, o outro ganha, o que torna as variações mais sensíveis.

Segundo a Folha, há um abismo geracional nas eleições paulistanas. Entre mais jovens, Boulos ganha com larga vantagem. Covas, por sua vez, tem uma performance muito superior ao adversário entre eleitores com mais de 60 anos.

Essa vantagem entre mais jovens pode significar um trunfo importante para Boulos, em tempos de pandemia, na medida em que a abstenção é muito maior entre eleitores mais velhos, que formam um grupo de risco mais vulnerável à Covid.

Trecho da matéria:

(…) Na semana passada, ele [Boulos] derrotava Covas entre eleitores de 16 a 24 anos por 59% a 35% dos votos válidos. Agora, vence por 65% a 35%.

Esse grupo representa 12% da amostra do eleitorado do Datafolha. Na faixa seguinte (25 a 34 anos), que corresponde a 20% dos ouvidos, houve oscilação no limite da margem: o psolista passou de 53% para 56%, enquanto o tucano foi de 47% para 44%.

No eleitorado intermediário em termos etários há um empate técnico: Covas tem 53% e Boulos, 47%. Esse grupo, que compreende quem tem de 35 a 44 anos, equivale a 21% das pessoas entrevistadas.

O tucano vê sua vantagem aumentar bastante, o que lhe garante a liderança, nas faixas mais velhas da população.

No volumoso grupo (25% da amostra) de quem tem de 45 a 59 anos, ele lidera por 58% a 42%, mesmo nível da semana passada. Já entre quem tem mais de 60 anos, 22% dos entrevistados, ele manteve a folgada liderança de 73% a 27%. (…)

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.