Violando acordo nuclear, Irã retoma enriquecimento de urânio a 20%

Segundo informação divulgada pelo governo iraniano nesta segunda-feita, 7, o país retomou o enriquecimento de urânio a 20% em uma instalação subterrânea, rompendo o pacto nuclear de 2015 com grandes potências.

A medida é a mais recente violação iraniana do acordo, que se iniciou em 2019 após a saída dos Estados Unidos em 2018 e à reimposição das sanções dos EUA que haviam sido suspensas sob o acordo.

“Há poucos minutos, o processo de produção de urânio enriquecido a 20% começou no complexo de enriquecimento de Fordow”, disse o porta-voz do governo.

A determinação é uma das muitas mencionadas em lei aprovada pelo Parlamento do Irã no mês passado após a morte do principal cientísta nuclear do país, que Teerã atribuiu a Israel.

O principal objetivo do acordo era estender o tempo que o Irã precisaria para produzir material suficiente para uma bomba nuclear, se assim desejasse, de três meses para pelo menos um ano.

No dia 1 de janeiro, a Agência Internacional de Energia Atômica afirmou que o Teerã informou ao órgão que planejava retomar o enriquecimento de urânio a 20% na instalação de Fordow, que está enterrada em uma montanha.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.