Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Violando acordo nuclear, Irã retoma enriquecimento de urânio a 20%

Por Redação

04 de janeiro de 2021 : 12h49

Segundo informação divulgada pelo governo iraniano nesta segunda-feita, 7, o país retomou o enriquecimento de urânio a 20% em uma instalação subterrânea, rompendo o pacto nuclear de 2015 com grandes potências.

A medida é a mais recente violação iraniana do acordo, que se iniciou em 2019 após a saída dos Estados Unidos em 2018 e à reimposição das sanções dos EUA que haviam sido suspensas sob o acordo.

“Há poucos minutos, o processo de produção de urânio enriquecido a 20% começou no complexo de enriquecimento de Fordow”, disse o porta-voz do governo.

A determinação é uma das muitas mencionadas em lei aprovada pelo Parlamento do Irã no mês passado após a morte do principal cientísta nuclear do país, que Teerã atribuiu a Israel.

O principal objetivo do acordo era estender o tempo que o Irã precisaria para produzir material suficiente para uma bomba nuclear, se assim desejasse, de três meses para pelo menos um ano.

No dia 1 de janeiro, a Agência Internacional de Energia Atômica afirmou que o Teerã informou ao órgão que planejava retomar o enriquecimento de urânio a 20% na instalação de Fordow, que está enterrada em uma montanha.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Nelson

05 de janeiro de 2021 às 11h28

Bem, o acordo foi fechado após negociações. E essas negociações previam que os Estados Unidos reduzissem ou até eliminassem absurdas sanções que impõem ao país persa.

Mas, “os ianques, com seus tanques, têm bem mais o que fazer” e decidiram, unilateralmente, sem qualquer diálogo, retomar as sanções. Isto que dizer, simplesmente, que, por opção dos EUA, não havia mais acordo.

Então, amigo Rosário, creio que o termo “violando” não retrata muito bem a coisa toda. Se não há mais acordo, não há o que violar.

Responder

Alan C

04 de janeiro de 2021 às 16h55

Que tratado? Se os EUA nem estão mais nele então não existe mais nenhum trato.

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?