Datafolha mostra posicionamento dos brasileiros sobre Lula

O Datafolha divulgou na madrugada desta segunda-feira, 22, um levantamento sobre o posicionamento dos brasileiros a respeito do ex-presidente Lula. A pesquisa foi feita entre os dias 15 e 16 de março e entrevistou 2.023 pessoas, com margem de erro de dois pontos para mais ou menos.

Recém beneficiado com a decisão do ministro Edson Fachin (STF) que anulou as condenações da Lava Jato, Lula ainda encontra resistência do eleitorado.

Cerca de 57% dos brasileiros acreditam que as condenações do ex-juiz Sérgio Moro contra Lula foram justas. Cerca de 38% considera injusta as sentenças de Moro e outros 5% não souberam responder.

Sobre anulação das condenações, 51% afirmaram que o ministro Edson Fachin agiu mal. Já 42% acreditam que o magistrado foi certeiro na decisão e 6% não souberam opinar.

Fonte: Datafolha

Há diferenças acentuadas de opinião conforme as características sócio-econômicas e geográficas dos entrevistados. Entre empresários, por exemplo, 70% responderam que Fachin agiu mal. O eleitor bolsonarista também ficou, como era de se esperar, insatisfeito com a decisão de Fachin de anular os processos de Lula: entre os eleitores que sempre confiam em Bolsonaro, 80% acham que Fachin agiu mal.

Já entre os brasileiros de classe média (com renda entre 5 e 10 salários), 66% acham que Fachin agiu mal.

Entre residentes da região Sul, 61% opinaram contra a decisão de Fachin.

Fonte: Datafolha

Por outro lado, a decisão de Fachin foi bem recebida entre os eleitores críticos a Bolsonaro.

Entre os eleitores que rejeitam a gestão Bolsonaro, 62% disseram que Fachin agiu bem. Entre os que moram no Nordeste, 60% igualmente aprovaram a decisão do STF. Entre brasileiros com ensino fundamental, a aprovação a decisão de Fachin foi de 51%. E entre brasileiros auto-classificados como pretos, o apoio à decisão de Fachin é de 51%.

Outro fator mostrado pelo Datafolha é que o caso (de Lula) é de amplo conhecimento público: 87% dos ouvidos disseram conhecê-lo bem. Desses, 37% dizem estar bem informados e 44%, mais ou menos. Não tomaram conhecimento 13%. Entre pessoas mais ricas a proporção de quem diz conhecer o caso vai a 99%”.

No que diz respeito a culpabilidade, 57% que acreditam que a condenação de Lula em 2017 foi justa e outros 38% que foi injusta. Outros 5% não responderam.

No tocante a sua candidatura em 2022, mais da metade afirma que Lula não deve disputar a presidência da República pela terceira vez. Outros 47% são pró candidatura de Lula no pleito presidencial e 2% não sabe.

Gabriel Barbosa: Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.