Menu

Datafolha mostra posicionamento dos brasileiros sobre Lula

O Datafolha divulgou na madrugada desta segunda-feira, 22, um levantamento sobre o posicionamento dos brasileiros a respeito do ex-presidente Lula. A pesquisa foi feita entre os dias 15 e 16 de março e entrevistou 2.023 pessoas, com margem de erro de dois pontos para mais ou menos. Recém beneficiado com a decisão do ministro Edson […]

35 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Datafolha divulgou na madrugada desta segunda-feira, 22, um levantamento sobre o posicionamento dos brasileiros a respeito do ex-presidente Lula. A pesquisa foi feita entre os dias 15 e 16 de março e entrevistou 2.023 pessoas, com margem de erro de dois pontos para mais ou menos.

Recém beneficiado com a decisão do ministro Edson Fachin (STF) que anulou as condenações da Lava Jato, Lula ainda encontra resistência do eleitorado.

Cerca de 57% dos brasileiros acreditam que as condenações do ex-juiz Sérgio Moro contra Lula foram justas. Cerca de 38% considera injusta as sentenças de Moro e outros 5% não souberam responder.

Sobre anulação das condenações, 51% afirmaram que o ministro Edson Fachin agiu mal. Já 42% acreditam que o magistrado foi certeiro na decisão e 6% não souberam opinar.

Fonte: Datafolha

Há diferenças acentuadas de opinião conforme as características sócio-econômicas e geográficas dos entrevistados. Entre empresários, por exemplo, 70% responderam que Fachin agiu mal. O eleitor bolsonarista também ficou, como era de se esperar, insatisfeito com a decisão de Fachin de anular os processos de Lula: entre os eleitores que sempre confiam em Bolsonaro, 80% acham que Fachin agiu mal.

Já entre os brasileiros de classe média (com renda entre 5 e 10 salários), 66% acham que Fachin agiu mal.

Entre residentes da região Sul, 61% opinaram contra a decisão de Fachin.

Fonte: Datafolha

Por outro lado, a decisão de Fachin foi bem recebida entre os eleitores críticos a Bolsonaro.

Entre os eleitores que rejeitam a gestão Bolsonaro, 62% disseram que Fachin agiu bem. Entre os que moram no Nordeste, 60% igualmente aprovaram a decisão do STF. Entre brasileiros com ensino fundamental, a aprovação a decisão de Fachin foi de 51%. E entre brasileiros auto-classificados como pretos, o apoio à decisão de Fachin é de 51%.

Outro fator mostrado pelo Datafolha é que o caso (de Lula) é de amplo conhecimento público: 87% dos ouvidos disseram conhecê-lo bem. Desses, 37% dizem estar bem informados e 44%, mais ou menos. Não tomaram conhecimento 13%. Entre pessoas mais ricas a proporção de quem diz conhecer o caso vai a 99%”.

No que diz respeito a culpabilidade, 57% que acreditam que a condenação de Lula em 2017 foi justa e outros 38% que foi injusta. Outros 5% não responderam.

No tocante a sua candidatura em 2022, mais da metade afirma que Lula não deve disputar a presidência da República pela terceira vez. Outros 47% são pró candidatura de Lula no pleito presidencial e 2% não sabe.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

MIGUEL ARAUJO DE MATOS

24/03/2021 - 16h04

Impressionante como este site decaiu desde que se tornou porta-voz de Ciro Gomes. Dá a notícia de maneira totalmente acrítica, sem analisar o modo tendencioso como as perguntas da pesquisa foram feitas. Para se informar, vejam https://youtu.be/87WIXP6Zpyo

Batista

23/03/2021 - 11h55

O Cafezinho cada dia mais distraído por só pensar naquilo, passou o dia de ontem pendurado no pincel de inovador instrumento da Justiça brasileira, depois da ‘justiça lavajateira’, a que ‘devassa o réu alvo à procura de um processo para condena-lo’, o Júri Popular do Datafolha, encomendado pelo Frias para julgar Lula, a ponto de não perceber que essa mídia golpista, rapidamente, e bota rapidamente nisso, não apenas abduziu liminarmente o resultado do inédito julgamento de todos os instrumentos midiáticos a disposição, como não deixou qualquer vestígio que houvesse divulgado.

Será que consideraram tiro no pé com bala perdida e portanto de risco, dado o exotismo da novidade ser superior ao do ‘Domínio do Fato’ utilizado no Mentirão, ao saberem que hoje a segunda turma do STF, ‘de surpresa’, retomaria o julgamento da parcialidade de Moro, e o serviço surdo e sujo feito não poderia ficar escancarado, Cafezinho?

EdsonLuiz.

22/03/2021 - 16h30

Paixão! Paixão! Quanta paixão!
Olho para um lado, miro bem lá na ponta : paixão!
Olho o outro lado, miro bem na outra ponta : paixão!

E tudo por causa de uma pesquisa a dois anos da eleição.

A paixão e o amor usam os mesmos canais, mas são coisas um tanto diferentes:
Amor é vida, é alegria.
Paixão é morte, é dor.

Não sofram, militantes de extrema-direita e de extrema-esquerda, não sejam tão cegamente apaixonados. E se sofrerem, não culpem outros pela rejeição que sofrem. Não chamem quem os rejeita de tolos. Os que nos rejeitam apenas passaram de uma percepção positiva que tinham a nosso respeito a uma percepção de que não somos o melhor para eles. Mais inteligente, racional e saudável é começarmos por examinar em nós o que pode ter provocado a mudança de percepção. Melhor que apontar culpados imaginados é buscar entender o que aconteceu, o que fizemos.

Quando queremos obrigar o outro a entender que somos o melhor que eles podem ter, só conseguimos reforçar no outro e em todos que assistem nosso teatro de que não é nele, no outro, que estamos pensando, mas em nós mesmos e em nossos interesses pessoais e desequilibrados, reforçando a percepção no outro de que não aceitamos ser contrariados e que ele nos pertence, de que é nossa propriedade. O outro não é nossa propriedade!

Sejam progressistas. A esquerda, a centro-esquerda, a direita e a centro-direita são muito mais progressistas do que vocês. O pensamento progressista, da esquerda até a direita, defende e deseja a liberdade do outro. Principalmente a liberdade de informação. Atacar a imprensa livre e profissional, desejar o estrangulamento financeiro da imprensa profissional para que parem de nos contrariar é fascismo e nada tem de progressista. O que fazemos quando queremos calar a quem informa o que queremos esconder é tentar impedir que saibam o que fazemos, o que somos.

Aliás, progressista não é sinônimo de esquerda. A Europa tem sempre predominância da direita e é muito mais progressista que a esquerda mundial.
Forçar que o progressismo seja um subproduto da esquerda não é apenas desonestidade, é estar cego para todo o autoritarismo da esquerda na história. E todos os valores do progressismo e suas essencialidades são valores liberais.

Eu não sou de Esquerda. Também não sou de Direita.
Eu sou de Centro-Esquerda, o que me identifica um tanto, claro, com quem é de Centro-Direita.
O centro Centro, não existe, é um centro imaginário, mas os diagramas da Centro-Esquerda e da Centro-Direita se cruzam e formam interseção em vários pontos comuns entre si.

Eu gosto de liberdade e de respeitar a liberdade do outro. Viva o liberalismo, os seus valores progressistas e suas essencialidades, matriz de pensamento que permeia o espectro político da esquerda à direita, presente em graus diferentes em cada um destes sabores ideológicos!

E viva a minha Centro-Esquerda e que os vários fragmentos partidários que a compõem se entendam para se juntar em uma força única. E que se reforcem os partidos coerentes que já existem, o PSOL, de esquerda, e o Partido Novo, de direita, e também que surjam os partidos políticos coerentes dos dois lados do espectro político. O Brasil precisa de um quadro partidário coerente e completo.

Chamar DEM, Podemos, PL, PP, etc, de partidos de Centro ou partidos de Direita é brincadeira. São partidos de donos, de armação, de aluguel, são tudo, menos de Centro ou de Direita. Quanto ao PT…

Marcus Padilha

22/03/2021 - 13h46

Cirista wishful thinker abraçando a fóia com gosto. Sorry but segundo turno 2022 será Lula x Bozo. O ciro (e os ciristas juntos) que vá pra Paris que o pariu!

Francisco

22/03/2021 - 13h36

Preciso, conciso e na jugular:
“Tenho uma ideia melhor do que julgar Lula pelo DataFolha.
Que tal uma eleição?
Já que é para deixar de lado o devido processo legal, melhor o censo do que a amostra”. (Fernando Haddad)

Lona Quente

22/03/2021 - 13h17

Acordem Bibas, Lula, Ciro Gomes e outros velhos mofos dos quais os brasileiros nao querem saber mais nada sao uma perda de tempo…apostem nos jovens para o futuro.

Super

22/03/2021 - 13h08

Nao precisa de pesquisas, basta o Lula aparecer em praça publica sem aviso previo e ver a reaçào dos brasileiros…

Ele obviamente nao vai fazer isso e nao irà se candidatar pois sabe muito bem que nao tem chances de ganhar e quem vai decidir isso é ele.

Ou se candidata e perde ou foge…

    Batista

    23/03/2021 - 11h31

    Super, por que não procurou a turma de representantes da classe dominante em Brasília ou a própria representação direta em São Paulo, que acabaram por estraçalhar a justiça, a economia e a civilidade, brasileiras, para criminalizar Lula e condena-lo com um lawfare de quinta, só para impedi-lo ser candidato em 2018 e tornar-se presidente pela terceira vez, como tentam repetir agora, sem mais as mesmas forças, para impedi-lo ser candidato em 2022, quando na realidade, segundo sua super não ignorância, sequer pode sair na rua, quanto mais ser candidato.

    Cara, mesmo que com atraso, o que espera para se consagrar, informando essa gente de bem ‘desavisada’, que comanda a golpista classe dominante no Brasil, que nada façam e deixem Lula à vontade para ser candidato em 2022.

    Tem dia que é de noite, e como cansa a escuridão da ignorância e das platitudes.

Duilio

22/03/2021 - 12h36

E’ bastante calro que Bolsonaro nao possua rivais viaveis para 2022…os brasileiros votam o nome e hoje nao hà nenhum, zero.

    Tony

    22/03/2021 - 14h30

    Exatamente, concordo, nenhum nome, o cargo de presidente da república está vago, vamos ver quem vai levar vantagem na campanha.

Ronei

22/03/2021 - 12h25

Os brasileiroes em 2018 sabiam muito bem que atràs do poste estava o Lula assim como estava atràs da candidatura da Dilma…ninguem votou na Dilma em 2010 e nem em 2014 mas sim no Lula.

Em 2018 nao foi a mesma historia e obviamente nao sera nem em 2022.

A bientot.

Galinzé

22/03/2021 - 12h23

O posicionamento de Lula é 90% com os brasilerios atràs na fila…kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Lula nao irà se candidatar, sabe que perderia e acabaria com o historico dele de vencedor…Lula e o PT jà foram interrados em 2018, o resto é tentaiva de resumar cadaveres.

    Galinzé

    22/03/2021 - 13h02

    90°

    Batista

    22/03/2021 - 14h04

    É isso aí, “resumar cadaveres”…

    Tão à moda, um como outro, “resumar” a mediocridade e “cadaveres” a morte, no atacado, à base de três mil ‘descartáveis’ ao dia.

    Afinal, “Arbeit Macht Frei”, com a Força acima de tudo, Beus acima de todos e antes de tudo e todos, a Cloroquina precoce.

    E “viva la muerte!”

    Ronei

    22/03/2021 - 14h32

    Lula é o principal candidato para 2022.

    No genocida ninguém vota mais.

    Ciro não tem voto.

    O marreco é bozo, são a mesma merda.

    Bolsodória então….

    Gado Detecter

    22/03/2021 - 14h53

    “Duilio” 12:36
    “Ronei” 12:25
    “Galinzé” 12:23

    Dureza ser um gado solitário no Cafezinho….

    Andy

    22/03/2021 - 20h28

    Aprende a escrever primeiro. Ou, o que vem a ser “resumar cadáveres”?

Batista

22/03/2021 - 12h07

Que apelação!
Mais que ninguém, sabem que o Frias e seu ‘Datafolha NÃO mostra posicionamento dos brasileiros sobre Lula’, o que Frias desesperado faz com o Datafolha, é forçar o posicionamento dos brasileiros sobre Lula em última tentativa para tentar ressuscitar e dar prosseguimento ao tribunal jurídico-midiático, desmantelado pela ‘vaza-jato’ e sendo sonegado pela mídia do conhecimento desse mesmo público que pesquisa malandramente, na esperança de manter Lula fora da eleição, agora na de 2022, sabe-se lá por que, não é mesmo, Cafezinho?

Se querem fazer pesquisa honesta sobre isso, liberem a Lula um milésimo do tempo que a ‘mídia juiz’ utilizou para condena-lo junto aos brasileiros, falando sozinha como sócia da lavajateira, por longos 6 anos, apenas uns míseros 4 ou 5 minutos durante uma só semana, no palco supremo do tribunal midiático, o JN dos Marinho, e depois pergunte-se aos brasileiros em pesquisa sobre Lula, ou melhor, nem isso se faz preciso, basta apenas divulgarem a parte dessa pesquisa, até o momento retida, sobre em quem o brasileiro vota em 2022 para presidente e deixem o povo se pronunciar através dos votos nas urnas e não nos telefones, em 2022, sobre Lula.

Do que tem medo?
Qual o receio, que os leva a apelarem, mesmo quando estão sendo escancaradamente postos nus pela vaza-jato, diante do STF e dos mais antenados, como cumplices de um ‘processo lavajateiro bandido’, sobre o qual sonegam informações aos brasileiros, para poderem fazer pesquisas seletivas e descompensadas como essa, em tentativa contraditória e suicida de manterem Lula condenado, mesmo sem processo julgado, através de uma farsa jurídica já desmascarada e sem igual na história da justiça brasileira, exatamente para que não seja julgado, sem margem de erro e sem margem de manobra e chicanas, pelo voto do povo, que dizem na farsesca pesquisa condena-lo.

‘Pesquisa’ em vão, pois conforme escreve hoje, Paulo Nogueira Batista Junior: “Como notou importante liderança do PT, ‘a pasta saiu do tubo’.”
Daí o desespero, explicitamente estampado na ‘pesquisa’.

Alexandre Neres

22/03/2021 - 12h03

A Folha não se emenda mesmo, como todos os jornalões.

Depois de as pessoas terem assistido anos a fio a novela televisiva, com cenas dos próximos capítulos e divisão de papéis bem definidos, em que mocinho é mocinho e bandido é bandido, não é fácil assumir de uma hora pra outra que você foi enganado, que te passaram pra trás, que fez papel de idiota. É duro perceber que após tanto investimento emocional, ter se envolvido tanto com a estória e tomado partido, que o objetivo do mocinho não era acabar com a corrupção, mas, sim, perseguir implacavelmente o vilão.

Faz parte. A imprensa com partido vai continuar procurando a sua candidatura de “centro” e se utilizando das suas artimanhas.

Ainda bem que passamos aqueles anos tenebrosos em que um tribunal acoelhado era imprensado pela opinião “publicada”. A parceria mídia-Lava Jato foi bem-sucedida durante um longo período. Não mais. A Justiça é essencialmente contramajoritária. Existe exatamente para proteger os direitos fundamentais de todos os cidadãos de maiorias de ocasião, de pesquisas oportunistas e de pessoas manipuláveis que são levadas de um lado para o outro ao bel-prazer de titereiros inescrupulosos.

Vida que segue.

JOSÉ FERNANDES

22/03/2021 - 10h59

O CAFEZINHO ESTA REQUENTADO!!

LAMENTÁVEL!!!

    Robak

    22/03/2021 - 18h25

    Na verdade o Cafezinho está requentado e editado pelo Ciro.

JOSÉ FERNANDES

22/03/2021 - 10h40

Pesquisa tendenciosa.
As pesquisas para presidente indicam que os brasileiros votam em LULA.
TODAS AS PESQUISAS PARA PRESIDENTE LULA LIDERA.

Manoel

22/03/2021 - 10h27

” Datafolha mostra o …posicionamento da Familia Frias !!!”

Alan C

22/03/2021 - 10h05

Foi o que eu disse no outro tópico, o resultado dessa pesquisa, com quase 60% dos eleitores considerando-o culpado, e mais da metade dizendo que ele nem deveria ser candidato, praticamente inviabiliza uma possível candidatura do Lula.

Com este resultado sabe o que vai acontecer? Vão liberar Lula pra ele perder no 2º turno. O mercado é implacável e o PT vai cair como um pato.

Lula e Ciro deveriam pensar em apoiar alguém.

Tiago Silva

22/03/2021 - 09h22

E a pesquisa datafolha de hoje indica esse óbvio: Ciro Gomes não consegue avançar nas pesquisas porque o voto de classe média, homens, moradores do Sul e empresários concentraram no Capetão Bozo em 2018 e agora fluem para o juiz corrupto do Sérgio Moro… E por isso Ciro não passa de algo em torno de 10%!!!

Os eleitores históricos do PT (algo em torno de 25% a 30%) perdem a confiança em Ciro como voto útil, enquanto que os votos de classe média arrependidos do Capetão fluem para o juiz corrupto do Moro…

E era tão simples, focar a verborragia no Politiqueiro do Moro (que inclusive é péssimo em simpatia e péssimo em debate) para que a classe média se arrependesse também e Ciro pudesse se viabilizar como terceira via em algo em torno de 20% a 25% (podendo ir a segundo turno, caso o Capetão despenque ou ser o candidato de esquerda mais habilitado em ganhar no segundo turno do capetão caso Lula não concorresse em 2022).

Infelizmente Ciro desperdiçou essa oportunidade quando apenas quis ser a “Esquerda que a Direita gosta” ao promover o antipetismo no PIG para uma classe média que flui para o Juiz criminoso do Moro.

Ciro pode até ter boa capacidade de análise econômica, mas péssima capacidade de análise política.

    ANA CARLA DE SA

    22/03/2021 - 10h57

    Concordo em gênero, número e grau.
    Pena que Ciro se perdeu nos seus devaneios.
    Pensa bem, tem um.projeto para o País mas é horrível na análise política.

    Chega a ser pior que o Russomano.

Tony

22/03/2021 - 08h58

Só piorou a situação de Lula…kkkkk

Os brasileiros não são os idiotas que a esquerda acha…sabem muito bem de todas as porcarias as quais esse pilantra partecipou e promoveu.

    Tiago Silva

    22/03/2021 - 09h29

    Brizola já advertida há muito tempo:

    “Se tiver alguma dúvida sobre como se posicionar politicamente… Se a Globo (PIG) for a favor, seja contra. E se a Globo for contra, seja a favor”!!!

    Desde a Ditadura Militar aos tempos sombrios atuais… Brizola estava certo em saber quais são os interesses da Globo, GloboNews, Estadão, Jovem Kan, Antasgonistas, SBT, Band, Folha, Paulo Guedes, MBL, Vem pra Rua, Gazeta do “Povo”, etc…

      Edibar

      22/03/2021 - 11h49

      E quem não tem interesses, Tiago Silva?? Vc tem. Eu tenho. O Cafezinho tem. Todos temos. E nenhum é mais ou menos válido. Cabe a cada um ponderar a respeito.

        Tiago Silva

        22/03/2021 - 15h45

        Daí a importância, Edibar, em saber diferenciar os interesses da Elite do Atraso Brasileiro (que se faz ouvir pelo PIG, UDN, ARENA, PSDB, DEM, MBL, Vem pra Rua, FEBRABAN, etc… E não representam nem 1% da população do Brasil) em relação aos 99%, principalmente os excluídos nesse país que é um dos campeões mundiais em desigualdade, sonegação tributária e cinismo.

          Edibar

          22/03/2021 - 21h47

          E vc acha q vc é porta-voz dos interesses desses 99%?? Cuidado quando vc aponta um dedo pra alguém, porque enqto vc faz isso há 3 dedos apontados para vc.

      Tony

      22/03/2021 - 13h22

      Asno,

      o monopolio da midia e os bilhoes sotraidos aos cofres publicos para financiar o aparato acabaram.

      Hoje é’ preciso ter um pouco menos de arrogancia e presunçào e mais respeito pelo pensamento do eleitor (qualquer que seja a fonte informaçào dele nao é melhor e nem pior que a sua)…caso contrario nao ganham mais uma eliçào nem por engano.

      “Deixou de entender o povão já era” (Mano Brown)

      alex

      22/03/2021 - 13h26

      Quem manda é o eleitor e nao o que esta na sua cabeça…tà na hora de aceitar a democracia, nao acha ?

    Justiceiro

    22/03/2021 - 10h06

    “partecipou”…. é o Weintraub que tá comentando? rs

      Tony

      22/03/2021 - 13h03

      Obrigado Biba.


Leia mais

Recentes

Recentes