Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

PSOL aciona MPF contra Bolsonaro e Braga Netto por comemoração do golpe militar de 1964

Por Redação

03 de abril de 2021 : 09h23

A bancada do PSOL na Câmara protocolou nesta quarta-feira (31) uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Braga Netto por causa da publicação de um texto no site do Ministério da Defesa em defesa do regime militar sob o título de “Ordem do Dia Alusiva ao 31 de Março de 1964”.

Entre outras coisas, os parlamentares pedem a imediata retirada do ar da nota. Bolsonaro e Braga Netto também tiveram representações da bancada ao Procurador da República no Distrito Federal e na Procuradoria Geral da República (PGR).

Em um texto detalhando uma cronologia de ataques ao Estado Democrático de Direito desde que Jair Bolsonaro assumiu a presidência da República, a bancada do PSOL aponta que ministro e presidente cometem crime de responsabilidade, improbidade administrativa e cita também tipos penais como incitação ao crime e apologia ao crime criminoso. O documento também solicita investigação e imediata retirada da nota da página oficial do Ministério da Defesa. Os parlamentares pedem também que o ministro Alexandre de Moraes, relator do Inquérito nº 4.781, sobre atos antidemocráticos, seja oficiado sobre o caso.

Em plena crise da pandemia de Covid-19, a alta cúpula do governo federal reafirma seu compromisso com o período autoritário do país. Os dois representados se valeram de seus cargos para divulgar, em rede oficial, opiniões de caráter pessoal, tendo como agravante o fato de tais atos configurarem graves ataques à democracia brasileira e distorcerem fatos graves da história recente da história do país. O texto publicado tenta alterar a história e justificar o golpe à democracia numa exaltação à data da conflagração da ditadura militar, que perdurou duas décadas no país.

“Há em curso um recrudescimento autoritário, com graves consequências para a democracia brasileira, e que coloca em risco a Constituição Federal de 1988. É fundamental que os poderes constituídos tomem as providências cabíveis para punir os responsáveis pelos atentados contra o Estado Democrático de Direito e não assistam inertes os permanentes e reiterados ataques contra a Carta Magna e os Tratados Internacionais de Direitos Humanos assinados pelo Brasil”, escrevem os membros do PSOL na Câmara.

Eles também denunciam que não é a primeira vez que representantes do governo de Jair Bolsonaro fazem alusão comemorativa ao 31 de março, tendo o próprio presidente da República chegado a propor comemorações nos quartéis, ilegalidade que repercutiu em ações no Poder Judiciário contra a proposta.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

8 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Amado Rocha

04 de abril de 2021 às 13h47

Isso mostra que no lugar de honrar o voto de seus apoiadores este partido so faz barulho sem apresentar algo significativo para o crescimento da naçao. Exemplo de partido que com sua atuaçao espúria adora fazer seus eleitores e apoiadores de idiotas. Ate quando brasileiros serao comparados a inferiores por apoiar este partido.

Responder

Willy

03 de abril de 2021 às 20h14

Fatos Vs. Asneiras do PSOL: https://www.facebook.com/100000607008367/posts/4153346958028830/

Responder

Alanus

03 de abril de 2021 às 19h41

Segundo o PSOL Cuba e Venezuela são democracias…como pode existir um receptáculo de transformados como esse pseudo partido ?

Responder

    Alanus

    03 de abril de 2021 às 19h43

    “transtornados”

    Responder

      Ronei

      03 de abril de 2021 às 21h58

      Ih, mais um que teve a conta hackeada pelo weintrab

      Responder

Gilmar Tranquilão

03 de abril de 2021 às 15h18

Além de corno da micheque agora é corno dos militares tb kkkkkkk

Responder

Ronei

03 de abril de 2021 às 10h39

O PSOL (um dos partidos mais ridiculos do globo terrestre) vive dessas narrativas para atrair o maior numero possivél de idiotas e poder sobreviver.

Responder

    Efrem Ventura

    03 de abril de 2021 às 12h43

    Sem essa cretinices para desadatados o PSOL morre na arei igual a uma agua viva.

    Responder

Deixe um comentário