Menu

Pesquisa XP: Lula e Bolsonaro seguem empatados na liderança

Uma nova pesquisa XP/Ipespe, realizada entre os dias 4 e 7 de maio de 2021 com mil pessoas, e margem de erro de 3 pontos percentuais, confirma algumas tendências já apontadas em outras pesquisas divulgadas recentemente. A primeira é uma aparente cristalização da polarização entre Lula e Bolsonaro, ambos com 29%.  Outra é o esvaziamento […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Uma nova pesquisa XP/Ipespe, realizada entre os dias 4 e 7 de maio de 2021 com mil pessoas, e margem de erro de 3 pontos percentuais, confirma algumas tendências já apontadas em outras pesquisas divulgadas recentemente.

A primeira é uma aparente cristalização da polarização entre Lula e Bolsonaro, ambos com 29%. 

Outra é o esvaziamento da candidatura de Sergio Moro, e a estagnação das candidaturas da chamada “terceira via”.

João Dória, mesmo com todo marketing da vacina, parece estar caindo nas pesquisas. Hoje tem 3%. 

Importante lembrar que Moro e Huck já declararam que estão fora. Talvez não saiam nas próximas pesquisas, e ainda não se sabe para onde seus 13 pontos (somando as duas candidaturas) irão. 

No momento, a única candidatura da terceira via que, aparentemente, tem alguma chance (embora remota) de crescer e oferecer alguma competividade, é de Ciro Gomes, que pontuou 9%.  

 

Na pesquisa espontânea, Bolsonaro tem 25%, Lula 21% e Ciro 3%. O percentual de indecisos é de 35%. Em janeiro de 2021 eram 53% de indecisos. 

 

A avaliação do governo continua se deteriorando. O governo Bolsonaro tinha nota ruim e péssimo de 40% em janeiro, e agora tem 49%. 

 

Na tabela com os dados estratificados, chama a atenção os 61% de ruim e péssimo de Bolsonaro na periferia. 

 

A aprovação ao desempenho pessoal de Bolsonaro registrou pequena melhora, mas dentro da margem de erro. O presidente ainda tem rejeição muito superior a sua aprovação.

Outro ponto importante detectado na pesquisa é que a responsabilidade de Bolsonaro pelo agravamento da crise da Covid parece ter se consolidado firmemente. Quase 60% dão nota ruim e péssima para a atuação de Bolsonaro no combate ao coronavírus. 

 

 

Um ponto interessante na pesquisa é que 65% acham que a melhor maneira de recuperar a economia depois do coronavírus é “mudar a política econômica e fazer mais investimentos públicos para voltar a crescer”. Ou seja, é música para os ouvidos da oposição. 

Igualmente positivo para a oposição é o apoio de quase 70% dos entrevistados à instalação da CPI da Covid. 

Nas simulações de segundo turno. Bolsonaro empata com Lula e Ciro.  Não houve grandes mudanças.

 

 

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

John John

12/05/2021 - 20h36

Pode esperar que o Ciro vai chegar, pode ter certeza.

Valeriana

12/05/2021 - 08h16

Bozo desesperado

#tratoraço

greg

12/05/2021 - 02h25

tô doido pra ver a primeira simulação de Ciro x Lula no 2º turno

Paulo

11/05/2021 - 22h05

Lula e Bolsonaro, a saúva se duplicou e os males do Brasil são…Que saudades dos tempos d’antanho…

Ugo

11/05/2021 - 20h02

Falar de Lula em 2021 é a apoteose do ridículo…de um lugar como o Brasil.

Lula hoje é como a tomada de 3 pinos….uma piada ambulante.

Valeriana

11/05/2021 - 18h47

Os brsailerios querem ver Lula em praça publica e se maviso previo para dar a propria opiniao e fazer uma pesquisa de verdade…topam ?

Bandoleiro

11/05/2021 - 18h46

Eh Bibas…nem com uma oandemia que vai apssar a historia vao conseguir ganhar as eleiçeos em 2022…uma oposiçào que definir patetica é um elogio.

Kleiton

11/05/2021 - 17h04

Que dia Lula disse que serà candidato ?


Leia mais

Recentes

Recentes