Menu

Bolsonaro é um pato manco!

Numa das maiores reviravoltas da história política brasileira, o presidente Bolsonaro, até pouco líder nas pesquisas para as eleições presidenciais de 2022, agora é o que os cientistas políticos norte-americanos chamam de “lame duck”, ou pato manco. A expressão se refere a presidentes que perdem o prestígio e poder muito rápido, e não tem mais […]

43 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Numa das maiores reviravoltas da história política brasileira, o presidente Bolsonaro, até pouco líder nas pesquisas para as eleições presidenciais de 2022, agora é o que os cientistas políticos norte-americanos chamam de “lame duck”, ou pato manco. A expressão se refere a presidentes que perdem o prestígio e poder muito rápido, e não tem mais perspectivas de se reelegerem.

A primeira pesquisa Datafolha após a decisão do STF de restituir os direitos políticos de Lula, anular todos os seus processos, e declarar que o então juiz Sergio Moro, que lhe havia condenado, agiu de maneira desonesta contra ele, mostra a impressionante recuperação do petista, que agora tem 41% dos votos no primeiro turno.

Em votos válidos, esse percentual seria um pouco maior, de maneira que agora é possível imaginar inclusive uma vitória de Lula no primeiro turno.

De qualquer forma, as simulações de segundo turno do Datafolha sinalizam uma verdadeira surra eleitoral, com Lula ganhando com 55% dos votos, 23 pontos à frente de Bolsonaro, que pontuaria 32 pontos.

Bolsonaro, por sua vez, tem apenas 23%. Ainda é um percentual considerável, que lhe garante um lugar no segundo turno. Ao mesmo tempo, já está claro que as chances de vitória do presidente são extremamente baixas.

A rejeição de Bolsonaro, um dado importante para avaliar o potencial de voto dos candidatos num eventual segundo turno, chegou a 54%, o que praticamente inviabiliza qualquer possibilidade de vitória do presidente.

Na terceira via, os candidatos ainda estão a anos-luz de distância de oferecerem um nome competitivo para alcançar um lugar no segundo turno.

Moro e Huck já desistiram. Ciro tem apenas 6%. Dória, 3%. Mandetta, 2%.

A única chance da terceira via agora passa pelo esvaziamento ainda maior de Bolsonaro, e a aglutinação dos votos “nem-nem” (nem Lula nem Bolsonaro) em apenas um candidato, o que será um desafio complicado, pois o melhor posicionado (Ciro) tem um programa muito à esquerda para os eleitores de Doria, Amoedo, Moro e Huck.

A pesquisa traz ainda algumas informações interessantes:

  • O presidente Bolsonaro perde para Lula em todas as regiões, mas tem melhor desempenho no Sul e no Centro-Oeste/Norte, nas quais é forte o agronegócio, uma de suas grandes bases de apoio. Tem 28% em ambas.
  • Bolsonaro também perderia feio de Ciro Gomes no segundo turno, por 48% X 36%, mas esse agora é um cenário mais que improvável.
  • Ciro se sai melhor entre brasileiros com ensino superior (11%) e com maior renda (13%). Esse tem sido, aparentemente, um dos problemas de Ciro, sua dificuldade de conquistar a simpatia dos extratos mais populares.
  • Doria, por outro lado, tem um desempenho mais fraco que os outros no segundo turno, empatando com Bolsonaro.
  • Lula recuperou o voto no Nordeste, onde pontuaria 56% no primeiro turno.
  • Entre brasileiros com renda familiar até dois salários, o ex-presidente teria 47%.
  • Entre brasileiros com ensino superior, Lula teria 30%.
  • Entre brasileiros do estrato mais rico, com renda superior a dez salários, o petista teria 18%.
  • O petista também lidera na espontânea, com 21% das intenções de voto, contra 17% de Bolsonaro, e 1% de Ciro Gomes. Os outros não pontuam.

O relatório completo do Datafolha ainda não foi divulgado. Os dados mencionados constam da reportagem da Folha, assim como os gráficos abaixo.

Conclusão: Bolsonaro se queimou fortemente junto a setores influentes da opinião pública com seu extremismo político, seu negacionismo e sua agressividade contra a imprensa. Tudo indica que vai perder em 2022.

Naturalmente, é preciso tomar cuidado com pesquisas. O histórico das últimas eleições, no Brasil e no mundo, mostram que os métodos atuais tem encontrado muita dificuldade para capturar a dinâmica da opinião pública. Mas o Datafolha faz sentido, porque outras pesquisas também vem mostrando um crescimento muito sólido do ex-presidente, e ao mesmo tempo o aumento da rejeição a Bolsonaro.

De qualquer forma, será preciso aguardar a próxima rodada do mesmo instituto, para confirmarmos se estamos diante de uma tendência. Se assim for, bye bye Bolsonaro.

Caso a pesquisa Datafolha, que é um dos institutos mais respeitados do país, esteja correta, então Bolsonaro está destinado a sofrer uma derrota acachapante em 2022.

Esse perspectiva pode fazer com que ele perca ainda mais pontos nas próximas pesquisas, abrindo inclusive a possibilidade de que ele não consiga chegar sequer ao segundo turno, o que representaria uma derrota política avassaladora não apenas contra Bolsonaro mas contra o bolsonarismo.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

dcruz

13/05/2021 - 15h00

O bozo está realizando o velho sonho de todo o ser que é movido a ódio. Primeiro, ele se vinga do exército brasileiro, aquele mesmo que o expulsou, usando o eufemismo de uma reforma humilhante, transformando-o em caricato capitão da reserva. Ele é um “mau militar” declarou para quem quisesse ouvir um dos expoentes da ditadura militar, general Geisel. A vingança dele para com o exército que o repudiou é sutil. Chamou os incorruptíveis militares para membros de seu governo. Uma espécie de “agora quero todos aqui comendo na minha mão”. E ele estão lá até hoje pinicando o milho na palma da mão não calosa de quem nunca trabalhou. Agora mando eu, onde está o capitãozinho, mau militar que vocês humilharam? Simples assim, agora eu sou seu chefe, como disse Churchill diante das bazófias do general Montegomery “…e no entanto, eu sou seu chefe…”.Além de comer em suas mãos, os servis militares ainda o protegem e passam a mão na sua cabeça, rindo das funéreas travessuras de seu pupilo. E aqueles que ainda, apesar de toda a tragédia que os exterminam, ainda votam nele?. Que fenômeno é esse? Quanto mais apanha, quanto mais sofre, o povo parece mais disposto a mantê-lo no poder.Uma nova versão da síndrome de Estocolmo, só que no coletivo. O povo feito indivíduo morre de amores pelo seu torturador. Quanto mais morre gente, mais apoiam quem o assassina. Como os militares comem na mão de seu algoz, riem de sua piadas de mau gosto. Não são mais gado, são hienas que riem diante das carnes putrefratas. É um fenômeno a ser estudado pelos especialistas, seria mais útil um estudo profundo sobre essa contradição do que esse eterno digladiar entre as esquerdas. Senhores, tirem um tempo dessa briga inútil e se debrucem sobre esse núcleo recalcitrante de bovídeos. Lembram-se do arqui-inimigo do Capitão Marvel, o doutor Silvana, o cientista louco, que com seu risinho diabólico entre retortas, tubos de ensaios e fórmulas mágicas, queria acabar com a Humanidade? Pois é, estamos diante de um Silvana redivivo. Será que algum Capitão Marvel irá surgir para salvar mais uma vez o nosso conturbado país? E sua verdadeira identidade sob a qual se esconderá esse novo super-herói: Freddy Freeman, o jornaleiro deficiente, ou Billy Batson, o jornalista juvenil?

Manoel

13/05/2021 - 12h49

Em quem o Bozo votará no 2° turno , se houver???

Cláudio

13/05/2021 - 11h19

Estou trabalhando pro Cirão2022, se ele focar em bater no bozo e deixar o Lula pra lá, vou trabalhar dobrado. O Inimigo do meu inimigo é meu amigo.

Bandoleiro

13/05/2021 - 08h59

Viram? É só fazer uma pesquisa PRESENCIAL que o verdadeiro resultado aparece.

Chora gado imundo!

Jorge Fernandes

13/05/2021 - 08h39

Todas as outras pesquisas eram feitas por telefone, por isso sempre vinha aqui dizer, as pesquisas quando forem feitas com a população que está a parte do consumo, LULA ganha

110 milhões de brasileiros não fazem as 3 refeições/dia e alguém em sã consciência acha que teria dinheiro para ter telefone ?
Portanto pesquisas por telefone, desconsideram no mínimo metade da população

LULA será eleito no 1º turno e havendo outra pesquisa com o GENOCIDA ainda menor, este será preso

Valdeci Elias

13/05/2021 - 08h28

A Esquerda não pode cometer o mesmo erro da Direita . A Direita errou duas vezes contra Lula . Primeiro achou que como ele nunca comandou o executivo, o seu governo seria uma crise sem tamanho , e que não terminaria o governo. Erraram feio , Lula uniu o país, desenvolveu a economia e distribuiu o crescimento com todas as classes sociais . Perceberam o erro e criaram o Mensalão , e erraram de novo , achando que era melhor deixar Lula sangrar até perder a eleição de 2006 . Lula foi lá e venceu a eleição . A Esquerda tem que ter cuidado ao apostar as fichas, em sangrar Bolsonaro, até as eleições de 2022 . Porque ele pode simplesmente vencer. É melhor entregar o governo a Mourão agora, do que arriscar mais 4 anos sob Bolsonaro.

Tony

13/05/2021 - 08h21

A aprovação do bozo é 24% então os eleitores dele são esses aí, não tem o que inventar, quem não aprova não vota nesse merda.

Helio

12/05/2021 - 23h22

Os governos fantásticos do Presidente Lula estão gravados na mente da população.
No momento, sem as candidaturas estejam lançadas, Lula já arrasta a maioria do eleitorado.
Lançadas as candidaturas, ele alcançará número que deverá garantir a eleição no primeiro turno.
Que as eleições cheguem logo.
O Brasil precisa de Lula como nunca precisou de outra liderança no passado.

Fantajerson

12/05/2021 - 22h24

Quem não acredita minimamente nessas pesquisas é o próprio Lula, que é um pilantra mas não é bobo e conhece muito bem a realidade brasileira de hoje e a opinião dos brasileiros a respeito dele.

Sabe muito bem que o ambiente de hoje é completamente diferente do passado, o PT não tem 10% do dinheiro e do controle do aparato que tinha antes.

O ambiente das escolas não é mais completamente tomado pela esquerda como era anos atrás, mudou bastante e os jovens já não são dotrinados feito papagaios como vocês foram.

Lula não queria se candidatar em 2018 e muito menos vai querer em 2022 com 4 anos a mais de idade, mais 2 de cadeia nas costas e sabendo que Bolsonaro despertou nós brasileiros o que estava sufocado há muito tempo.

É claro que os amongolados de esquerda se agarram a qualquer pesquisa para ter um mínimo de oxigênio e se autoiludir.

Cadê a esquerda na rua manifestando para mostrar força ?
Nem no primeiro de maio conseguiram juntar 20 pessoas e não foi pela pandemia mas por falta de dinheiro que antes era sotraido em doses industriais aos cofres públicos para financiar e aparelhar todo o aparato.

Tá na hora de acordar e parar de perder tempo com ilusões… comecem a apostar nós jovens para o futuro ao invés de perder tempo e olhar pro passado.

ricardo seixas

12/05/2021 - 21h48

É um absurdo essa pesquisa fajuta. Alguém acredita que Ciro tenha menos de 12%? Lógico que Ciro não tem chance de ganhar, mas não houve eleição em que ele teve mais ou menos que 12%.

    Victor

    13/05/2021 - 00h40

    Impressionante a cegueira que o fanatismo cirista pode chegar. Vivem numa bolha e acham que são hegemônicos… Se depois de tudo o que fez, Ciro tiver 6% é muito

    Marcelo

    13/05/2021 - 01h03

    Ciro se queimou muito com as últimas atitudes e declarações. Conheço muita gente que se arrependeu de ter votado nele.
    Se bobear mais do que arrependido de votar no Bolsonaro

    Marcus Padilha

    13/05/2021 - 11h36

    É simples entender a queda de Ciro, como todo traíra e caluniador de ex-aliados, foi jogado na lata de lixo da história.

    Edgard

    13/05/2021 - 11h58

    Em 1998
    “Ciro disputou as eleições de 1998, 2002 e 2018 quando teve respectivamente 11%, 12% e 12,5% de votos. Se ele continuar aumentando sua votação no mesmo ritmo daqui a uns 200 anos conseguirá ir ao segundo turno. Nas três eleições a sua votação no Ceará e no Nordeste também não se alterou. Isso indica que Ciro já é, para o bem e para o mal, um velho conhecido do eleitorado.”

Rose

12/05/2021 - 21h46

Quanto mais falam mal de Bolsonaro mais eu apoio ele sinal que não tá dando dinheiro pra vagabundos donos da revista e etc…kkkkkk

    Batista

    13/05/2021 - 01h30

    Se conseguir observar com olhos de ver, pensando, verá que não falam mal de Bolsonaro, apenas divulgam o que fala e faz.

    dcruz

    13/05/2021 - 07h38

    Esse é o problema, você poderia trocar, dizendo quanto mais sandices meu genocida faz, mais eu voto nele. Pobre do país que é movido a ódio.

Tony

12/05/2021 - 21h15

Qual o sentido de criar essas narrativas em blog de esquerda, onde é 99% de quem lê é de esquerda fingindo que o candidato de esquerda seja favorito…?

Tentar convencer alguém de esquerda a votar para a esquerda ?

Se autoconvencer ou autoiludir de algo no qual não acreditam minimamente ?

Qual o sentido disso ?

Não é inútil ?

    Gilmar Tranquilão

    12/05/2021 - 21h57

    o gado piraaaa!!! kkkkk

    Jonas

    12/05/2021 - 22h05

    Essa gente mimada vive de ilusões, não querem crescer e olhar pra fora da própria cabecinha com medo de cair na real.

    Hilario

    13/05/2021 - 09h23

    Nenum sentido…so infantilidade.

Robson

12/05/2021 - 21h15

Na espontânea Lula 21% e Ciro 1%?
Rapaz acho que deu ruim para o companheiro Ciro.

Alan C

12/05/2021 - 21h13

Eu falei aqui quando outras pesquisas foram publicadas, somente Ibope (que se não me engano mudou de nome) e Datafolha são confiáveis. As demais podem e devem ser publicadas, porém analisadas com muitas ressalvas.

Alan C

12/05/2021 - 21h05

O camundongo do fórum vai infartar, gente!! Ajuda ele aí!!

rsrsrs

Ugo

12/05/2021 - 20h45

Cadê o Lula na rua fora dos ambientes esquerdoloides para fazer uma pesquisa de verdade ?

Aliás…que dia Lula disse que será candidato ?

Kleiton

12/05/2021 - 20h43

Caso a pesquisa Datafolha, que é um dos institutos mais respeitados do país, esteja correta, então Bolsonaro está destinado a sofrer uma derrota acachapante em 2022…kkkkkkkkkkkk

Nem bêbado o Miguel do Rosário acredita no que escreveu ( isso é desonestidade intelectual) mas vai que algum bica aberta acredita e cai nessa né ?

Parem de ser ridículos e trabalhem com os fatos.

Galinze

12/05/2021 - 20h41

Encarem a realidade e parem de construir narrativas ridículas….o joguinho não funciona mais, ou aínda não entenderam o que aconteceu no Brasil nos últimos anos ?

    Daniel

    12/05/2021 - 22h37

    A pesquisa de verdade foi no dia de maio e não por acaso que uma semana depois sai essa palhaçada da Datafolha.

    Mas não, essa turma não entendeu nada ainda e pelo visto vai demorar para acordar.

Tiago Silva

12/05/2021 - 20h20

Os Votos do “Pato Manco” (Bozo) fluíram para o Marreco Corrupto (Moro)… e o Ciro não ter desmascarado o Ex-Juiz Corrupto e a Farsa Jato fez o Ciro estagnar em seu histórico de algo em torno de 10% do eleitorado.

Se o Juiz Corrupto fosse o adversário escolhido pelo Ciro (ao invés de querer surfar no antipetismo que só lhe traz rejeição da esquerda e apenas municiar a direita que nunca votaria no ex-ministro de governos petistas), Ciro poderia ver fluir os arrependidos do Bozo (que poderiam ser muitos em uma votação de 55% em 2018) para si… Porém o erro em escolher adversário e se tornar um “Biruta de Aeroporto” ao usar a verborragia para todos os lados, vai acabar limitando seu crescimento.

O ex-Marketeiro do PT mesmo se esforçando para que as pessoas vejam Ciro como o “Biden Brasileiro” para derrotar o “Trump Brasileiro”… Pode ser inócuo, pois Ciro pode ter perdido a confiança de muita gente (eleitores de esquerda e até eleitores de nem-nem que tendem a se tornar menores quando chega mais perto das eleições em uma sociedade polarizada).

Acredito que Eduardo Leite ou Danilo Gentilli ou até Moro/Barbosa podem ser a cartada da Direita pá “Novo Collor”… Na ainda falta muito para a eleição e tudo pode mudar (inclusive com repetição de golpes, como o golpe que ocorreu em 2018 para se tirar o candidato que liderava o pleito pelo juiz corrupto).

Paulo

12/05/2021 - 20h12

Se for assim, a única esperança é viabilizar uma 3ª via. Terá fortes chances de superar o Barba. Mais uma razão para impichar Bolsonaro. Ou será trocar um ladrão por outro…

Paulo Cesar Cabelo

12/05/2021 - 20h06

Huck e Moro não serão candidatos , ou seja , a vitória de Lula no primeiro turno é bem provável.
Temos que agradecer a você Miguel , seus conselhos e suas estratégias “brilhantes”( como usar o medo da reeleição de Bolsonaro pra fazer terrorismo baseado no antipetismo) levaram Ciro de 12% na última eleição pra 6% agora.
Obrigado por contribuir com a vitória da esquerda de alguma forma.

    Marcelo

    13/05/2021 - 01h10

    Mas quem disse que os votos de Huck e Moro vão para Lula? Especialmente os de Moro.
    Acho mais fácil voltarem para Bolsonaro.

ANGELO MARCIO SANTOS SILVA

12/05/2021 - 20h04

Parabéns Miguel pela excelente análise e claro , definição bozo, Pato manco, genial. Essa realmente a pesquisa que mais se aproxima da situação pais e nossa percepção . O país está vibe negativa, num buraco negro , da tragédia pandemia a tragédia diária, como chacina rj e o assassinato em saudade, da fone ao desesemprego, do aumento desigualdade a pobreza, para completar não há plano , não há estratégia nak há saída desse desgoverno…….que a terceira via se una, afinal tem juntos 20% dos votos, com fé segundo turno será entre Lula e Ciro, claro sd houver segundo turno….lula com 41 % chegando uns 43 a 44 % votos válidos….ainda sem sair a rua , campanha etc…….chance de ganhar primeiro turno …..grande……

Jacson

12/05/2021 - 20h04

Miguel, não é bem assim. Datafolha em Belém e Fortaleza passou vergonha em 2020,isso em pesquisa um dia antes da eleição, muito enviesado à esquerda. Único instituto que tem acertado atualmente é o atlas. O bolsonarismo é forte demais pra não fazer 40% no primeiro turno. Seria um sonho esse derretimento do capitão cloroquina, mas me parece que assim como o Paraná pesquisas erra feio à direita, o datafolha está errando a esquerda. Vamos ver….

    Sebastião

    12/05/2021 - 22h00

    De todas as pesquisas que ocorreu no período da pandemia, a do Datafolha é a única presencial. Isso faz toda a diferença.

    AH, existem os votos de última hora, como de exclusão. Aconteceu muito isso contra o PT em 2018, e em 2022, será por ironia o destino, a favor do PT.

Bruno Wagner

12/05/2021 - 20h02

Tomara. Não vejo a hora de sairmos desse pesadelo, é muito triste ver as pessoas nas ruas passando dificuldades. Está na hora de voltarmos a investir em inteligência e democratizar a mídia para um debate mais honesto sobre nossa realidade e nosso futuro.

Alexandre Neres

12/05/2021 - 19h57

Bandoleiro, Ugo, Kleiton, Tony, Ronei, Canastra, Valeriana, Efrem Ventura, Justiceiro, Netho, José Ricardo Romero, Miramar etc. etc. Prazer, Lula! Simplesmente a maior liderança popular e o melhor presidente que o país já teve em todos os tempos, com todo o respeito a Getúlio Vargas.

    Alan C

    12/05/2021 - 21h04

    Não é meu candidato, mas, contra essa trapamilícia que tá aí, votaria até no Hitler num segundo turno!

    rs

      Alexandre Neres

      12/05/2021 - 21h42

      Vi que você tinha dado o toque em outra matéria. Vi mais tarde a pesquisa. Só tem um que odeio mais do que o bozo, mas inda bem que já saiu do páreo. Rs Foi desta para melhor. Tá lá nós States onde sempre é bem tratado. Pobre Sergio Morto!

        Alan C

        13/05/2021 - 08h11

        Não há ninguém nessa vida, vivo, já falecido ou que ainda vai nascer, que eu odeie mais que essa mula bozolóide.

        O destino dessa toupeira tá traçado e a cadeia estará esperando por ele em 2023 de braços abertos.

    Tony

    12/05/2021 - 21h05

    Acorda tonto.

    Tony

    12/05/2021 - 21h22

    LULA LIVRE!!!

    Saint

    13/05/2021 - 10h20

    Fiquei perplexo com seu comentário.Afinal ,Getúlio Vargas criou as bases do Brasil moderno, enquanto seu candidato apenas incluiu o pobre no orçamento..A sesquipedal ignorância da maioria dos brasileiros é um dado factual,visto não gostar de História e sobretudo abominar toda e qualquer forma de leitura.
    P.S:A ideologia do Lula é puro trade-unionismo na veia.Um conciliador que os ricos adoram para governar em momentos de turbulência econômica.E auferir lucros, naturalmente.
    Abs


Leia mais

Recentes

Recentes