Menu

Anvisa autoriza uso e importação das vacinas Sputnik e Covaxin

Na noite desta sexta-feira, 4, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou com condicionantes e restrições o uso e a Importação das vacinas Sputnik V (Russa) e Covaxin (Indiana). O resultado da votação foi por quatro votos a um nos dois casos. Isso quer dizer que a medida ficará sujeita ao cumprimento de condições […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Na noite desta sexta-feira, 4, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou com condicionantes e restrições o uso e a Importação das vacinas Sputnik V (Russa) e Covaxin (Indiana). O resultado da votação foi por quatro votos a um nos dois casos. Isso quer dizer que a medida ficará sujeita ao cumprimento de condições específicas.

Uma das exigências do órgão é a realização de estudos complementares sobre a efetividade dos imunizantes, fornecimento de novos dados pelos fornecedores e a aprovação de lotes pelo INCQS (instituto especializado no controle de qualidade das vacinas). Esse processo será feito antes da distribuição e restrição de uso a alguns públicos e centros de saúde.

A Anvisa também ressaltou que o uso dessas duas vacinas pode ser suspenso se a OMS (Organização Mundial de Saúde) patrocinar novas avaliações.

De acordo com o gerente-geral de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, as condições para aprovação aconteceu como alternativa diante de incertezas ainda existentes nos dados.

“Não estamos atestando qualidade, segurança e eficácia dessas vacinas. Existem pendências técnicas que precisam ser resolvidas”, apontou.

“Contudo, a lei [14.124/2021, que abre espaço para importação excepcional] existe e foi pensada no contexto da pandemia, por isso há recomendação de que esse uso seja controlado”, lembrou.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Willy

04/06/2021 - 22h16

“fim das CPI e de um outro monte de invenções de quarta categoria”

Willy

04/06/2021 - 22h15

A Anvisa é uma instituição seria e independente.

Assim que a mesma autorizou o uso da vacina x ou y Brasil começou a vacinar normalmente…o resto são narrativas, das CPI e de um outro monte de invenções.


Leia mais

Recentes

Recentes