Menu

Após pedir conselho de Temer, Bolsonaro publica cartas pedindo desculpas à nação

Diante da repercussão profundamente negativa de seus ataques e ameaças ao STF e ao sistema eleitoral, feitos durante seu discurso no 7 de setembro, o presidente Bolsonaro divulgou hoje uma “nota oficial” que é uma tentativa patética de pedir desculpas à nação pelos graves transtornos causados. A  nota difere em muito do tom habitual de […]

17 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Wilson Dias / Agência Brasil

Diante da repercussão profundamente negativa de seus ataques e ameaças ao STF e ao sistema eleitoral, feitos durante seu discurso no 7 de setembro, o presidente Bolsonaro divulgou hoje uma “nota oficial” que é uma tentativa patética de pedir desculpas à nação pelos graves transtornos causados.

A  nota difere em muito do tom habitual de Bolsonaro, e provavelmente foi escrita sob inspiração do ex-presidente Michel Temer, que foi chamado a Brasília para dar conselhos.

Algumas frases beiram a contrição.

“Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes”.

” minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates”

É lamentável que o desequiíbrio do presidente da república tenha se tornado um dos principais problemas políticos do país.

Abaixo, a íntegra da carta.

***

No site do Planalto

Nota Oficial – Presidente Jair Bolsonaro – 09/09/2021

Publicado em 09/09/2021 16h25

Declaração à Nação

No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer:

1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar.

2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news.

3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.

4. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum.

5. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes.

6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal.

7. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país.

8. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição.

9. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles.

10. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil.

DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA

Jair Bolsonaro

Presidente da República federativa do Brasil

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Maria

16/09/2021 - 17h30

O presidente foi ameaçado só pode…que poder tem Temer para oferecer ajuda…não entra na minha cabeça, qd Temer saiu tinha 3% de aprovação. Que Deus nos livre desses bárbaros golpistas, bandidos que só querem se dar bem não se importando com o povo Brasileiro.

dcruz

09/09/2021 - 21h27

Isso já era esperado, filme que tudo mundo já viu. Os discursos de Fux e Lira deixaram antever a brecha, foram discurso frouxos de quem quer dizer “pede desculpas que a gente aceita”. Afinal de contas o ministro foi um dos que colocaram o embusteiro no poder, quando deixaram o Moro deitar e rolar, desde o impeachment de Dilma até a inviabilização da candidatura de Lula;  o deputado, ora o deputado, é apenas mais um assecla. No fundo, no fundo tudo uma tremenda pantomima, claro, o palhaço comandando o espetáculo e os otários rindo, qual hienas.Agora, que o genocida deve explicações aos bovídeos, deve.

Paulo

09/09/2021 - 21h01

Renuncie, Presidente! Dê-nos uma chance de evitar Lula na presidência, pois as consequências serão nefastas! E de evitar o ataque do Centrão aos cofres públicos, só para você poder tocar um Governo acabado e que não tem mais razão de ser – se é que um dia teve alguma…

Sandro Pavezzi

09/09/2021 - 19h42

Quando em 7 de abril de 2018, LULA decidiu se entregar para cumprir a pena que lhe foi imposta, muitos o criticaram, mas hoje, o simbolismo daquele gesto demonstra o abismo de carater existente entre os dois.
#LULA. O meu PRESIDENTE não me abandona.

Sebastiao vde golveia

09/09/2021 - 19h07

Aa que sena mais comovente essa Michel o pilantra e Jair malandro apos a carta eu gostaria muito ver a cara das ovelhas e os carneiros que ficaram na Paulista e em Brasília servindo de massa de manobra pra um cara que so quer vadiagem rodeado de pastores (pastores?) Que tudo que quer é encher os bolsos vendendo apoio das ovelinhas e carneiros desnutridos (as) e la no palanque os pastores todos corados bochechudos lindo pra caramba de ver e ai quando a coisa comessa apegar 2 dias depois o tal do mito solta uma carta confirmando tudo q todos ja sabem o cara é pipoqueiro e continua mentiroso todas as asbeiras que vomitou no (s) palanques engoliu na carta …a tem mais como em se teatando de bolsonaro essa tática é recorrente então não merece nenhum crédito porque até o dia 15 de novembro ele e turma vão doar milhares de camisas amarelas e pagar 100 reais pra ovelhas e carneirinhos dar volume a manifestações de novo mas isso é bom pra que aprenda de uma vez por todas que galinha que acompanha pato morre afogada aa na proxiima vez ver se vcs criam vergonha nisso que vcs chama de cara e cobra ao 200 ja os santos pastores de vcs cobram é milhões pelo apoio de vcs tal ok? Aaa como sei vsi ter alguns idiotas que vai ( ou vão) me questionar ver se tenha educação ta? Vcs não tem que ser 100% iguais aquela besta que vcs seguem tal ok?

Uganda

09/09/2021 - 18h54

As palavras que Bolosnaro proferiu no dia 7 saira da boca dos brasileiro, ele foi sò um intermediario.

Querer rotular isso como “antidemocratico”, “golpista” e outras cretinices nao vai colar.

Jonathan

09/09/2021 - 18h45

Bolsonaro féz um passo atràs aguardando que essa cabeça de melao oca (que parece a de mussolini) faça o mesmo em respeito aos brasileiros.

Partagas

09/09/2021 - 18h43

O que se viu domingo nao tem precedentes da historia da democracia brasielira, milhoes de brasileiros foram as ruas pedindo liberdade e o fim de medidas barbaras e autoritarias.

Apòs de cadas de absoluto abandono a cada dia mais a democracia brasileira està se desenvolvendo.

canastra

09/09/2021 - 18h40

Os brasileiros foram a rua no dia da independencia querendo liberdade pois sabem muito bem de onde veio o autoritarismo nos ultimos tempos.

Querlon

09/09/2021 - 18h33

O que o STF està fazendo é intimidaçào.

Valeriana

09/09/2021 - 18h29

A maioria dos brasileiros està com o saco cheio das cagadas que fazem no STF.

Duilio

09/09/2021 - 18h28

E’ normal uma Corte Suprema autorizar a busca e apreensao na casa de um cantor de 80 anos por “representar uma ameaça a democracia”…?

E’ normal ficar caldos diante disso ?

Luan

09/09/2021 - 17h56

Se as porcarias que o STF está fazendo fossem com alguém de esquerda…?

O silêncio oportunista dessa esquerda (que não sabe minimamente o que é a democracia) infantiloide e rasteira é claro sinal que há algo errado nisso tudo.

Uma pergunta simples…quem está sendo investigado, censurado, preso por um Supremo Tribunal Federal vai recorrer para quem…?

Autorizar a busca e apreensão na casa de cantores a gente já viu…. durante a ditadura.

Quem se vende como democrata e fica caldo diante disso é um verme troglodita.

Ugo

09/09/2021 - 17h47

A maioria dos brasileiros não achou nada de negativo nas palavras do PR, muito pelo contrário.

Galinzé

09/09/2021 - 17h37

Dia 7 foi lançado o recado e hoje foi extendida a mão para o fascistiode por juízo na cabeça de melão e parar de fazer asneiras.

Se Fux tivesse caráter teria pego o inquérito da imundícia e enviado para o Ministério Público dar eventualmente continuidade.

O que o STF está fazendo é uma merda imunda digna de um paiseco de quarto mundo como o Brasil.

Tony

09/09/2021 - 17h34

Reafirmou o que disse dia 7 com outras palavras, nada mais do que isso.

Ronei

09/09/2021 - 17h33

Pediu desculpa de nada, é só uma carta de circunstâncias, de fachada, para que os caminhoneiros parem a greve.

Ou alguém acha que Bolsonaro mudou de opinião ? Nem ele e nem quem estava na rua dia 7.


Leia mais

Recentes

Recentes