Exame/Ideia: Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro no segundo turno

Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

Embora não tenha oficializado sua candidatura ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Lula (PT) tem se mostrado um nome acima da média no que diz respeito a solidez eleitoral. A nova rodada de pesquisa divulgada pela Exame/Ideia nos mostra que o petista não corre risco de desidratação eleitoral.

Esse detalhe pode ser constatado pelo levantamento espontâneo da pesquisa. Enquanto Lula mantém sua base eleitoral de 28%, Jair Bolsonaro já aparece abaixo dos 20% das intenções de voto, mas ainda mantém uma certa distância dos nomes da chamada terceira via como Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB) e Sérgio Moro (Podemos).

Já no levantamento estimulado, ou seja, quando é apresentado ao eleitor uma lista com os possíveis candidatos, Lula e Bolsonaro crescem dez e sete pontos, respectivamente, no comparativo com o levantamento espontâneo. Enquanto o petista vai 35%, o ex-capitão chega a 25%.

Pelo campo alternativo, os nomes que mostram resiliência no jogo eleitoral são os de Ciro Gomes e do próprio Sérgio Moro. Ambos estão tecnicamente empatados pela margem de erro de três pontos do levantamento. Já os governadores tucanos João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) praticamente aparecem na pesquisa como nomes inviáveis para a disputa com apenas 2%, cada. O restante marca 1%.

Nos cenários enxutos, Lula praticamente mantém suas intenções de voto, oscilando dentro da margem de erro entre 39% e 40%. Mesma situação vale para Jair Bolsonaro que varia entre 27% e 28%. Já o ex-ministro Ciro Gomes se sai melhor entre os nomes da terceira via.

No cenário de segundo turno, Lula segue em tendência de alta, saindo de 28% em janeiro para 48% registrado na pesquisa deste mês. Já Bolsonaro continua em queda livre e sem perspectiva de melhora no desempenho.

A Exame sondagem ouviu 1.200 pessoas entre os dias 9 a 11 de novembro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Acesse a pesquisa completa clicando aqui.

Gabriel Barbosa: Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.