Menu

Exame/Ideia: Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro no segundo turno

Embora não tenha oficializado sua candidatura ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Lula (PT) tem se mostrado um nome acima da média no que diz respeito a solidez eleitoral. A nova rodada de pesquisa divulgada pela Exame/Ideia nos mostra que o petista não corre risco de desidratação eleitoral. Esse detalhe pode ser constatado pelo levantamento […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

Embora não tenha oficializado sua candidatura ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Lula (PT) tem se mostrado um nome acima da média no que diz respeito a solidez eleitoral. A nova rodada de pesquisa divulgada pela Exame/Ideia nos mostra que o petista não corre risco de desidratação eleitoral.

Esse detalhe pode ser constatado pelo levantamento espontâneo da pesquisa. Enquanto Lula mantém sua base eleitoral de 28%, Jair Bolsonaro já aparece abaixo dos 20% das intenções de voto, mas ainda mantém uma certa distância dos nomes da chamada terceira via como Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB) e Sérgio Moro (Podemos).

Já no levantamento estimulado, ou seja, quando é apresentado ao eleitor uma lista com os possíveis candidatos, Lula e Bolsonaro crescem dez e sete pontos, respectivamente, no comparativo com o levantamento espontâneo. Enquanto o petista vai 35%, o ex-capitão chega a 25%.

Pelo campo alternativo, os nomes que mostram resiliência no jogo eleitoral são os de Ciro Gomes e do próprio Sérgio Moro. Ambos estão tecnicamente empatados pela margem de erro de três pontos do levantamento. Já os governadores tucanos João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) praticamente aparecem na pesquisa como nomes inviáveis para a disputa com apenas 2%, cada. O restante marca 1%.

Nos cenários enxutos, Lula praticamente mantém suas intenções de voto, oscilando dentro da margem de erro entre 39% e 40%. Mesma situação vale para Jair Bolsonaro que varia entre 27% e 28%. Já o ex-ministro Ciro Gomes se sai melhor entre os nomes da terceira via.

No cenário de segundo turno, Lula segue em tendência de alta, saindo de 28% em janeiro para 48% registrado na pesquisa deste mês. Já Bolsonaro continua em queda livre e sem perspectiva de melhora no desempenho.

A Exame sondagem ouviu 1.200 pessoas entre os dias 9 a 11 de novembro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Acesse a pesquisa completa clicando aqui.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

alexandre perez

13/11/2021 - 13h57

Lula ganhara em primeiro turno. essa eleicao é uma bola de neve, quanto mais tempo bolsonario fica no poder mais ele se desgasta, porque esse cabra é muito burro.

carlos

13/11/2021 - 07h26

A tendência das pesquisas é o eleitor de bolsonaro aportar em moro , aí o bolsonaro corre o risco de não chegar ao segundo turno das eleições 2022,o Lula vai ao segundo turno pq o perfil do eleitor que vota nele acha que ele tem apelo social , e é Lula por convicção.

William

13/11/2021 - 01h24

Quando o PT ganhava as eleições havia somente um tipo de comentários nesse site….todos de esquerda falando a mesma coisa.

Hoje não é assim mais, quem melhor que o Miguel para perceber que a situação está diferente…

Conte para nós Dom Migué…o que mudou nós comentários desse site nós últimos anos ou é o mesmo…?

Fanta

13/11/2021 - 01h20

Lula não aparece em público há anos com medo de apanhar e lidera as “pesquisas”….

Parem de serem feitos de idiotas…alias, parem de serem idiotas prezados tupiniquins …estamos em 2022 jajá e quanto mais vcs se comportam como idiotas e quanto mais são feitos de idiotas.

Saulo

13/11/2021 - 01h16

E quem são os imbecis que acreditam em pesquisas ?

Galinzé

13/11/2021 - 00h59

Lula… kkkkkkkk

Esse fim de mundo ainda fala de Lula em 2022….?

Porquê não há renovação na política brasileira mas são sempre 4 velhos fedidos tentando socar merda na cabeça dos brasileiros que nem.entraa mais devido a sobrecarga….?

O que eu nunca consegui entender é o que os brasileiros acham de interessante nas novelas, o que aprendem assistindo essas palhaçadas, o que isso agrega ?

Porquê em países e culturas um pouco mais desenvolvidas essas cretinices não existem mais…? Até na Itália que foi a patria dessa imundícia inútil isso foi extinto e substituído por outras coisas mais interessantes no quotidiano das pessoas há décadas e no Brasil não ?

Porquê a cabecinha dos tupiniquins não vai para frente mas fica parada na eterna adolescência ?

Tem alguém que ganha algo com essas armas de retardo de massas ?

Alguém aí dos nossos pseudo cientistas políticos sabe responder ?

Sebastião

12/11/2021 - 19h52

A terceira via está bem embolada. Agora, com Moro entrando na disputa, vamos ver como se comportará os eleitores.

Bandoleiro

12/11/2021 - 19h16

Estou salvando todas…

Paulo

12/11/2021 - 18h40

Bolsonaro não vai para o 2º turno…

eu

12/11/2021 - 15h20

E AGORA MIGUEL,LULA RESSUSCITOU E CIRO TÁ PERDENDO !!!

carlos

12/11/2021 - 13h22

Os evangélicos desconfiaram que ele além de usar o nome de Jesus em vão, ainda debocha do povo, eu sou Messias mas não sou Jesus.


Leia mais

Recentes

Recentes