Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

Exame/Ideia: Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro no segundo turno

Por Gabriel Barbosa

12 de novembro de 2021 : 10h10

Embora não tenha oficializado sua candidatura ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Lula (PT) tem se mostrado um nome acima da média no que diz respeito a solidez eleitoral. A nova rodada de pesquisa divulgada pela Exame/Ideia nos mostra que o petista não corre risco de desidratação eleitoral.

Esse detalhe pode ser constatado pelo levantamento espontâneo da pesquisa. Enquanto Lula mantém sua base eleitoral de 28%, Jair Bolsonaro já aparece abaixo dos 20% das intenções de voto, mas ainda mantém uma certa distância dos nomes da chamada terceira via como Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB) e Sérgio Moro (Podemos).

Já no levantamento estimulado, ou seja, quando é apresentado ao eleitor uma lista com os possíveis candidatos, Lula e Bolsonaro crescem dez e sete pontos, respectivamente, no comparativo com o levantamento espontâneo. Enquanto o petista vai 35%, o ex-capitão chega a 25%.

Pelo campo alternativo, os nomes que mostram resiliência no jogo eleitoral são os de Ciro Gomes e do próprio Sérgio Moro. Ambos estão tecnicamente empatados pela margem de erro de três pontos do levantamento. Já os governadores tucanos João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) praticamente aparecem na pesquisa como nomes inviáveis para a disputa com apenas 2%, cada. O restante marca 1%.

Nos cenários enxutos, Lula praticamente mantém suas intenções de voto, oscilando dentro da margem de erro entre 39% e 40%. Mesma situação vale para Jair Bolsonaro que varia entre 27% e 28%. Já o ex-ministro Ciro Gomes se sai melhor entre os nomes da terceira via.

No cenário de segundo turno, Lula segue em tendência de alta, saindo de 28% em janeiro para 48% registrado na pesquisa deste mês. Já Bolsonaro continua em queda livre e sem perspectiva de melhora no desempenho.

A Exame sondagem ouviu 1.200 pessoas entre os dias 9 a 11 de novembro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Acesse a pesquisa completa clicando aqui.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

11 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

alexandre perez

13 de novembro de 2021 às 13h57

Lula ganhara em primeiro turno. essa eleicao é uma bola de neve, quanto mais tempo bolsonario fica no poder mais ele se desgasta, porque esse cabra é muito burro.

Responder

carlos

13 de novembro de 2021 às 07h26

A tendência das pesquisas é o eleitor de bolsonaro aportar em moro , aí o bolsonaro corre o risco de não chegar ao segundo turno das eleições 2022,o Lula vai ao segundo turno pq o perfil do eleitor que vota nele acha que ele tem apelo social , e é Lula por convicção.

Responder

William

13 de novembro de 2021 às 01h24

Quando o PT ganhava as eleições havia somente um tipo de comentários nesse site….todos de esquerda falando a mesma coisa.

Hoje não é assim mais, quem melhor que o Miguel para perceber que a situação está diferente…

Conte para nós Dom Migué…o que mudou nós comentários desse site nós últimos anos ou é o mesmo…?

Responder

Fanta

13 de novembro de 2021 às 01h20

Lula não aparece em público há anos com medo de apanhar e lidera as “pesquisas”….

Parem de serem feitos de idiotas…alias, parem de serem idiotas prezados tupiniquins …estamos em 2022 jajá e quanto mais vcs se comportam como idiotas e quanto mais são feitos de idiotas.

Responder

Saulo

13 de novembro de 2021 às 01h16

E quem são os imbecis que acreditam em pesquisas ?

Responder

Galinzé

13 de novembro de 2021 às 00h59

Lula… kkkkkkkk

Esse fim de mundo ainda fala de Lula em 2022….?

Porquê não há renovação na política brasileira mas são sempre 4 velhos fedidos tentando socar merda na cabeça dos brasileiros que nem.entraa mais devido a sobrecarga….?

O que eu nunca consegui entender é o que os brasileiros acham de interessante nas novelas, o que aprendem assistindo essas palhaçadas, o que isso agrega ?

Porquê em países e culturas um pouco mais desenvolvidas essas cretinices não existem mais…? Até na Itália que foi a patria dessa imundícia inútil isso foi extinto e substituído por outras coisas mais interessantes no quotidiano das pessoas há décadas e no Brasil não ?

Porquê a cabecinha dos tupiniquins não vai para frente mas fica parada na eterna adolescência ?

Tem alguém que ganha algo com essas armas de retardo de massas ?

Alguém aí dos nossos pseudo cientistas políticos sabe responder ?

Responder

Sebastião

12 de novembro de 2021 às 19h52

A terceira via está bem embolada. Agora, com Moro entrando na disputa, vamos ver como se comportará os eleitores.

Responder

Bandoleiro

12 de novembro de 2021 às 19h16

Estou salvando todas…

Responder

Paulo

12 de novembro de 2021 às 18h40

Bolsonaro não vai para o 2º turno…

Responder

eu

12 de novembro de 2021 às 15h20

E AGORA MIGUEL,LULA RESSUSCITOU E CIRO TÁ PERDENDO !!!

Responder

carlos

12 de novembro de 2021 às 13h22

Os evangélicos desconfiaram que ele além de usar o nome de Jesus em vão, ainda debocha do povo, eu sou Messias mas não sou Jesus.

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?