Menu

Lara Resende critica alta de juros promovida pelo Governo Bolsonaro

Um dos criadores do Plano Real, o economista André Lara Resende defendeu a tese de que a alta na taxa de juros para combater a inflação só faz sentido quando a alta de preços é consequência da pressão de forte demanda agregada. Na sua avaliação, a alta de juros promovida pelo Governo Bolsonaro é “questionável”, […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Divulgação

Um dos criadores do Plano Real, o economista André Lara Resende defendeu a tese de que a alta na taxa de juros para combater a inflação só faz sentido quando a alta de preços é consequência da pressão de forte demanda agregada.

Na sua avaliação, a alta de juros promovida pelo Governo Bolsonaro é “questionável”, gerando desemprego, falta de investimentos e o retardo no crescimento econômico e de ser uma maneira de destruir a equidade da economia.

O economista pondera que a disparada na inflação é resultado da pandemia e da saída da crise sanitária e que isso proporcionou desorganização das cadeias produtivas globais, com alguns setores que sofreram pressão devido a grande demanda.

“Ao subir a taxa de juros, sobem os custos do carregamento da dívida pública, que é passivo do Estado e ativo do setor privado”, observa ao Valor.

Vale lembrar que a cada elevação na taxa de juros, é feito a transferência de dinheiro do Estado para os credores da dívida pública e a cada ponto percentual na alta nos juros, lembra Resende, é feita a transferência de 0,8 ponto percentual do PIB para os agentes superavitários do setor privado que emprestam finheuro ao Governo.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcos Teixeira

19/11/2021 - 19h16

O q ele faria no lugar?? Emitiria aquele papelzinho colorido conhecido como dinheiro?? Ou será q ele privatizaria mais, desregulamentaria mais, baixaria impostos e diminuiria o inchaço do Estado??
A segunda opção seria o certo.

Efrem Ventura

19/11/2021 - 11h51

Apòs dois anos de juros baixos e economia parada é obvio que os mesmos iriam subir.

francisco

19/11/2021 - 11h47

Quem eleva a taxa de juros é o banco central e nao o governo.


Leia mais

Recentes

Recentes