Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Foto: Divulgação

Lara Resende critica alta de juros promovida pelo Governo Bolsonaro

Por Redação

19 de novembro de 2021 : 10h58

Um dos criadores do Plano Real, o economista André Lara Resende defendeu a tese de que a alta na taxa de juros para combater a inflação só faz sentido quando a alta de preços é consequência da pressão de forte demanda agregada.

Na sua avaliação, a alta de juros promovida pelo Governo Bolsonaro é “questionável”, gerando desemprego, falta de investimentos e o retardo no crescimento econômico e de ser uma maneira de destruir a equidade da economia.

O economista pondera que a disparada na inflação é resultado da pandemia e da saída da crise sanitária e que isso proporcionou desorganização das cadeias produtivas globais, com alguns setores que sofreram pressão devido a grande demanda.

“Ao subir a taxa de juros, sobem os custos do carregamento da dívida pública, que é passivo do Estado e ativo do setor privado”, observa ao Valor.

Vale lembrar que a cada elevação na taxa de juros, é feito a transferência de dinheiro do Estado para os credores da dívida pública e a cada ponto percentual na alta nos juros, lembra Resende, é feita a transferência de 0,8 ponto percentual do PIB para os agentes superavitários do setor privado que emprestam finheuro ao Governo.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Marcos Teixeira

19 de novembro de 2021 às 19h16

O q ele faria no lugar?? Emitiria aquele papelzinho colorido conhecido como dinheiro?? Ou será q ele privatizaria mais, desregulamentaria mais, baixaria impostos e diminuiria o inchaço do Estado??
A segunda opção seria o certo.

Responder

Efrem Ventura

19 de novembro de 2021 às 11h51

Apòs dois anos de juros baixos e economia parada é obvio que os mesmos iriam subir.

Responder

francisco

19 de novembro de 2021 às 11h47

Quem eleva a taxa de juros é o banco central e nao o governo.

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?