Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Imagem: Agência Brasil

Desmatamento pode causar prejuízo bilionário ao agronegócio, diz levantamento

Por Redação

25 de novembro de 2021 : 10h20

Uma proposta de lei da Comissão Europeia que proíbe a importação de produtos do agronegócio vinculados ao desmatamento florestal poderá causar um prejuízo de US$ 10 bilhões (o equivalente a R$ 55 bilhões, considerando a cotação atual) por ano nas exportações brasileiras.

De acordo com o levantamento feito pelo Metrópoles, a proposta causou temor nos produtores que alegam que o objetivo disso, em tese, seria aumentar o protecionismo agrícola europeu.

Nos últimos dias, a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) divulgou nota de repúdio a proposta dos europeus que eles classificam como “donos do mundo”. “Protecionismo comercial disfarçado de preocupação ambiental. É disso que se trata a medida”, registra o texto.

Mas apesar das resistências dos produtores e do próprio Governo Bolsonaro sobre a proposta, o mundo já considera que a pauta é a única capaz de incentivar a preservação ambiental. 

O próprio Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão vinculado ao Governo Federal, mostrou que o desmatamento na Amazônia nos 12 meses entre agosto de 2020 e julho de 2021, foi o maior para o período desde 2006. A floresta perdeu 13,235 mil km² de árvores no último ano.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo

25 de novembro de 2021 às 19h47

Tantas fez o moço que acabou – ou acabará – na panela…Era o pretexto que os europeus – especialmente Macron – esperavam…

Responder

Querlon

25 de novembro de 2021 às 12h50

A defesa dos produtos europeus por parte da Uniao Europeia é bastante forte pois o agronegocio de là além de sobreviver de subsidios nao pode competir minimamente com o Brasileiro….o resto sao babaquices.

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?