Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

Foto: Reprodução

MP-SP pede a falência da Itapemirim e o bloqueio de bens do dono

Por Redação

04 de janeiro de 2022 : 10h24

O Ministério Público de São Paulo pediu que a Justiça determine a falência da Viação Itapemirim, da ITA transportes aéreos e o bloqueio de bens do dono, o empresário Sidnei Piva.

O pedido foi feito pelo promotor Nilton Belli Filho no dia 29 de dezembro. No documento enviado a Justiça, a promotoria aponta indícios de uma série de irregularidades cometidas pelo próprio dono e gestores das empresas.

O MP sustenta que essas ilegalidades seriam para descapitalizar a Itapemirim e usar os recursos da empresa de ônibus, que está em recuperação judicial, para tirar do papel a linha aérea.

Vale ressaltar que a Itapemirim pediu recuperação judicial em 2016, quando Sidnei assumiu o controle da empresa.

“Os subsídios ora colacionados (conferidos) dão conta de que o sócio Sidnei Piva teria fomentado, mesmo tacitamente ao previsto no plano de recuperação, a atividade de transporte aéreo, inclusive com realização de empréstimos com aparência de fraude, com a constituição de pessoas jurídicas no exterior mediante aporte de recursos vultosos que, em tese, pode derivar para evasão de divisas e outras ilicitudes”, diz o promotor.

A promotoria também diz que existem “incoerências na condução da recuperação pelos gestores do Grupo Itapemirim, dentre elas a constituição de companhia aérea à revelia dos credores concursais e do fisco federal, pois existem pendências de índole fiscal que suplantam os R$2 bilhões”.

De acordo com O Valor, a promotoria também solicitou que a ITA Transportes Aéreos seja incluída no processo de recuperação judicial da empresa aérea.

Na alegação do MP, a bruta quebra de operação da ITA Transportes Aéreos vai gerar uma série de despesas que terão consequências sobre a viação nacional, pois a empresa não paga fornecedores, credores, funcionários e recentemente anunciou o cancelamento de rotas de ônibus.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo

04 de janeiro de 2022 às 22h12

Com a palavra, a Anac e o sr. Ministro da Infraestrutura…

Responder

Deixe um comentário

O 2021 de Bolsonaro O 2021 de Ciro Gomes O 2021 de Lula Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade