Menu

Lula quer retomar políticas industriais e investimentos em tecnologia

Nesta quarta-feira, 5, o ex-ministro da Economia, Guido Mantega, publicou um artigo na Folha como representante da candidatura do ex-presidente Lula (PT) e disse que no possível governo do líder progressista, o Brasil retomará as políticas de incentivos industriais e os investimentos em tecnologia. “O novo governo deve retomar as políticas industriais e as de […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert

Nesta quarta-feira, 5, o ex-ministro da Economia, Guido Mantega, publicou um artigo na Folha como representante da candidatura do ex-presidente Lula (PT) e disse que no possível governo do líder progressista, o Brasil retomará as políticas de incentivos industriais e os investimentos em tecnologia.

“O novo governo deve retomar as políticas industriais e as de investimento tecnológico, que devolvam a competitividade da indústria brasileira. Claro, sem esquecer as questões climáticas e ambientais”, escreve Mantega.

Em outro trecho, o economista ressalta que o Governo Bolsonaro tem piorado a condição de vida dos brasileiros e que a política econômica de Paulo Guedes só levou o país a regressão social.

“Em vez de colocar o Estado em campo para socorrer as vítimas da crise e estimular a retomada do investimento, como fizeram os países do G20, o governo Bolsonaro reduziu o auxílio emergencial de 2020 para 2021, e vem diminuindo o investimento público desde o início do seu governo”, argumenta.

“Essa situação dramática, produzida pela política econômica do ministro Guedes, contrasta com o desempenho da política econômica social desenvolvimentista dos governos Lula e Dilma”, completou.

Por fim, o economista defendeu que um novo governo progressista lidere um projeto nacional para uma melhor condução do Brasil.

“O governo deve coordenar um ambicioso plano de investimentos públicos e privados, de modo a ampliar a infraestrutura e aumentar a produtividade, gerando muitos empregos”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuiz.

05/01/2022 - 18h54

1º de tudo: Lula e o PT pouco têm de progressistas! Muito pouco!

Um progressista não sequestra os movimentos sociais; não captura suas lideranças. Os movimentos sociais e seus temas são propostas potencialmente progressistas e universais. A construção dos desejos progressistas é tarefa de todos, independentemente do sabor ideológico ao qual pertença. Se apropriar dos temas e dos movimentos progressistas é restringir a interlocução para a sua construção. Nada mais contrário ao progressismo que tentar ser seu dono!

Movimentos de retórica e inspiração extremista de direita costumam demonizar propostas progressistas por propostas progressistas apontarem para soluções democratizantes e universais, se afastando do bairrismo menor em que se constitue a defesa do nacionalismo xenófobo da extrema-direita. Fora outras monstruosas ameaças desses extremistas à humanidade. Vide bolsonaro.

Movimentos de retórica e inspiração de extrema-esquerda costumam expropriar e sequestrar para si as propostas progressistas. Mas os extremistas de esquerda pouco ou nada têm de progressistas. O objetivo que os extremistas de esquerda têm, ao incorporar os temas progressistas, são de caráter instrumental, esvaziando o sentido de realização humana do progressismo. O extremismo de extrema-esquerda – e quaisquer outros extremismos – começa por ser intolerante com propostas pensadas com critérios racionais e baseados em evidências, fatos e dados. O uso da razão universal desmonta a prática autoritária como solução de continuidade para o progressismo, que é um processo histórico e exige liberdade e democracia para seu avanço.

Ilustra a fraude que é o extremismo de extrema-esquerda reivindicar o progressismo já o fato de eles negarem o verdadeiro progressismo, sempre localizado em países que avançaram seu capitalismo, como a Suíça, a Alemanha, a Dinamarca, a Noruega, a Finlândia, etc. Um objetivo importante do movimento progressista mundial é exatamente avançar nas conquistas do capitalismo, especialmente a democracia, para que os avanços humanos desse progresso exijam outras super-estrutura jurídico-político ideológica que supere a lógica de exclusão que o capitalismo engendra. Mais capitalismo, o uso de uma razão mais madura e mais humanismo ajudam o progressismo; ser anticapitalistas e impedir os avanços capitalistas só atrapalham o progressismo. E só ver o quanto o anticapitalismo atávico nos países pobres cimentam a desumanidade, como em toda a América Latina, na Ásia, África e nos países pobres e atrasados da Europa.

Anticapitalistas e autoritários não podem ser progressistas! Eles sequer possuem os valores humanistas e democráticos necessários para se reivindicarem progressistas! Ilustra essa contradição a miséria, a falta de progresso e a desumanidade com que é tratada a população submetida por regimes extremistas de esquerda, como China, Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, etc.

Se você ouve alguém um dia se dizer progressista e em outro defender, por exemplo, os ditadores cubanos, fuja deles! Eles não são e não podem ser progressistas! Cubanos foram ás ruas no último mês de julho reivindicando mais humanidade e pedindo liberdade, democracia, remédios e comida. Venceram o medo da repressão do regime e foram às ruas em manifestações pacíficas. Foram ferozmente reprimidos pelos ‘Vespas Negras’ por ordem do regime cubano. 580 deles continuam presos, um foi assassinado e outros dois podem ter sido assassinados também! Como o grupo mais expressivo é, como quase sempre, de artistas, estes estão sendo forçados ao exílio ou ficam expostos à perseguição implacável dos ditadores cubanos, para quebrar os movimentos progressistas da ilha. Os familiares dos manifestantes sofrem perseguição junto com os progressistas cubanos, “para servir de exemplo”

O progressismo tem por objetivo a emancipação do ser humano e a busca da realização de sua humanidade. Marx foi progressista! Os marxistas, em geral, nunca são progressistas!

Mas, muita atenção a algum admirador de Marx quando ele/ela tiver uma prática progressista: dificilmente você encontrará alguém mais preparado para o exercício da democracia e de suas essencialidades, especialmente da tolerância com o outro, com o diferente. Dificilmente também você vai encontrar alguém que compreenda verdadeiramente o valor de lutar pela autonomia do ser humano e pela realização do humanismo. Caso interesse, procure ler Rosa Luxemburgo e seus comentadores. Você poderá discordar em diversos aspectos de Rosa; ninguém concorda 100% com outro. A não ser os fanáticos e doutrinados! Mas você, mesmo discordando, encontrará em Rosa Luxemburgo uma adepta de Marx que é verdadeiramente progressista!

Desconfie sempre de quem se declara a ‘marxista’: muito facilmente é um autoritário adepto do totalitarismo leninista se dizendo humanista. Outro para se desconfiar é daquele que declara, ele ou alguém, progressista: um verdadeiro progressista é como um verdadeiro altruísta. Um verdadeiro altruísta nunca se prevalece ou faz propaganda de sua filantropia; do mesmo modo, um verdadeiro progressista nunca faz propaganda de seu progressismo. Ele evita se declarar ou nominar alguém como progressista. Ele apenas é progressista e pronto! Você só identifica se ele é progressista por sua prática democrática, tolerante, pelos temas que ele defende e pelo seu respeito pelos valores humanos e progressistas. E um progressista é sempre contra ditaduras, sejam ditas ‘de esquerda’ ou ditas ‘de direita’.

Sobre economia, investimento, industrialização, ciência, pesquisa e tecnologia, e sobre Lula, Mantega e Dilma em relação a isso, só vou observar que foram eles, em alguns anos de governo, que despencaram o Brasil no abismo da MAIOR recessão econômica de sua história, recessão na qual estamos, em pleno ano 2022, ainda sobre seus efeitos. E as consequências disso sobre a economia, sobre dinheiro para o vestimento, sobre desemprego e sobre renda todos, principalmente os industriais, por um lado, e os mais pobres, por outros, estamos sofrendo.

E uns post’s abaixo eu já deixei um comentário bem grande sobre algumas coisas dessa história de fracasso que Lula e o PT vendem como sucesso. Quem se interessar, é só buscar uns quinze post’s abaixo.

Fora Lula! Fora Dilma! Fora Guido Mantega!

Queremos industrialização, não queremos recessão econômica. Muito menos queremos a corrupção de Lula, que eu não creio que Mantega e Dilma sejam corruptos. Aliás, pela Dilma, como pessoa – eu apanho por dizer, mas confesso – tenho identificação e carinho, embora discorde de quase toda a sua prática política.

Cláudio

05/01/2022 - 12h11

Enquanto os bancos mandarem, serão palavras ao vento.

Jonathan

05/01/2022 - 11h36

Retomar…?

Zulu

05/01/2022 - 11h21

A situaçào dramatica foi produzida pelo governos petistoides, sem a pandemia hoje o Brasil estaria saindo da desgraça onde foi posto por esse Guido Mantega. e Cia.

Nunes

05/01/2022 - 09h38

Essa gente brinca com a cara dos brasilerios ao som de cretinices, nada mais do que isso.

canastra

05/01/2022 - 09h33

…Pòs-Italia na planilha de propinas da Odebrecht.

Paulo

05/01/2022 - 08h05

Mais gasto público: tudo o que NÃO deve ser feito. Vai dá merda. Anota aí.


Leia mais

Recentes

Recentes