Menu

Inflação de janeiro apresenta alta, diz IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou agora a pouco os dados sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) referente ao mês de janeiro. De acordo com o relatório, o índice deste mês apresentou alta de 0,58%. O resultado superou a media prevista pelo mercado financeiro, que estimava um aumento de 0,45%. Em […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Agência IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou agora a pouco os dados sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) referente ao mês de janeiro.

De acordo com o relatório, o índice deste mês apresentou alta de 0,58%. O resultado superou a media prevista pelo mercado financeiro, que estimava um aumento de 0,45%. Em 12 meses acumulados, encerrados em janeiro, a prévia da inflação foi a 10,20%.

O IBGE pesquisou oito grupos, sendo que nove registraram aumento de preços como Alimentação e bebidas, que teve a maior alta, de 0,97%.

A maior variação foi da região metropolitana de Salvador (1,08%), cujo resultado foi puxado pelos itens de higiene pessoal (4,57%) e pelas frutas (9,90%). Já o menor resultado ocorreu em Brasília (0,19%), influenciado pelas quedas nos preços da gasolina (-4,89%) e das passagens aéreas (-14,37%).

Também tiveram destaque o aumento nos preços da cebola (17,09%), das frutas (7,10%), do café moído (6,50%) e das carnes (1,15%).

Em habitação (0,62%), o maior impacto (0,06 p.p.) foi do aluguel residencial, com alta de 1,55%. Houve ainda alta no gás encanado (8,40%), consequência de um reajuste em São Paulo. A energia elétrica, subitem de maior peso dentro do grupo, desacelerou para 0,03% em janeiro. A variação positiva da taxa de água e esgoto (0,28%) decorre do reajuste de 9,05% ocorrido em Salvador.

Fonte: IBGE
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes