Lewandowski suspende o último processo contra Lula

Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

Nesta quarta-feira, 2, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, suspendeu de forma cautelar a tramitação da ação penal do “caso dos Caças Grippen”, o último processo contra o ex-presidente Lula (PT).

Vale lembrar que ação era um peça acusatória contra Lula por suposta prática de tráfico de influência na aquisição dos caças suecos Saab-Grippen.

Outro ponto a destacar é que a peça contra Lula teve a participação do então procurador Deltan Dallagnol, um dos coordenadores da extinta Operação Lava Jato.

Contudo, a aquisição dos caças foi oficializada em 2013, durante o primeiro governo Dilma (PT). No processo, a aeronave militar sueca derrotou o F-18 Super Hornet, da Boeing, e o francês Rafale, produzido pela Dassault Aviation. 

No despacho, Lewandowski é claro ao dizer que “a compra das referidas belonaves ocorreu, rigorosamente, dentro dos parâmetros constitucionais de legalidade, legitimidade e economicidade (art. 70 da CF), mesmo porque, até o presente momento, passados mais de sete anos da assinatura do respectivo contrato, não existe nenhuma notícia de ter sido ele objeto de contestação por parte dos órgãos de fiscalização, a exemplo da Controladoria-Geral da União, do Ministério Público Federal ou do Tribunal de Contas da União”.

“Defiro o pedido formulado pela defesa para suspender cautelarmente a tramitação do caso, até o julgamento definitivo do mérito do presente pleito”, completa. 

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.