Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

Lewandowski suspende o último processo contra Lula

Por Redação

02 de março de 2022 : 19h10

Nesta quarta-feira, 2, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, suspendeu de forma cautelar a tramitação da ação penal do “caso dos Caças Grippen”, o último processo contra o ex-presidente Lula (PT).

Vale lembrar que ação era um peça acusatória contra Lula por suposta prática de tráfico de influência na aquisição dos caças suecos Saab-Grippen.

Outro ponto a destacar é que a peça contra Lula teve a participação do então procurador Deltan Dallagnol, um dos coordenadores da extinta Operação Lava Jato.

Contudo, a aquisição dos caças foi oficializada em 2013, durante o primeiro governo Dilma (PT). No processo, a aeronave militar sueca derrotou o F-18 Super Hornet, da Boeing, e o francês Rafale, produzido pela Dassault Aviation. 

No despacho, Lewandowski é claro ao dizer que “a compra das referidas belonaves ocorreu, rigorosamente, dentro dos parâmetros constitucionais de legalidade, legitimidade e economicidade (art. 70 da CF), mesmo porque, até o presente momento, passados mais de sete anos da assinatura do respectivo contrato, não existe nenhuma notícia de ter sido ele objeto de contestação por parte dos órgãos de fiscalização, a exemplo da Controladoria-Geral da União, do Ministério Público Federal ou do Tribunal de Contas da União”.

“Defiro o pedido formulado pela defesa para suspender cautelarmente a tramitação do caso, até o julgamento definitivo do mérito do presente pleito”, completa. 

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

batista

03 de março de 2022 às 09h18

Nada melhor do que um amiguinho fiel no STF.

Responder

Kleiton

02 de março de 2022 às 19h38

Lewandowski é parceiro fiel de velha data da facção, nenhuma novidade.

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro