Menu

Lewandowski suspende o último processo contra Lula

Nesta quarta-feira, 2, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, suspendeu de forma cautelar a tramitação da ação penal do “caso dos Caças Grippen”, o último processo contra o ex-presidente Lula (PT). Vale lembrar que ação era um peça acusatória contra Lula por suposta prática de tráfico de influência na aquisição dos caças suecos […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

Nesta quarta-feira, 2, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, suspendeu de forma cautelar a tramitação da ação penal do “caso dos Caças Grippen”, o último processo contra o ex-presidente Lula (PT).

Vale lembrar que ação era um peça acusatória contra Lula por suposta prática de tráfico de influência na aquisição dos caças suecos Saab-Grippen.

Outro ponto a destacar é que a peça contra Lula teve a participação do então procurador Deltan Dallagnol, um dos coordenadores da extinta Operação Lava Jato.

Contudo, a aquisição dos caças foi oficializada em 2013, durante o primeiro governo Dilma (PT). No processo, a aeronave militar sueca derrotou o F-18 Super Hornet, da Boeing, e o francês Rafale, produzido pela Dassault Aviation. 

No despacho, Lewandowski é claro ao dizer que “a compra das referidas belonaves ocorreu, rigorosamente, dentro dos parâmetros constitucionais de legalidade, legitimidade e economicidade (art. 70 da CF), mesmo porque, até o presente momento, passados mais de sete anos da assinatura do respectivo contrato, não existe nenhuma notícia de ter sido ele objeto de contestação por parte dos órgãos de fiscalização, a exemplo da Controladoria-Geral da União, do Ministério Público Federal ou do Tribunal de Contas da União”.

“Defiro o pedido formulado pela defesa para suspender cautelarmente a tramitação do caso, até o julgamento definitivo do mérito do presente pleito”, completa. 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

batista

03/03/2022 - 09h18

Nada melhor do que um amiguinho fiel no STF.

Kleiton

02/03/2022 - 19h38

Lewandowski é parceiro fiel de velha data da facção, nenhuma novidade.


Leia mais

Recentes

Recentes