Menu

Petrobras retoma processo de privatização de três refinarias

Agência Brasil – A Petrobras anunciou o reinício, nesta segunda-feira (27), dos processos de venda de três refinarias. Fazem parte do pacote a Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco, Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), no Paraná, e Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), no Rio Grande do Sul, bem como os ativos logísticos integrados a elas. […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação

Agência Brasil – A Petrobras anunciou o reinício, nesta segunda-feira (27), dos processos de venda de três refinarias. Fazem parte do pacote a Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco, Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), no Paraná, e Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), no Rio Grande do Sul, bem como os ativos logísticos integrados a elas.

Os documentos com as principais informações sobre os ativos e os critérios de elegibilidade para a seleção de participantes estão disponíveis na página da Petrobras, no link Resultados e Comunicados. As etapas subsequentes dos processos de venda dessas três refinarias serão informadas oportunamente ao mercado.

O plano de desinvestimento em refino da Petrobras representa, aproximadamente, 50% da capacidade de refino nacional, totalizando 1,1 milhão de barris por dia de petróleo processado, e considera a venda integral dos seguintes ativos: Refinaria Abreu e Lima (RNEST), Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), Refinaria Landulpho Alves (RLAM), Refinaria Gabriel Passos (REGAP), Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), Refinaria Isaac Sabbá (REMAN) e Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR), bem como os ativos logísticos integrados a essas refinarias.

As operações estão em consonância com a Resolução nº 9/2019 do Conselho Nacional de Política Energética, que estabeleceu diretrizes para a promoção da livre concorrência na atividade de refino no país, e integram o compromisso firmado pela Petrobras para a abertura do setor de refino no Brasil.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nelson

29/06/2022 - 22h50

O bolsonariado e a direita em geral, mesmo muita gente que se diz de centro, adoram repetir, repetir e repetir que o PT roubou tudo, que quebrou o país, que provocou bilhões e bilhões em prejuízos na Petrobras em tudo o que tocou.

Contudo, assim como Sérgio Moro e Deltan Dallgnol, quando se trata de apresentar as provas, “uma em cima da outra”, nada. Fica tudo na base da “convicção”. “Convicção” que só firmaram a partir de uma avassaladora campanha desatada pela mídia hegemônica e seus comentaristas, turbinada pelas fake news divulgadas à exaustão pelas chamadas redes sociais, de difamação incessante do PT.

De que houve corrupção nos governos do PT ninguém duvida. Porém, os números vão mostrar, cabalmente, que essa corrupção foi muito menor do que a havida nos governos de FHC e de Temer e, também, agora, no governo do incorruptível (sic) Bozonaro.

Um exemplo apenas. Ao passar o governo para Lula, em 2003, FHC deixava “em caixa” somente US$ 37 bilhões em reservas internacionais. Se a crise que chegou em 2008 tivesse se antecipado uns 3 ou 4 anos, o Brasil teria que, certamente, correr novamente ao FMI, de pires na mão.

Quando MiShell Temer tomou o poder via golpe de Estado em 2016, encontrou “em caixa” nada menos de US$ 389 bilhões. Ou seja, uma quantia mais de dez vezes maior que a recebida por Lula 13 anos antes.

Pergunta, inescapável. Se o PT roubou tudo, como insiste o bolsonariado, se quebrou o país como tantos mentirosos afirmam, o cofre não deveria ter sido raspado”, essas reservas não deveriam ter sido zeradas?

Mas, como para a mídia hegemônica e seus comentaristas e toda uma legião de brasileiros que neles acreditam piamente, contra seus argumentos não há fatos que se sustentem, fica valendo a tese de que o PT roubou tudo e quebrou o país.

Saulo

28/06/2022 - 08h49

Dá para calcular o prejuízo (em bilhões de $) que essas refinarias deram aos brasileiros nas mãos do PT ?

É uma vergonha o que esses animais fizeram com os Brasileiros.

Adevir

28/06/2022 - 08h44

Tem q acelerar isso. Qto mais privatizar, melhor.

    Nelson

    29/06/2022 - 23h00

    “Isso, isso, isso”, seu trouxão.

    O grande capital e apenas ele, que não chega a representar 1% da população, nem perto disso, aplaude e “lambe os beiços”, pois é o único a ganhar realmente com as privatizações. Aos restantes 210 milhões de brasileiros, você incluído, resta sempre a conta das privatizações, salgadíssima, a ser paga.

    Não acredito que você faça parte desse estrato bastante reduzido de milionários e bilionários, pois se fizesse teria coisa muito melhor a fazer do que ficar a escrever comentários para um blog de esquerda.

    Ao que tudo indica, tu não deves passar de um pelado, quando muito um remediado, mas que, de modo algum, pode ser considerado rico, que quer dar uma de grandão.


Leia mais

Recentes

Recentes